jdsports-search-image
jdsports-hamburger-image
featured-image

JD NEWS | 14/01/2021

Como criar o hábito de correr

Queres correr sem ficar vermelho como um tomate? Sem ficar ofegante e encharcado em suor? A JD Sports está cá para ti!
Estejas a começar agora ou não, esta é a altura perfeita para deixar as desculpas de lado e criar o hábito de correr, de preferência a começar com o teu outfit novinho em folha. Não só te vai tirar de casa para apanhares ar fresco, e para espaireceres, como também te vai dar mais saúde! Parece-te bem? 😉

running

Então… e é só sair e começar a correr? Não, de todo!
Correr tem muito que se lhe diga e é muito mais do que apenas colocar um pé à frente do outro vezes sem conta. Todos nós já vimos aquela pessoa às 6 da manhã de domingo, a desfalecer pouco de pois de começar, e com cara de quem se está a perguntar porque é que está acordado àquela hora.

Para evitar esta sensação, juntámos algumas dicas para que chegues mais longe, para que não te aborreças tão facilmente, e para que num instante chegues aos 5 quilómetros.

Não te esqueças do aquecimento!

Os primeiros minutos de uma corrida são sempre desafiantes. Isto acontece porque os teus músculos passam de um estado “passivo” a um estado “ativo”. Começa sempre por aquecer, por trabalhar os músculos da cabeça aos pés, com movimentos dinâmicos – quando dizemos aquecimento, não nos referimos a alguns alongamentozinhos. O objetivo deve ser um aquecimento que faça o teu coração bater e que te faça suar. Experimenta saltos estrela, lunges e high-knees. E não te esqueças dos gémeos e costas!

habito de correr

Pouco a pouco…

A maneira mais fácil de começar a correr é ir subindo a distância pouco a pouco. Começa por correr o máximo que conseguires, mesmo que sejam apenas cinco minutos. Depois, não aumentes o os teus minutos de corrida em mais do que 10% por semana. Muito provavelmente terás de conjugar a corrida com a caminhada, sobretudo no início. Por isso não te preocupes muito com a rapidez. Foca-te no teu ritmo. O resto virá naturalmente.

Corre com um amigo!

Sim, os cães também contam, até porque são o melhor amigo do homem! Correr é muito mais divertido com outra pessoa. Correr com companhia pode distrair-te do quão longe ainda estás de acabar o teu treino! No entanto, tem atenção à música! Nós também gostamos de correr ao som de uns bons beats mas tem em conta que essa pode não ser uma decisão sábia quando estás a correr acompanhado.
Dito isto, se a tua companhia para a corrida for um cão, não te esqueças de levar um arnês para que as tuas mãos fiquem livres. O hábito de correr acompanhado pode fazer maravilhas!

roupa para correr

Não caias na rotina!

Não há nada mais inspirador do que correr nas redondezas. Deixa a tecnologia em casa e diverte-te com a simplicidade. Sim, pôr um pé à frente do outro pode parecer uma seca mas, como escreveu o grande Fernando Pessoa, “primeiro estranha-se, depois entranha-se”.
Correr para fora é completamente diferente de correr numa passadeira, e para melhor. Sim, correr numa passadeira pode dar mais jeito ou ser mais prático mas correr com vista para a praia ou por entre florestas é todo um outro nível! É quase como lavar a alma!

Correr na cidade traz os seus próprios desafios em comparação com o campo. Fazer quilómetros na cidade é algo fácil de gerir com a agenda. E, além disso, entre atalhos fixes e becos que nem sabias que existiam, o hábito de correr na cidade é uma ótima forma de descobrires o sítio onde vives.

Rua ou passadeira?

Provavelmente já te perguntaste em que tipo de superfície deverías correr. estar a correr? Não há uma resposta correta, até porque vai depender, em parte, do tipo de treino que queres fazer. Um mix de diferentes superfícies trará sempre uma maior flexibilidade aos teusmúsculos.

roupa de corrida

Rua (alcatrão) – Ideal para corredores rápidos e para corredores casuais. É improvável que dês cabo de um pé durante as tuas corridas.
Parques e Bosques – Estes terrenos são macios e dão-te um melhor amortecimento. No entanto, muito cuidado com as raízes das árvores e com as pedras!
Praias – As superfícies arenosas treinam os teus músculos e obrigam-te a levantar os pés.
Passadeira – Permite-te treinar durante todo o ano com um bom amortecimento.

Não exageres. O descanso é importante!

A recuperação é tão importante como a tua corrida, se não mais importante! A fase de recuperação permite ao teu corpo recuperar do esforço e, por conseguinte, ajuda-te a construir força física e mental para percorreres uma distância na tua próxima corrida. Pensa em correr 3/4 dias em 7, no máximo, e lembra-te SEMPRE dos alongamentos.

Estejas a começar ou sejas um corredor experiente, aproveita o bom e o mau tempo, prepara-te e vai! De que estás à espera?

Mais artigos como este

JD NEWS | 19/02/2024

Only At JD

Seguinte artigo