jdsports-search-image
jdsports-hamburger-image
featured-image

JD NEWS | 30/04/2020

Qual o significado do nome das marcas?

Gostamos de vestir as suas t-shirts ou de calças as suas sapatilhas. No entanto, poucas são as vezes em que paramos para pensar nos seus nomes. Porque é que a Puma se chama Puma? De onde vem o nome Nike? Será que Reebok significa alguma coisa? Qual será o significado do nome das marcas?

No blog da JD Sports, trazemos-te todas as respostas para que saibas o que há por trás das tuas marcas favoritas. Além disso, achamos que é uma boa oportunidade para, posteriormente, largares estes dados curiosos da próxima vez que estiveres a falar com os teus colegas. Poderás mostrar que és quem mais sabe sobre streetwear.

significado marcas

O que é 11 Degrees?

A marca inglesa 11 Degrees, traduzida em português, significa, literalmente, onze graus. E, por essa mesma razão, o logo da marca está representado como 11º. Além disso, sabias que acabou por se tornar na marca favorita de muitas personalidades?

Porque é que a adidas tem tal nome?

Ainda que existam várias lendas urbanas sobre o nome da adidas, a única explicação real e oficial é a de que o nome provém do fundador da empresa. O alemão Adolph Dassler decidiu juntar o nome e apelido para formar AdiDas.

O que significa ASICS?

No princípio, esta empresa japonesa criada por Kihachiro Onitsuka chamava-se Onitsuka, tendo recebido o apelido do fundador. No entanto, aquando o salto para o ocidente, decidiram criar um novo nome, que fosse mais comercial fora do Japão, pelo que elegeram ASICS. É a sigla de Anima Sana In Corpore Sano, uma expressão derivada do latim e conhecida por nós como «mente sã em corpo são», um lema muito ligado à educação e ao desporto.

Berghaus e o nome em alemão

Ainda que a marca tenha surgido em Newcastle, no Reino Unido, para o nome da empresa decidiram optar por algo mais… germânico. Berghaus, em alemão, significa «casa de montanha». O que, convenhamos, tem sentido, já que a especialidade da marca é a roupa para atividades ao ar livre, sobretudo o trekking e a escalada.

O nome da Billabong numa língua nativa australiana

Na Billabong prestaram homenagem às suas origens, à riqueza linguística da Austrália. O nome da marca é um derivado do idioma wiradhuri, uma das línguas Paman. A palavra original, bilabaŋ, faz referência ao tipo de riacho que flui apenas durante a época das chuvas.

O que significa Champion?

Ainda que no princípio a empresa tivesse sido baptizada como ‘Knickerbocker Knitting Company’, rapidamente mudaram o nome para Champion. E, como provavelmente sabes, significa campeão. Ou campeã.

marcas

Porque é que Columbia tem esse nome?

A marca Columbia nasceu em Portland, no estado de Oregon, nos E.U.A. Muito ligada à natureza e aos desportos outdoor, o mais provável é que o nome da marca seja uma referência ao rio Columbia.

O que é Converse?

Converse é o apelido de Marquis Mills Converse, o fundador da empresa em 1908.

O que significa Ellesse?

A palavra Ellesse não tem um significado, sendo apenas a combinação de ‘elle‘ e ‘esse‘. Fazem referência às letras ‘L’ e ‘S’ em italiano, que são as primeiras letras do primeiro e último nome de Leonardo Servadio, fundador da marca. Dá um salto a este artigo para saberes mais sobre a marca italiana de moda retro.

Porque motivo é que a EA7 tem esse nome?

EA7 é a sigla de Emporio Armani 7. O número sete vem do dorsal que Andriy Sevchenko usou no AC Milan, um dos jogadores favoritos de Armani.

De onde vem o nome da Fila?

Ettore e Giansevero fundaram a empresa em 1911, em Biella, Italia. Os irmãos, apelidados de Fila, utilizaram o seu apelido como nome da marca.

Quem era Fred Perry?

A marca de roupa Fred Perry tem tal nome graças ao tenista britânico e impulsionador da marca.

A tradução de Gym King

Gym King traduz-se como ‘Rei do Ginásio‘. É uma marca muito influenciada pelo desporto e conta tanto com uma linha de roupa fitness como com outra mais casual, perfeita para vestir depois de um treino.

O curiosos nome das Havaianas

Esta marca tão associada ao verão nasceu no Brasil. A grande aposta desde o início foram os chinelos e as sandálias. O nome Havaianas refere-se, precisamente, aos nativos do Hawai.

O que significa Hummel

Futebol, andebol e voleibol são alguns dos desportos associados à Hummel. Mas o que significa? A empresa nasceu na Alemanha mas, alguns anos depois, passou a ser dinamarquesa. O nome é uma palavra alemã, hummel, que em português se traduz como abelha. Por isso têm um inseto representado no logo.

marcas JD

Ivy Park?!

O significado de Ivy Park é bastante interessante. A Beyoncé, artista por trás da marca, quis destacar a sua origem e a sua história pessoal. ‘Ivy’ vem do nome da filha, Blue Ivy Carter, e ‘Park’ diz respeito ao Parkwood Park, um parque de Houston no qual ela fazia exercício.

Jordan, uma história mais do que conhecida

Ainda que a quase todos saibam de onde vem o nome Jordan, nunca é demais recordar. A marca do grupo Nike elegeu o apelido de Michael Jordan como nome. Além disso, o icónico logo Jumpman é, precisamente, a silhueta do Michael Jordan.

O que significa Kappa?

É curioso como um erro pode dar lugar a um nome reconhecido nos quatro cantos do mundo. A marca italiana dedicava-se, inicialmente, ao fabrico de meias. A dada altura deu-se um erro de fabrico num dos packs e, mais tarde, relançaram com a letra ‘K’ para indicar que eram os corretos. As pessoas começaram a associar a letra à marca e, finalmente, decidiram dar o nome de Kappa à empresa, que é o nome grego para ‘k’.

A origem do nome Karl Kani

O que significa Karl Kani, uma das marcas retro do streetwear? Bem, a primeira parte, ‘Karl’, vem do nome de Carl Williams, fundador da marca. Relativamente a ‘Kani’, é uma deformação da pergunta “Can I?”, uma vez que Williams perguntava-se diversas vezes se conseguiria criar o seu próprio império dentro do mundo da moda.

O nome da marca Lacoste

O tenista René Lacoste criou a sua própria marca de roupa com o seu apelido, Lacoste. Dizem alguns que o logo do crocodilo se deve à alcunha que tinha quando era tenista profissional. Curioso!

Levi’s tem algum significado?

O nome de Levi’s vem de Levi Strauss, fundador da empresa. Nasceu na Alemanha e emigrou para os E.U.A., onde criou a primeira empresa a fabricar calças de ganga!

LNDR: adeus às vogais!

LNDR parece ser o acrónimo de Londoner, isto é, os habitantes de Londres. Além disso, foi nesta cidade que nasceu a marca.

Qual a explicação para o nome Lyle&Scott?

À semelhança de muitas marcas, Lyle & Scott recebeu o nome dos seus fundadores: William Lyle e Walter Scott. Teriam tido o mesmo sucesso se se tivessem chamado Scott & Lyle?

Qual é o significado de Napapijri?

Este nome tão peculiar, Napapijri, vem do finlandês napapiiri, e é utilizado quando alguém se quer referir ao circulo polar ártico. A marca associa-se bastante aos lugares frios, aos meses de inverno e à roupa para expedições. A história da Napapijri é fascinante, não te esqueças de a ler!

Porquê New Balance?

Inicialmente, a marca norte-americana chamava-se New Balance Arch Support Company, uma vez que nasceram com o objetivo de apostar num novo apoio de três pontos no calçado. Esta tecnologia consistia num arco flexível de apoio que ajudava a conseguir um maior equilibrio ou estabilidade ao caminhar. Daí que, posteriormente, tenha passado a chamar-se apenas New Balance.

Como surgiu o nome Nike?

Inicialmente ninguém na empresa, conhecida então como Blue Ribbon, achava que o nome Nike fosse boa ideia. Ainda assim, foi o nome escolhido graças à sua brevidade e som exótico. A ideia de dar o nome ‘Nike’ surgiu por ser o nome da deusa que personificava a vitória, na mitologia grega. Dá uma olhadela à evolução das sapatilhas da Nike ao longo da história.

marcas

De onde vem o nome Puma?

Rudolf Dassler, irmão do fundador da adidas, seguiu o mesmo padrão para criar o nome da sua empresa. Juntou o principio do nome com o apelido para formar RuDa. Ainda assim, meses depois, decidiu mudá-lo ligeiramente, substituindo as consoantes mas mantendo as vogais. Assim nasceu a PUMA. E, como é óbvio, faz uma referência ao felino. A ideia de Dassler era que os seus produtos fossem conhecidos pelas mesmas características que o animal: agilidade, força, velocidade, flexibilidade e resistência.

O curioso nome da Quiksilver?

Outra marca com nome curioso é a Quiksilver. A ideia foi de Bárbara, a esposa de um dos criadores da empresa. Vem da palavra quicksilver, que se traduziria em português como mercúrio. No inglês, também se utiliza para algo imprescindível, por exemplo. O mercúrio era utilizado no passado para a extração do ouro, algo que encaixava perfeitamente na essência da Quiksilver: transformar bons materiais em produtos excelentes.

O que significa Reebok?

Um dos impulsionadores da empresa Reebok tinha um dicionário num dos idiomas da África do Sul. Encontrou no mesmo ‘rhebok’ ou ‘reebok’, um animal da zona. E assim surgiu o nome da marca.

Siksilk?!

Para o nome da marca SikSilk foi utilizada a terminologia do futebol utilizada em Inglaterra. ‘Sik’ utiliza-se para dizer quando algo está bem, ou porreiro, enquanto que ‘Silk’ é utilizado como adjetivo para dizer que alguém é elegante ou atraente.

Porque razão é que a The North Face tem tal nome?

Costuma dizer-se que a face norte de uma montanha é a mais difícil de escalar. A The North Face está muito associada, precisamente, ao alpinismo, tendo a marca elegido «a face norte» como nome. Além disso, poderás comprovar que muitos dos seus produtos têm nomes de montanhas.

O significado de Timberland

O nome Timberland é outra amostra da paixão da marca pela natureza e atividades ao ar livre. Traduzir-se-ia como «bosque», mas não um bosque qualquer, mas sim aqueles que se utilizam para obter madeira.

As origens do nome UGG

A marca norte-americana UGG recebeu o seu nome graças a um tipo de calçado tradicional da Austrália e Nova Zelândia, as botas ugg, muito característico pelo tecido utilizado no mesmo.

Umbro, outro apelido de irmãos

Os irmãos que fundaram a Umbro deram à empresa o nome de Humphrey Brothers Clothing. Com o tempo, decidiram torná-lo mais curto, pegando no «Um» do apelido Humphrey e no «Bro» de Brothers.

O que significa Under Armour em português?

O significado do nome da marca Under Armour é bastante curioso. Kevin Plank disse que a marca se ia chamar Boby Armor mas o seu irmão percebeu mal e entendeu Under Armour. No final, acabaram por manter parte do nome, mudando a escritura de Armor, inglês americano, para Armour, em inglês britânico. Body armour significa «armadura», enquanto Under Armour se podería traduzir como «debaixo da armadura».

Qual o significado de Vans?

Bem, a explicação é bastante simples: Vans é o apelido dos irmãos James e Paul Van Doren, sendo que lhe foi acrescentado um ‘s’ apenas.

Agora que sabes o significado do nome das marcas, mantém-te atento ao blog da JD Sports. Continuaremos a trazer-te artigos interessantes e a contar-te tudo sobre o streetwear.

Mais artigos como este

JD NEWS | 19/02/2024

Only At JD

Seguinte artigo