jdsports-search-image
jdsports-hamburger-image
featured-image

MODA | 11/01/2021

Roupa desportiva com tecnologia para drenar o suor

Falamos muitas vezes de exercício físico, de treino e fitness em geral, e vamos recomendando roupa para o ginásio, para futebol, para o yoga, etc… Mas qual é a diferença entre uma mera t-shirt e uma t-shirt própria para desporto? Porque motivo deves comprar um par de calções especificamente para o ginásio, em vez de usares os que usas todos os dias?
A resposta é simples e resume-se à tecnologia para drenar o suor.

O que é a respirabilidade

Quando se concebem e desenham as peças de roupa para a prática desportiva, uma das principais prioridades é a respirabilidade. Isto significa que o tecido deve ter a capacidade de drenar o suor através das fibras do tecido.

Os atletas que praticam actividade física intensa não podem ser sujeitos a stress corporal adicional, nomeadamente pelo que é causado pelo suor excessivo e pelo aumento da temperatura. Deste modo, o vestuário desportivo é caracterizado pela utilização de tecidos de múltiplas camadas, em que o forro interior fibroso absorve a humidade e o suor, drenando o mesmo através da superfície do tecido.

Explicar-lo-emos mais claramente e em pormenor!

Como funciona a tecnologia para drenar o suor

ALT TEXT LEFT
ALT TEXT RIGHT

Regra geral, a roupa desportiva é fabricada a partir de poliéster porque se trata de um tecido flexível e resistente.

A nossa pele liberta suor continuamente: cerca de 200ml/h em repouso; 600ml/h durante a actividade física de média intensidade; 1200ml/h durante a actividade física de alta intensidade. Se o suor não for disperso, a capacidade de termorregulação é inevitavelmente comprometida dado que, como a humidade é bloqueada por tecidos não respiráveis, a temperatura corporal acaba por aumentar. Em suma, ao usarmos roupas feitas de materiais não concebidos para a prática de desporto, os esforços que fazemos podem ser condicionados e até prejudiciais, no sentido em que prejudicam a nossa performance.

Quando se trata de poliéster respirável de várias camadas, a camada interior é feita de um tipo especial de polietileno com uma textura especial que mantém seca a superfície de contacto entre a pele e o tecido. A evaporação da humidade permite ao corpo desperdiçar menos energia para regular a temperatura, e esta poupança de energia assegura um melhor desempenho desportivo e uma maior resistência.

A camada exterior do tecido tem a função de drenar o suor para o exterior, expelindo o mesmo. Além disso, a camada exterior protege o corpo do vento e do frio, permitindo que os atletas treinem mesmo em condições meteorológicas que lhes são pouco favoráveis.

Deste modo, os atletas vêm-se protegidos tanto do suor excessivo como das baixas temperaturas.

Marcas com tecnologia para drenar o suor

Analisemos as principais marcas que produzem roupa de fitness e o que nos dizem sobre as suas tecnologias respiráveis.

A tecnologia Dri-FIT, da Nike, consiste num tecido inovador de poliéster, concebido para assegurar a respirabilidade e o conforto durante a actividade física. A base em microfibras ajuda a regular a temperatura do corpo, distribuindo o suor de maneira uniforme pela superfície da peça de roupa, a partir da qual se evapora facilmente. As propriedades do tecido permanecem também inalteradas ao longo do tempo.

ALT TEXT LEFT
ALT TEXT RIGHT

Quanto à tecnologia HeatGear, da Armour, a mesma funciona como uma segunda pele, perfeita para os atletas. Suporte, conforto e respirabilidade são as principais características da roupa desportiva da Under Armour. A construção em microfibra dar-te-á um melhor desempenho!

ALT TEXT LEFT
ALT TEXT RIGHT

A tecnologia adidas AEROREADY equilibra a temperatura corporal, eliminando activamente o calor e o suor através de fibras que proporcionam uma ventilação especial. Comparativamente a tecidos concorrentes, este é perfeito para quem adora correr, pois proporciona um nível mais elevado de respirabilidade.

ALT TEXT LEFT
ALT TEXT RIGHT

A tecnologia PUMA dryCELL seca e protege o corpo das diferentes condições que podem ocorrer durante o treino, nomeadamente, o aumento da temperatura e transpiração excessiva. O objectivo do tecido CELL é controlar a humidade e a ventilação. Além disso, este tecido também protege contra os raios UV.

ALT TEXT LEFT
ALT TEXT RIGHT

Agora que já sabes tudo sobre a respirabilidade e as características do poliéster, poderás finalmente escolher a tua roupa de ginásio.

Na JD Sports encontrarás uma secção inteira dedicada ao vestuário desportivo para homem, mulher e criança. E, como é lógico, poderás também escolher entre as melhores marcas da indústria.

Se gostaste deste artigo e queres mais algumas dicas de fitness, sugerimos-te que leias o artigo sobre looks para o ginásio, consoante diferentes orçamentos.

Mais artigos como este

Seguinte artigo