jdsports-search-image
jdsports-hamburger-image
featured-image

MODA | 28/10/2021

A história da Napapijri: do Ártico à cidade

Em dezembro começa oficialmente o Inverno, o frio, a chuva, o vento e a neve. E começa também a época preferida dos fãs da Napapijri. Afinal, é uma das marcas de referência quando falamos de roupa para a estação mais fria do ano.

Sejas um mega fã da marca ou caso não a conheças, aqui poderás descobrir a sua história e várias curiosidades. Ah! E não te esqueças do teu casaco, que a nossa viagem vai começar no Ártico… Pelo caminho conhece ainda a nova coleção, com produtos exclusivos da JD! Os casacos e camisolas com capuz da Napapijri, para além de te proporcionarem o maior estilo, são a melhor arma contra o frio!

casaco rainforest napapijri
napapijri sweatshirt

O começo da Napapijri

Há mais de 30 anos, à sombra da maior montanha da Europa, o Monte Branco, na região Valle d’Aosta, foi fundada a marca Napapijri. Não foi por acaso que esta marca nasceu nos Alpes, dando um novo significado à roupa para o exterior ao combinar materiais inovadores com atenção ao estilo. A inspiração veio dos exploradores e expedições que se tinham dado ao longo do último século, fazendo dos seus produtos um must-have para os mais aventureiros.

Para além das grandes expedições, a Napapijri inspira-se ainda em todos os desportos de exterior, como a escalada ou o ski para a criação da sua roupa, acessórios e calçado. Vê-se facilmente o seu amor pela Natureza, pela aventura e pelas viagens a sítios com condições meteorológicas extremas. Um dos primeiros produtos criados pela marca foi a bolsa Bering, pensada para as viagens dos alpinistas, com 60cm de comprimento e que rapidamente se tornou um item essencial.

O que significa Napapijri?

Apesar da marca ter origem em Itália, o seu nome vem da palavra finlandesa «napapiiri». Este é o termo utilizado para fazer referência ao círculo polar ártico, um lugar gelado que só é apto para os mais corajosos (e para os que estiverem bem preparados com a roupa Napapijri).

Mas se nasceu em Itália e o seu nome tem origens filandesas, porque é que a bandeira da Noruega faz parte do seu lógotipo? Faz parte da essência da marca: um toque escandinavo que reforça a sua identidade e ligação aos países mais frios, paisagens incríveis e a enraizada tradição de expedições ao Ártico.

logo napapijri

Atrás do logo oficial da marca também se esconde um significado. Está dividido a meio na horizontal, criando um contraste de cores positivas e negativas, simbolizando o pólo Norte e o Pólo Sul, para além de ser uma referência à bandeira da Gronelândia.

A Napapijri nos dias de hoje

Apesar de no início estarem focados em ser uma marca de referência para os exploradores e alpinistas, a Napapijri evoluiu com o passar dos anos. Continua a respeitar as suas raízes e inspirações, mas agora os seus produtos fazem parte também do streetwear. Nas suas coleções de roupa para homem e criança encontramos um estilo urbano que é um must-have de Inverno. Vestir Napapijri é ter a garantia que vais estar confortável durante os meses mais frios, graças à qualidade, materiais e experiência no sector.

casaco rainforest napapijri
napapijri sweatshirt

Os casacos mais icónicos

Se tivéssemos de escolher um produto pelo qual a Napapijri é conhecida, seriam, sem dúvida, os seus casacos. São o produto mais popular do seu leque, graças ao seu estilo característico, durabilidade e calor que proporcionam. Quando compras um destes casacos, sabes que vais disfrutar dele durante muitos anos!

Os modelos mais conhecidos são os Skidoo e o Rainforest. Ambos são um clássico de Inverno. Estes casacos são confortáveis e quentes graças ao enchimento e aos materiais escolhidos. Possuem elásticos ajustáveis, um capuz e um bolso central com aba. A maior diferença entre estes anoraks é que o Rainforest tem um pequeno fecho até ao peito, enquanto o Skidoo possui um interior mais quente e oversized.

Napapijri Skidoo
napapijri rainforest homem

Na Napapijri levam muito a sério a sustentabilidade no mundo da moda e já trabalham nesse sentido há muitos anos. Em 2015, começaram a substituir o pêlo de animal por fibras sintéticas, feitas com processos ecológicos. O passo seguinte foi em 2017, quando deixaram de usar penas de aves e as substituíram por enchimentos Thermo-Fibre. Esta tecnologia é leve, retém a temperatura corporal e seca rapidamente.

Napapijri homem
napapijri homem casaco

Atualmente, a Napapijri faz parte da VF Corporation, um grupo empresarial que conta também com outras grandes marcas marcas como a The North Face, Vans, Eastpak e Timberland.

Agora que já sabes mais sobre Napapijri, o que achas de ficar a conhecer em pormenor os seus produtos? Descobre todas as novidades com a JD Sports PT!

Mais artigos como este

Seguinte artigo