jdsports-search-image
jdsports-hamburger-image
featured-image

SNEAKERS | 19/01/2022

Logos de marcas na moda: Como se chamam e o que significam

Estão presentes no nosso dia a dia, mas raramente paramos para pensar sobre qual é o seu verdadeiro significado. Gostamos de vestir as suas roupas ou as suas sapatilhas porque adoramos os designs e, no entanto não sabemos o que está por trás de cada logótipo. No blog da JD Sports queremos contar-te o porque dos nomes dos logos de marcas desportivas como a Nike, adidas, Jordan ou Levi’s, e o que cada um destes símbolos significa realmente. Algumas destas explicações são muito curiosas!

Logo da Vans

Logo Vans Sidestripe

Como se chama?

Se falamos da linha que decora as sapatilhas e algumas das peças de roupa, chamamos-lhe Sidestripe. No entanto, no início este logo era conhecido como Jazz Stripe. A tradução literal de Sidestripe é “risco lateral”, o que o define bastante bem.

O que significa?

A explicação é muito mais simples do que se possa pensar. Paul Van Doren, o fundador da Vans, estava a garatujar e desenhou um risco ondulado. Gostou e decidiu introduzi-lo no design das sapatilhas Style 36 (mais tarde conhecidas por Old Skool), que saíram à venda em 1977. A Sidestripe foi adquirindo mais força e é uma parte fundamental da identidade da Vans.

Como o logo nasceu dum gatafunho não tem nenhum significado especial, embora há quem o relacione com as ondas do mar, pois o surf é um desporto muito popular na Califórnia, ou com as formas das pistas de skate.

Ver tudo Vans

Logo da PUMA

Logo Puma Formstrip

Como se chama?

Não vamos falar do logo do animal, mas sobre o Formstrip, a banda que decora praticamente todas as sapatilhas da PUMA.

O que significa?

O logo Formstrip da PUMA foi apresentado em 1958 e chamou a atenção na coleção de chuteiras. Não era só um elemento decorativo, senão que tinha uma função. Esta faixa de couro foi adicionada às chuteiras para poder utilizar materiais mais ligeiros sem perder a estabilidade e para reduzir a pressão sobre o pé. No que diz respeito ao design, a PUMA Formstrip está decorada com costuras que simulam as garras de um felino, e faz sentido em termos de design.

Ver tudo PUMA

Logo da Reebok

Logo Reebok Vector

Como se chama?

Já tiveram vários logotipos, no entanto vamo-nos focar hoje no conhecido Vector, que é o que melhor representa a linha mais casual e urbana da Reebok.

O que significa?

O logótipo Vector foi incorporado como o logo próprio da Reebok depois da boa acolhida que teve esse design de sapatilhas. As linhas laterais são as mesmas que se utilizaram para criar o logotipo. Sobre o significado diz-se que pode ser uma versão abstrata da bandeira do Reino Unido, que fazia parte da sua identidade desde o início. Também falam em que poderia simbolizar uma pista de atletismo ou simplesmente são linhas distribuídas de maneira que gera dinamismo no design.

Ver tudo Reebok

Logo da Levi’s

Logo Levis

Como se chama?

O logotipo da Levi’s é oficialmente chamado Batwing. Ninguém sabe exatamente o porquê, embora muitos o relacionem com o significado literal, “asa de morcego”, que se assemelha à sua forma.

O que significa?

No logo Batwing da Levi’s foi utilizada a cor vermelha precisamente para combinar com a icónica etiqueta das calças de ganga. Quanto ao design, é inspirado nas costuras que decoram o bolso traseiro das calças Levi’s 501. Se reparares bem, vais ver que a forma dos arcos é bastante semelhante aos do logo.

Ver tudo Levi’s

Logo da Converse

Logo Converse Star Chevron

Como se chama?

O logo atual da Converse está inspirado nos anos 70 e não tem nenhum nome oficial. Contudo está bastante difundido o nome Star Chevron, que o descreve perfeitamente: uma estrela e um Chevron.

O que significa?

A estrela tem sido historicamente utilizada como um símbolo de positividade e de sucesso. Sempre acompanhou a Converse e encontra-se em praticamente em todos os produtos. No que diz respeito ao Chevron, é como uma seta ou um V em horizontal que tem sido utilizado como elemento decorativo em algumas das coleções de sapatilhas da marca, como por exemplo as Pro Leather.

Ver tudo Converse

Logo da New Balance

Logo New Balance

Como se chama?

O logo NB é o mais conhecido da New Balance e é o que se utiliza em toda a roupa. É também comum vê-lo em algumas sapatilhas, geralmente na língua.

O que significa?

Como podes ter imaginado, NB são as siglas da New Balance. As linhas cinéticas atravessam a letra N e parte da B para gerar dinamismo e o efeito da velocidade. Ao fim e ao cabo, desde as suas origens a marca sempre esteve vinculada ao desporto e em particular a corrida.

Ver tudo New Balance

Logo da Crocs

Logo Crocs

Como se chama?

Um dos ícones mais reconhecíveis da Crocs é o desenho do crocodilo. Atualmente já não costuma acompanhar o logo oficial da marca, mas continua presente no design dos chinelos. Este crocodilo amigável não tem nome oficial.

O que significa?

Utilizaram a imagem de um crocodilo porque, coloquialmente, em inglês utiliza-se a palavra “croc” para referir-se a crocodilo. No entanto se te estás a perguntar porquê escolheram esse nome, existem duas teorias. Por um lado, a que diz que os criadores viram uma certa semelhança entre uns chinelos vistos de lado com a boca de um crocodilo. A outra teoria é que os crocodilos, ao serem animais anfíbios e que se movem em vários tipos de terreno, representariam perfeitamente o espírito e a mensagem da Crocs. A final estes chinelos podem ser usados em muitos lugares e ocasiões.

Ver tudo Crocs

Logo da Napapijri

Logo Napapijri

Como se chama?

O logotipo da Napapijri não tem nome. Está formado por uma bandeira e o nome da marca.

O que significa?

Como já explicamos no post sobre a história da Napapijri, a bandeira do logo é a da Noruega. Decidiram utilizá-la por ser um dos países que está mais ao norte da Europa e é um território estreitamente vinculado ao desporto de inverno e às expedições. O design que envolve o nome da Napapijri tem o seu que, uma vez que está dividido em duas cores opostas para representar os polos norte e sul. Com este contraste também se quis prestar homenagem à bandeira de Groenlândia, com design similar e é conhecida pelas suas baixas temperaturas.

Ver tudo Napapijri

Logo da Columbia

Logo Columbia

Como se chama?

Embora haja quem tenha querido pôr um nome, a verdade é que o logo da Columbia não o tem, pelo menos não oficialmente.

O que significa?

O logo da Columbia é um losango composto por oito retângulos de cantos arredondados que estão agrupados por pares. A ideia é enfatizar na importância dos tecidos e os pequenos pormenores das costuras. São como fios que se entrelaçam e criam um conjunto perfeito. Na marca Columbia a qualidade da roupa que produzem é fundamental.

Ver tudo Columbia

Logo da Hummel

Logo Hummel

Como se chama?

O logo da Hummel é um abelhão, apesar de este inseto que representa a marca dinamarquesa não tenha nome próprio.

O que significa?

Em alemão, Hummel significa abelhão, daí o logotipo. O nome veio da sua capacidade de voar e desafiar a gravidade apesar das suas pequenas asas. Esse espírito de luta e contracorrente é o que eles queriam para representar a marca. Um elemento interessante do logo da Hummel é que no corpo do abelhão aparecem duas setas, as mesmas que se são usadas como elemento decorativo e de identidade de muitas peças de roupa.

Ver tudo Hummel

Logo da Nike

Logo Nike

Como se chama?

A Nike tem “só” o logo mais valioso do mundo, com um valor estimado em 26 mil milhões de dólares. Falamos, claro, da Swoosh. Posteriormente víamos a palavra “Nike” junto com a Swoosh nos produtos da marca. Desde ‘95 que a Swoosh aparece “sozinha”. Ou seja, quando encontrares o logo junto com o nome da marca, já sabes que muito provável se trata de uma peça retro.

O que significa?

O logo foi criado com um design bem simples, e de forma a transmitir movimento e velocidade. Há também quem diga que a Swoosh é inspirada na asa da deusa grega da vitória, Nike. No que toca a cores, podes encontrá-la hoje mais frequentemente em preto e branco. Contudo, inicialmente, a marca optou pelo vermelho (simbolizando paixão e energia) e branco (ligado à pureza e nobreza).

Ver tudo Nike

Logo da adidas

Logo adidas

Como se chama?

O logo da adidas é um verdadeiro ícone. Não há um nome oficial, mas há quem lhe chame Mountain, devido ao seu design. No entanto talvez o nome mais consensual seja mesmo Three Stripes (Três Riscas). Este símbolo substituiu o Trefoil em 1997, sendo que este último passou a ser o logo da adidas Originals. Junto ao símbolo encontras o nome da marca, sempre tudo em letras minúsculas — uma forma de demonstrar que a marca é acessível a todos.

O que significa?

As três riscas tão icónicas significam diversidade, e estão ligadas aos 3 continentes onde o calçado da marca era comercializado (América do Norte, Europa e Ásia). A sua forma lembra ainda um triângulo ou uma montanha, o que facilmente pode simbolizar o ultrapassar de obstáculos, o objetivo de muitos atletas que usam a marca.

Ver tudo adidas

Logo da adidas Originals

Logo adidas Originals

Como se chama?

O logo Trefoil deixou a adidas em 1997 para se tornar no logo oficial da adidas Originals. Trefoil, do latim trifolium significa “planta de 3 folhas”, que é exatamente o que encontramos no logo. Adicionalmente a Trefoil tem ainda as três riscas tão famosas da marca alemã.

O que significa?

Tal como explicado no logo da adidas, tanto as três riscas como as três folhas remetem para a diversidade e pluralidade. Aquilo que tens de te lembrar é que este símbolo é encontrado nas peças com designs originais da adidas, ou seja, está ligado a looks mais retro.

Ver tudo adidas Originals

Logo da The North Face

Logo The North Face

Como se chama?

O logo da The North Face, o Dome, é inspirado na Half Dome, uma formação rochosa na Califórnia, mais precisamente no Parque Nacional de Yosemite. O logo foi criado em 1971 por David Alcorn, um designer da Califórnia.

O que significa?

Sendo a The North Face uma marca ligada ao desporto de outdoors, é natural que o seu logo simbolize a natureza e a perserverança da mesma. A formação rochosa de granito mencionada acima tem uma parede vertical super díficil de escalar. Desta forma, a marca americana também dá ao seu logo o significado de superação de obstáculos, que aliado ao seu lema “Never Stop Exploring” demonstra uma forte ligação entre o homem e a natureza.

Ver tudo The North Face

Logo da Ellesse

Logo Ellesse

Como se chama?

Vamos por partes: o nome da marca (que é também parte do logo) é inspirado no nome do seu fundador, Leonardo Servadio. As suas iniciais, L e S, ditas de forma rápida formam a palavra Ellesse. Na versão anterior, estas duas letras estavam demarcadas com cor diferente das restantes. Desde 1970 que as vemos todas da mesma cor. Apesar de não ter um nome oficial, podes chamar ao logo da marca italiana de “semi-palla”, em português será algo como “meia-bola”.

O que significa?

A “semi-palla” representa dois pares de skis, bem como parte de uma bola de ténis, reforçando dessa forma a ligação da marca ao desporto e à sua pluraridade. Mas claro que esta decisão não foi ao acaso. A marca era notavelmente conhecida na época pelas “jet pants”, calças usadas na prática do ski, e era também usada por tenistas. Foi aqui, nos anos 70, que a “semi-palla” foi criada, e apesar de ter passado por pequenas mudanças, o logo continua similar ao desta época.

Ver tudo Ellesse

Logo da Jordan

Logo Jordan

Como se chama?

Criada sobretudo para os amantes de sapatilhas de basquete, a Jordan tem um dos mais icónicos logos do mundo do desporto: o Jumpman. Uma silhueta preta, que representa um homem com uma bola de basquetebol. Olhando para o nome da marca, acho que não será difícil descobrir de quem se trata…

O que significa?

A figura que vemos no logo da Jordan, é, nada mais nada menos que o gigante (em todos os sentidos), Michael Jordan. O mais curioso é que a pose que vemos na silhueta foi feita pela primeira vez numa sessão fotográfica em 1984, onde a lenda tinha nos pés… umas New Balance. No ano seguinte, a Nike juntou-se a Jordan, lançando as Air Jordan 1, e nesta sessão fotográfica, recriaram a icónica pose Jumpman, que deu origem ao logo.

Ver tudo Jordan

Logo da Fred Perry

Logo Fred Perry

Como se chama?

O nome do logo da Fred Perry chama-se Laurel Wreath, numa tradução literal, Coroa de Louros. O nome da marca está ligado ao célebre tenista britânico com o mesmo nome. A estreia do logo foi em Wimbledon, no ano de 1952, onde o polo vestido pelo tenista se tornou um enorme sucesso.

O que significa?

O Laurel Wreath tem um significado bastante direto: é inspirado no símbolo original de Wimbledon, (a coroa de louros), e é colocado nas peças da marca, mais concretamente no lado esquerdo do peito.

VEr tudo Fred Perry

Logo da Lacoste

Logo Lacoste

Como se chama?

O logo da Lacoste chama-se crocodile (crocodilo) devido, naturalmente à figura de cor verde presente no logo. No logo da marca francesa o crocodilo está virado para o lado direito, e encontra-se de boca aberta e com a cauda levantada.

O que significa?

Crocodile era o nome pelo qual René Lacoste era chamado dentro do campo de ténis. O tenista francês e fundador da marca tinha este apelido devido à sua tenacidade. Há quem diga, no entanto, que a ideia para o logo surgiu depois de um partida de ténis (que Lacoste venceu), e onde recebeu um presente feito de pele de crocodilo.

Ver tudo Lacoste

Logo da Timberland

Logo Timberland

Como se chama?

Apesar de não haver um nome oficial para o logo da Timberland, é comum ouvir-se chamar ao logo Pine River Tree, visto que é esta a árvore presente no logo da marca americana.

O que significa?

O nome da palavra “Timberland” (ou seja land of timber) pode ser visto como uma terra fértil, ou então, num significado aliado ao logo “a terra onde crescem muitas árvores”. O seu significado está intrinsecamente ligado à natureza, uma das inspirações para o design das peças da marca.

Ver tudo Timberland

Logo da Under Armour

Logo Under Armour

Como se chama?

Não há um nome oficial para o logo da Under Armour, dessa forma, optamos por apelidar de logo “UA” ou simplesmente como Under Armour, tal como a marca.

O que significa?

Como não é difícil de perceber, o logo é formado pelas letras U e A, iniciais da marca, sendo que a última está de “pernas para o ar”, de forma a entrelaçá-las. As bordas suaves e pontas afiadas do logo transmitem a mensagem que as peças da marca são confortáveis, mas que também mostram resistência.

Ver tudo Under Armour

Lembra-te que todas estas marcas que mencionámos estão disponíveis na loja online da JD Sports. Entre e dá uma vista de olhos às suas novas coleções e agarra o teu look. Se quiseres saber mais sobre as marcas, recomendamos o artigo no qual explicamos o significado dos seus nomes.

Mais artigos como este

Seguinte artigo