jdsports-search-image
jdsports-hamburger-image
featured-image

JD NEWS | 03/07/2020

A razão pela qual o Michael Jordan é o GOAT do basquetebol

Com o mundo do desporto a meio gás, a Netflix decidiu ajudar a tornar este momento menos penoso. Dando-nos um pouco de desporto, que a muitos já fazia falta, fomos presenteados com um documentário de 10 partes: The Last Dance, um documentário sobre o Michael Jordan.

Se ainda não viste, agora é uma boa altura, até porque os episódios já se encontram todos disponíveis!

The Last Dance é um recordar da carreira do Michael Jordan e nos últimos campeonatos que disputou nos Chicago Bulls. Para os fãs mais novos, esta pode bem ser a primeira vez que têm a oportunidade de ver o Michael Jordan a jogar. O que é ótimo porque, em suma, poderão ver os momentos que fizeram do Michael Jordan, e das suas sapatilhas, verdadeiras lendas.

Por isso, e para os que não estão familiarizados com a grandeza do Jordan, falaremos um pouco melhor sobre o porquê de ser considerado o Greatest Of All Time (GOAT) do basquetebol.

jordan cesto

Um vencedor em todos os níveis

No ano de estreina na Carolina do Norte, Jordan ganhou o título de Freshman of the Year (“Novato do Ano”) da AAC e marcou o ponto que deu a vitória à equipa no jogo do Campeonato Nacional, ajudando os Tar Heels a ganhar o título. Mais tarde e durante o percurso académico, foi nomeado First-Team All-American duas vezes e ganhou o Wooden Award para melhor jogador no basquetebol universitário.

Antes do primeiro jogo na NBA, levou a equipa nacional dos EUA a ganhar a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 1984.

O que se seguiu foi uma carreira impressionante na NBA, que lhe valeu seis campeonatos em 8 anos. Durante a mesma, também ganhou uma segunda medalha de ouro com a equipa norte-americana de basquetebol, tendo liderado a famosa “Dream Team” de 1992, que dominou a competição de uma forma nunca vista.

michael jordan goat

Os números não enganam

Efetivamente, e no fim da carreira, o Jordan estava perto do topo, ou até mesmo no topo, de todas as estatísticas relevantes no basquetebol. Muito rapidamente:

5 MVP’s – O 2º melhor registode sempre
6 MVP’s em finais da NBA – O melhor registo de sempre
Mais pontos na História da NBA – o 5º melhor registo de sempre
Mais pontos num Playoff da NBA – 63 pontos contra os Boston Celtics
6 Campeonatos da NBA – 10º melhor registo de sempre
9 melhores quintetos defensivos da NBA – 6º melhor registo de sempre

michael jordan chicago bulls

Os Bulls mudaram a NBA

Curiosamente, é possível que o seu maior legado vá além dos campeonatos e dos títulos, sobretudo se considerarmos que os Chicago Bulls dos anos 90 mudaram a NBA. Pegaram numa liga que estava a sofrer com baixas audiências e tornaram-na num desporto global, inspirando gente em todo o mundo a jogar basquetebol.

Em 1992, a Dream Team foi considerada a melhor junção de talento do basquetebol em toda a história, enquanto os bulls ganharam 6 campeonatos em 8 anos, sendo relembrados como uma das melhores dinastias da história do desporto em geral.

Mais do que basquetebol

Jordan acabou também por mostrar o impacto que os atletas podiam ter no mundo do entretenimento. A sua linha de sapatilhas não foi usada apenas nos courts, sendo que se acabaram por tornar verdadeiras marcas do streetwear.

Além disso, quem é que não se lembra do Space Jam? Um filme que viria a arrecadar 200 milhões de euros em bilheteira, mostrando o Jordan a toda uma nova plateia. A sua carreira, e o impacto que a mesma teve, transcendeu o desporto de uma forma que poucos outros atletas na história conseguiram igualar.

michael jordan chicago bulls

The Last Dance

Com uma mistura de imagens de arquivo e de entrevistas recentes, The Last Dance regista intervenções de grandes nomes do basquetebol, nomeadamente Scottie Pippen, Phil Jackson, o próprio GOAT e muitos mais.

Por fim, o espectador é presenterado com imagens de vídeo inéditas pelo que ninguém deverá mesmo perder esta mini série.

Espreita a nossa coleção da Jordan aqui.

Mais artigos como este

JD NEWS | 19/02/2024

Only At JD

Seguinte artigo