jdsports-search-image
jdsports-hamburger-image
featured-image

JD NEWS | 27/06/2022

O Europeu Feminino e o crescimento do futebol feminino

Este ano de 2022, o evento desportivo que mais esperamos no verão é o Europeu Feminino, que será disputado na Inglaterra. A partida inicial ocorre dia 6 de julho, dia em que o país anfitrião estreará a competição num jogo contra a Áustria.

Nos últimos anos, o futebol feminino continuou a crescer e a atrair cada vez mais adeptos em todo o mundo. Basta olhar para dados do Campeonato Europeu Feminino para perceber isso. Esta competição começou oficialmente em 1984 e, desde então, só tem crescido em todos os aspetos.

De 4 a 16 seleções: A evolução do Europeu Feminino nota-se no próprio formato

A evolução do Europeu Feminino

O primeiro Campeonato Europeu de Futebol Feminino oficial foi em 1984, ou seja, 24 anos após o primeiro Campeonato Europeu Masculino. Naquela época, apenas quatro países classificados participaram, sendo que entre estes foram disputadas duas semi-finais e uma final: três jogos no total. Esse mesmo formato foi mantido até à 6ª edição, disputada em 1995. Se compararmos com as edições da competição no masculino, estas também começaram com apenas quatro equipas, e assim foi até à 5ª edição. Há uma edição de diferença entre ambos, antes de ter sido aumentado o número de seleções participantes.

Em 1997, com a 7ª edição do Europeu Feminino, o número de equipas de futebol participantes duplicou para um total de oito. Foi adicionada uma fase de grupos ao formato, antes da semi-final e final. Este sistema foi mantido por um total de três edições, uma a menos que no caso do Campeonato Europeu Masculino.

O próximo passo no crescimento do Europeu Feminino deu-se na sua 10ª edição, em 2009. Pela primeira vez, foi disputado num formato de 12 seleções com fase de grupos, quartos, semi-finais e final. Como facto digno de nota, o Campeonato Europeu Masculino nunca teve uma competição de 12 nações, pasando diretamente de 8 para 16.

Selección de fútbol femenino España
Selección española femenina de fútbol

Tivemos de esperar pela 12ª edição em 2017 para ver o primeiro Europeu Feminino composto por 16 equipas de futebol. Este mesmo número é o que vamos ver na edição que se joga este ano em Inglaterra e em princípio também se manterá na que se realiza em 2025.

Embora a evolução tenha sido boa, o número de participantes nos europeus femininos e masculinos ainda não foi igualado. A competição masculina tem um formato de 24 equipas desde a sua 11ª edição em 2016 e assim permanecerá pelo menos até 2024.

Se tivermos em conta que menos Campeonatos Europeus foram disputados entre mulheres do que entre homens, poderíamos pensar que é possível que acabemos por ver um torneio feminino com 24 nações quando o mesmo número de edições for realizado. Ou seja, a competição masculina chegou a 24 equipas na sua 14ª edição, mas a competição feminina ainda não disputou tantas edições.

Olhando para o gráfico, vemos que geralmente há uma ou duas edições de diferença até que o número de equipas masculinas e femininas seja igual. Assim, podemos imaginar que teremos de esperar pela 15ª edição do Europeu Feminino, presumivelmente em 2033, para encontrarmos um formato composto por 24 seleções.

A assistência dos jogos nos estádios aumentou em 1074%

A evolução do Europeu Feminino

A evolução do formato foi acompanhada por um aumento de público nos estádios, onde foram disputados jogos do Campeonato da Europa Feminino. De 1984 a 2017, o número de participantes cresceu 1074%, atingindo um total de 247041 espectadores. Deve-se também ter em mente que em edições mais recentes, foram disputados mais jogos.

Por isso, é mais justo analisar o percentual de assistência dos estádios, pois leva em consideração o número de pessoas de acordo com a capacidade do recinto. Como pode ser visto na imagem, o primeiro Europeu teve uma taxa de ocupação média de 29%. 33 anos depois, este número subiu para 48%. Embora à primeira vista possa não parecer um crescimento muito notável, percebe-se que desde o início dos anos 2000 que houve um grande avanço na competição neste sentido.

De facto, em edições anteriores a 2001, a percentagem de assistência foi inferior a 20% em duas ocasiões, uma em 1987 na Noruega, e outra em 1995 com estádios espalhados por vários países europeus. Além disso, apenas uma vez os 30% foram ultrapasados. Isto ocorreu na Dinamarca, em 1991.

Selección femenina fútbol de Inglaterra
Camiseta selección femenina Inglaterra

Em contraste, desde os anos 2000, apenas uma vez a taxa média de ocupação dos estádios caiu abaixo de 30%. Foi no Europeu Feminino de 2005, na Inglaterra. O valor mais alto foi na Suécia em 2013, com 66% de assistência dos estádios e uma média de 8.676 espectadores presentes durante as partidas. Foi também nesta mesma edição que se conseguiu o jogo com mais público na história do Europeu Feminino. Foi a final entre Alemanha e Noruega, em que 41.301 adeptos testemunharam a Alemanha a conquistar o título.

Não seria descabido pensar que estes dois recordes poderão ser batidos no Europeu de 2022, em Inglaterra, sobretudo se a seleção inglesa for longe na competição, já que os locais estarão mais ansiosos por assistir aos jogos.

Alemanha, a seleção feminina com mais vitórias e golos em Europeus

A evolução do Europeu Feminino

Costuma-se dizer que o país anfitrião de um torneio desportivo costuma ter bons resultados, e é por isso que a equipa inglesa começa este 2022 como uma das favoritas. Já no Europeu de 2017 foram longe, até à semi-final, onde foram derrotadas pela equipa holandesa. Outras equipas que se podem sair bem na competição deste ano incluem a Suécia, França e Alemanha.

De facto, os resultados da seleção feminina alemã nos últimos Campeonatos da Europa foram esmagadores. Conquistou o troféu em 8 das 12 edições, sendo assim a equipa que mais vezes venceu. Foram imparáveis ​​especialmente entre 1995 e 2013, anos em que conquistaram o título cinco vezes consecutivas.

Se olharmos agora para o gráfico, vemos o número total de golos marcados por cada seleção durante todas as edições do europeu feminino. A Alemanha é a seleção com mais golos marcados, com 109 tiros certeiros num total de 48 jogos, e uma média de 2,27 golos por jogo.

Selección alemana femenina de fútbol
Alemania en Eurocopa Femenina

A soma dos golos da Alemanha nos torneios de 2001, 2005 e 2009 totalizou 57. A seleção alemã venceu estas 3 edições. Algumas das craques que fizeram a equipa chegar a esses números são Inka Grings e Birgit Prinz, ambas com 10 golos marcados. Agora todos os olhos estão postos em Tabea Waßmuth e Lea Schüller para continuar o legado.

A Noruega e a Suécia estão em segundo e terceiro lugar, respectivamente, nesta lista de países com maior número de golos em campeonatos da Europa Femininos. Portugal tem apenas 3 golos marcados, e segue em 13ª lugar da lista, empatado com a Bélgica e com a Suiça.

A Suécia está pronta para destronar a Alemanha

Selección sueca femenina
Selección de fútbol femenino Suecia

A Suécia foi o primeiro país a ter uma seleção feminina de futebol, então a sua importância na história da competição é óbvia. Na verdade, foram as jogadoras suecas que venceram a 1ª edição oficial em 1984. Infelizmente para as mesmas, esse feito não se repetiu desde então.

No entanto, é de notar que a Suécia geralmente fica nos lugares do pódio. A seleção do norte da Europa já atingiu este feito sete vezes, seja em segundo ou terceiro lugar, e pode-se com toda a certeza dizer que o seu desempenho é geralmente muito bom. Os resultados também costumam ser bastante positivos em Campeonatos do Mundo, portanto, será uma grande rival da Alemanha.

O próprio equipamento da Suécia para o Europeu Feminino é uma declaração de intenções, devido à campanha ” How to Stop Sweden “, na qual oferecem informações detalhadas sobre a seleção e sobre as suas jogadoras para desafiar as outras equipas a vencê-las em campo. A chave da seleção sueca é a defesa e, com uma boa estratégia, as suecas podem voltar a vencer o Campeonato Europeu 38 anos depois.

Mais artigos como este

JD NEWS | 19/02/2024

Only At JD

Seguinte artigo