jdsports-search-image
jdsports-hamburger-image
featured-image

JD NEWS | 30/03/2022

7 boas razões para praticar Ioga

Ainda não experimentaste o ioga, mas já ouviste os teus amigos delirar sobre isso? Se estás à procura de uma atividade que melhore o teu equilíbrio, flexibilidade e postura ao mesmo tempo, ou te relaxe enquanto melhora a tua concentração e coordenação, talvez seja altura de fazeres ioga. Continua a ler para descobrires que outros benefícios tem para a saúde.

1. Melhora o equilíbrio, a postura e a flexibilidade

O ioga é um desporto versátil que desenvolve todo o corpo. Numa única aula de ioga, executa-se muitos movimentos diferentes que trabalham diferentes partes do corpo. Várias posturas de pé, abrindo o peito e baixando as omoplatas, melhoram a postura. Os alongamentos promovem a flexibilidade de diferentes grupos musculares; os alongamentos frontais concentram-se principalmente nas nádegas e ancas, e os traseiros nos músculos das costas e dos membros dianteiros. Por outro lado, a pratica regular destes exercícios melhoram o equilíbrio.

Yoga

2. Diminui o stress

Um dos benefícios mais conhecidos do ioga para a saúde é que reduz o stress. Meditação, mantras e vários exercícios respiratórios combinados com o movimento acalmam a mente assim como o corpo. O ioga também ajuda as pessoas a aceitar as suas emoções, o que ajuda a gerir o stress. Certamente depois de uma aula de ioga irás sentir-te muito mais equilibrado.

3. Melhora a concentração

Sabias que o Ioga foi originalmente desenvolvido para preparar o corpo e a mente para a meditação? É por isso que o objetivo é concentrar-se na respiração e no momento durante os exercícios. Se os pensamentos começam a vaguear, eles são trazidos de volta ao momento presente. A prática regular da meditação melhora a concentração. Algumas posturas de ioga, como as poses de equilíbrio, são tão exigentes que a concentração vem naturalmente.

Quanto mais praticar, mais fácil se torna concentrar-se e, logo após começar a praticar ioga, descobrirás que a tua mente não vagueia pela lista das compras ou pelo trabalho do dia seguinte com a mesma frequência que nas primeiras aulas. Apenas alguns meses de ioga e meditação regulares podem melhorar a concentração e a função cerebral.

Tapete Yoga

4. Tonifica o corpo

Os músculos são normalmente reforçados com pesos, mas no ioga deixa-se o próprio peso corporal fazer o trabalho. Muitas posturas não se concentram num único grupo muscular, mas fortalecem diferentes partes do corpo de diferentes maneiras. Uma coluna vertebral pode desenvolver as coxas bem como os músculos das costas, enquanto uma postura de pé pode desenvolver os músculos abdominais, bem como as pernas. Isto tem frequentemente um efeito de equilíbrio no corpo, trabalhando todos os músculos do corpo. Também podes escolher uma aula que se concentre numa parte específica do corpo, tal como os músculos das costas ou abdominais.

5. Mente e espírito

Uma das ideias fundamentais da filosofia do ioga é que o corpo e a mente estão interligados. Quando ambos trabalham juntos, sentimo-nos mais equilibrados e mais felizes. A respiração desempenha um papel importante na manutenção desta ligação. A concentração na respiração une a mente e o corpo. Nas aulas de ioga aprenderás a ouvir o teu corpo e as tuas sensações, e a tomar consciência do que o teu corpo necessita em qualquer momento. Ouvir o que o teu corpo tem para te dizer reforça ainda mais a ligação mente-corpo. O que aprendes nas aulas de ioga não tem de ficar no tapete, pode aplicar-se na tua vida diária – aprender a ouvir o teu corpo pode beneficiar a tua vida diária!

Exercicios de Yoga

6. Melhora a respiração

Meditação, exercícios respiratórios e ouvir o teu corpo ensinam-te a arte de estar presente. Se a mente vagueia durante uma aula, o objetivo é sempre trazê-la de volta ao momento presente. A mente é como um músculo: quanto mais se pratica a habilidade de viver no momento, mais fácil ela se torna.

Estar presente é também aprendido como uma aceitação das limitações do teu próprio corpo. Um treino pode correr bem hoje e no dia seguinte a história pode ser diferente: as mesmas posturas podem parecer fáceis num dia e intransponíveis no dia seguinte. Assim, o objetivo do ioga é aceitar cada momento exatamente como ele é.

7. Promove a felicidade

O ioga liberta hormonas de prazer no corpo. Descobriu-se que melhora ainda mais o estado de espírito do que outras formas de exercício. A prática regular de ioga aumenta a sensação geral de felicidade. À medida que notas o fortalecimento e desenvolvimento do teu corpo, a tua autoconfiança também aumenta.

Para além do acima referido, o ioga tem inúmeros outros benefícios para a saúde de que se poderia falar durante horas. Mas é melhor se puderes experimentar os benefícios por ti próprio. Por isso, estende o teu tapete de ioga e descobre o que o ioga tem para te oferecer!

Mais artigos como este

JD NEWS | 19/02/2024

Only At JD

Seguinte artigo