jdsports-search-image
jdsports-hamburger-image
featured-image

SNEAKERS | 01/06/2020

VANS: Uma história “Off the Wall”

É seguro dizer que a Vans já percorreu um longo caminho desde 1966, quando era apenas conhecida como The Van Doren Rubber Company, tendo mudado muito desde o começo da sua história. Foi uma das primeiras marcas a produzir sapatos e a vendê-los diretamente ao público: nos primeiros dias, os pedidos eram feitos pela manhã e durante a tarde estavam prontos para recolher. As primeiras Vans #44, que hoje em dia são conhecidas como Authentic, nasceram nessa altura.

Sabias também que o modelo Old Skool foi originalmente chamado de Style 36, ou, para os amigos de #36? Quando foram lançadas estas sapatilhas existiam apenas em três cores: azul com a tira branca, vermelho com a tira branca e dourado com a tira preta. O nome foi alterado nos anos 90 para lhe dar um toque mais vintage, e, hoje em dia, existem em dezenas de cores!

Isto é apenas um sneak peek da história incrível da Vans. Desde os primeiros tempos na Califórnia até às colaborações mais icónicas, aqui vais poder ler sobre os momentos mais importantes da marca que mudou a história do streetstyle .

vans streetstyle

O começo da história da Vans

A marca Vans nasceu na Califórnia, em Anaheim, por iniciativa de dois irmãos: Paul e Jim Van Doren, filhos de um inventor e de uma costureira. O Paul abandonou a escola aos 14 anos para ir trabalhar numa fábrica de calçados. Ou seja, até aqui parece uma história bastante comum, não é? A verdade é que, um dia, o Paul teve a ideia de desenhar um novo modelo de calçado que fosse leve e aderisse perfeitamente a diferentes tipos de superfícies, para evitar que as pessoas escorregassem.

O Paul queria criar um sapato que estivesse na moda, e tomou como referência as Converse Chuck Taylor e virou-se para o mercado do basquetebol. A partir dessa base, ele desenhou as primeiras Vans de sempre, as Authentic, e abriu a primeira loja com o seu irmão Jim. Era uma loja que criava o produto de uma maneira tradicional, desde o fabrico à venda. “Canvas shoes for the whole family” era o seu slogan na altura!

No dia da abertura da loja, apenas estavam disponíveis três modelos de sapatilhas que custavam entre 2,49 e 4,99 dólares. Enquanto caixas vazias iam sendo colocadas nas prateleiras, os clientes escolhiam o modelo e o tamanho durante a manhã e voltavam à tarde para recolher as sapatilhas quando estavam prontas.

vans skater

A verdade é que tudo ia de “vento em popa” e nos anos seguintes aquilo que era uma simples loja de sapatilhas se tornou numa cadeia de calçado. No final dos anos 70 haviam já 73 lojas espalhadas pela Califórnia e a marca também já estava presente em lojas multimarca.

O ponto de viragem: A aparição no cinema

Apesar da popularidade da marca estar a crescer a olhos vistos, em 1982, quando a Universal Pictures pediu à Vans para criar modelos para serem utilizados no set de um novo filme, Fast Times at Ridgemont High, tudo mudou.

Aparentemente, foi o próprio Sean Penn a escolher o modelo com padrão axadrezado: a sua personagem, Jeff Spicoli, ficou conhecido por adorar as suas sapatilhas, que acabaram por assumir um papel icónico ao serem a capa da banda sonora.

checkerboard
vans checkerboard

Graças ao sucesso do filme, as vendas da Vans triplicaram e marca transformou-se numa marca de renome global.

História do logótipo da Vans

O logo da Vans é um mini skate, porque as Vans são o calçado por excelência dos skaters e do skater style. Não foi por acaso que nasceu na Califórnia, a casa dos surfistas. Reza a lenda que no início dos anos 70 na Califórnia não havia ondas altas o suficiente para surfar, então surgiu a ideia de colocar rodas nas pranchas e, aqueles que primeiro andavam a surfar nas ondas, começaram a arrasar pelo asfalto. Naquela época, andavam de skate descalços e por isso a Vans decidiu criar uma sola antiderrapante adequada às necessidades dos skaters.

O Tony Alva e o Stacy Peralta, dois ícones do skate, foram os primeiros a serem patrocinados pela Vans, marcando assim a sua história.

Vans skate

A Jazz Stripe (a icónica risca lateral), por outro lado, nasceu com um rabisco. Sim, leste bem: um rabisco. A icónica faixa lateral que te ajuda a distinguir as Vans a quilómetros foi desenhada pelo fundador Paul Van Horen, tendo sido batizada como “Jazz Stripe” e até já é uma marca registada. Entre as versões mais exclusivas, encontramos a dourada, criada em 2006 para celebrar os 50 anos de história da marca, e a iridescente da coleção Vans + Supreme de 1996.

E o que significa “Off The Wall “?

A expressão “Off The Wall” surgiu nos anos 70, pelas mãos de skaters que tentavam novos truques em piscinas vazias e praticavam acrobacias, separando-se das paredes com a prancha, ou “off the wall” no verdadeiro sentido da palavra. Naquela época, os skaters eram marginalizados pela sociedade e expressavam-se através do seu desporto. Não foram apenas os pioneiros do skate, mas expressaram a sua criatividade através da arte, música, moda e cultura de rua. Há mais de 50 anos que o slogan “Off The Wall” é sinónimo daquele espírito original de rebelião e expressão criativa.

A Vans adotou esse slogan porque incorpora perfeitamente a ética e a identidade da marca, bem como a usa paixão por desportos de ação, arte, música e cultura de rua.

Vans art

Para mostrar a variedade de atividades e paixões presentes no slogan, a Vans tem vindo a colaborar com o cinema e a música, patrocinando iniciativas cinematográficas e tornando-se a porta-voz e embaixadora dos mais variados eventos artísticos da cultura jovem, que ganham vida em eventos como a House of Vans.

House of Vans

O House of Vans é um evento que transforma uma área interior numa verdadeira fábrica de Andy Warhols, onde as pessoas podem expressar a sua criatividade com exposições de música e arte. Os eventos mais famosos, que geralmente são organizados em conjunto com as mais importantes competições de skate, acontecem todos os anos em Berlim, Londres, Barcelona e, obviamente, nas principais cidades dos EUA, quando, e especialmente para a ocasião, a Vans escolhe um espaço abandonado, um armazém de estilo industrial e o transforma em um local de culto.

House of Vans

A mistura de música, design, tatuagem para todos os gostos e demonstrações de skate, fazem do House of Vans um evento único e imperdível, no qual recomendamos que participes pelo menos uma vez na vida.

Os modelos mais icónicos da Vans

Authentic

Mais do que qualquer outro modelo, este representa o estilo icónico da Vans e da sua história. São sapatilhas unissexo de skate e de cano baixo, com uma língua que chega mais atrás do que as Old Skool, com cordões, ilhós de metal e sola de borracha. Hoje em dia existem inúmeras variações das Authentic, incluindo os modelos de plataforma, em camurça e muito mais.

Authentic
authentic white

Era

Outras sapatilhas clássicas de skate de cano baixo, feitas com uma parte superior em lona dupla e resistente, com forro e sola de borracha, são as Era. Ao contrário das Authentic e das Slip-On, as Era contam com um revestimento duplo, e por isso que são o modelo favorito dos skaters que precisam de mais proteção.  Existem várias versões do mesmo modelo: Vans Era 59, Era 95, Super ComfyCush e Waffle Drop, uma tecnologia totalmente nova, mas com inspiração no modelo original.

Super comfycush Era
It was classic

Old Skool

Estas clássicas sapatilhas de skate da Vans fizeram história ao serem as primeiras história a mostrar a icónica faixa lateral, com um design de cano baixo, uma parte superior em camurça e canva e sola Waffle. São finalizadas com o logo Vans e o slogan na língua e na sola. O modelo Old Skool, com biqueira de couro e calcanhar acolchoado, foi o primeiro a ser adotado pelos skaters, que procuravam mais apoio e proteção em cima das pranchas. A colaboração com o lendário skater Stacy Peralta e o slogan “Off the Wall” consagraram definitivamente esse modelo como um must-have do skate.

old skool
vans old skool

Sk8-Hi

São as lendárias sapatilhas de cano alto, com uma parte superior em canvas robusta e em camurça, biqueira reforçada, cano almofadado e o slogan Off The Wall. Leves e projetadas para durar imenso tempo, as Sk8-HI são um essencial no armário dos sneakerheads. Comparadas com as Vans Authentic, Era e Old Skool, são mais altas e oferecem suporte extra ao tornozelo.

sk8-hi

Slip-On

Este modelo conta com um cano baixo, uma parte superior em lona com elásticos laterais, uma etiqueta com o logo e uma sola Waffle e é inconfundível. A versão mais conhecida é aquela que conta com o padrão axadrezado. Aliás a história deste padrão começou com o modelo #48, agora conhecido como Slip-On. Steve Van Doren, o filho de Paul, notou que os skaters mais jovens decoravam a entressola das sapatilhas com um padrão quadriculado. Van Doren teve a ideia de estampar esse padrão na parte superior, e foi dessa forma que nasceu um dos modelos mais icónicos da marca. As Slip-On são um preferido dos mais famosos: a Kristen Stewart deixou sua marca no Hall of Fame de Hollywood com as Vans Checkerboard nos pés. E o mesmo modelo foi escolhido por Frank Ocean para participar no jantar de Estado na Casa Branca.

checkered slip-on
checkered pattern

As colaborações mais exclusivas

As colaborações da Vans com outras marcas são deveras impressionantes e vão desde o mundo do rock ao cinema, incluindo alguns dos maiores nomes no mundo da moda. Vamos dar uma vista de olhos?

Vans x Led Zeppelin

A marca colaborou com a banda Led Zeppelin para celebrar o 50º aniversário do seu primeiro álbum. Juntos deram vida a uma edição limitada com os modelos Era e Sk8-Hi. A coleção também inclui um chapéu de camionista e uma camisa de mangas compridas, com o nome da banda e o slogan “Off the wall” e os gráficos que representam a capa do álbum de estreia do grupo, Led Zeppelin I. As Sk8-Hi contam com os mesmo desenhos, enquanto nas Era podemos ver os símbolos dos membros da banda, desenhados em branco sobre fundo preto.

Vans “Kill em all”

Em colaboração com a banda Metallica, a Vans criou a linha “Kill em all”, com o mesmo nome que o icónico álbum de 1983. Esta coleção contava com versões das Sk8-Hi e Slip-On com os gráficos da capa em vermelho e preto. Acreditámos que alguns fãs teriam literalmente feito de tudo para as conseguir!

Vans x David Bowie

Com a coleção Vans x David Bowie, a marca californiana prestou homenagem ao White Duke. Lançou assim uma uma linha de roupa e sapatilhas inspirada em algumas das obras mais influentes do artista. Bowie, “o homem que caiu na terra”, símbolo do incomum e do bizarro, foi o lema que a Vans adotou para homenagear o homem que deixou uma impressão duradoura em gerações de jovens.

David Bowie collection
Foto @vans
Bowie collection
Foto @vans

Outras colaborações

Havia ainda muitas mais colaborações famosas das quais podemos falar: com o Mickey Mouse, quando completou 90 anos, com a Marc Jacobs, passando pela saga Star Wars, da Supreme ao Toy Story, a Harry Potter, até à mais recente colaboração Vans x Karl Lagerfeld, a marca mostrou mover-se à vontade entre a moda e o cinema, deixando felizes milhares de fãs em todo o mundo porque  podem usar roupa e sapatilhas e homenagear os seus ídolos. Não importa se é um filme ou uma banda, há algo para todos.

E tu, qual é o teu modelo da Vans preferido? Temos a certeza que tens ou já tiveste algum par na tua coleção! E se não for esse o caso, estás à espera do quê para dar uma vista de olhos à coleção de Vans disponível na JD Sports?

Se quiseres estar a par de todas as novidades, podes sempre seguir-nos no Instagram e dar uma vista de olhos ao nosso blog! Entre quizzes e a história das tuas marcas preferidas, também te damos a conhecer todos os novos lançamentos!

Mais artigos como este

Seguinte artigo