jdsports-search-image
jdsports-hamburger-image
featured-image

DESPORTO | 19/07/2023

Equipamentos de futebol para 2023/24

Acabados de chegar à JD, os novos equipamentos de futebol para a temporada de 2023/24 estão cheios de novas inspirações, cores e patrocínios. E como sabes, sempre assinados pelas melhores marcas.

A adidas, a Nike e a PUMA, entre outras, voltam a dar o seu apoio ao mundo do futebol, patrocinando as principais equipas europeias de ligas fantásticas como a Premier League, La Liga, Primeira Liga, Bundesliga, Serie A ou Ligue 1! Dá já uma vista de olhos a alguns dos equipamentos de futebol desta época!

Equipamentos de futebol da Primeira Liga – Portugal

FC PORTO

equipamento porto 2023
camisola fc porto 2023

Depois de um segundo lugar no campeonato Português e da fase de grupos da Champions assegurada, o Porto entra na temporada 2023/24 novamente com a New Balance como aliada. A camisola principal dos azuis e brancos é…claro, azul e branca, com as já tão tradicionais riscas verticais. Tem ainda a inscrição “FC Porto” na nuca, e um pormenor delicioso na extremidade branca da manga, que lembra a chama do dragão, em azul.

equipamento alternativo porto 2023
camisola alternativa fc porto 2023

O equipamento alternativo do FC Porto é bege, com detalhes em azul-escuro. O padrão da camisola é geométrico e bem subtil, sendo que a parte superior tem uma espécie de zig-zag (semelhante à camisola alternativa da temporada 2011/12), e a parte de baixo conta com riscas verticais, semelhante à camisola principal. A gola é em V, e mantém o detalhe da chama do dragão na extremidade das mangas.

terceiro equipamento porto 2023
terceira camisola fc porto 2023

Já a camisola do terceiro equipamento dos Dragões é azul com detalhes a dourado na zona da gola, extremidade das mangas, no símbolo do clube e da marca no peito. Conta ainda com um estampado subtil circular, mangas curtas e gola redonda. Pronto para sentir a magia do Dragão?

Equipamentos de futebol da La Liga – Espanha

REAL MADRID

equipamento real madrid 2023
camisola real madrid 2022

A adidas apresenta a nova camisola do Real Madrid para a temporada 2023/24, com uma estética simples e minimalista que conecta adeptos e jogadores do clube, homenageando os 121 anos da sua história.

A camisola branca tornou-se sinónimo dos merengues; uma abordagem de cores e design que atrai um senso de conexão com os adeptos do Real Madrid em todo o mundo. Elegante e simples, a cor predominante da camisola principal é contrastada com o amarelo e azul-marinho da gola. Como toque final, a camisola tem uma faixa vertical azul marinho na lateral. O amarelo está ainda presente nas 3 riscas da adidas nas mangas.

FC BARCELONA

equipamento barcelona 2023
camisola barcelona 2023

“Aquí, para abrir camino” é o mote com que é apresentado o novo equipamento do FC Barcelona da Nike para 2023/24. É uma homenagem à equipa feminina e à sua história desde a sua integração no Barça. Antes de serem o que são agora, em 1971, jogavam sob o nome de Peña Femenina Barcelonista. Ainda não faziam parte do FC Barcelona enquanto tal, mas contavam com o seu apoio em termos de equipamento desportivo e fundos. Na verdade, o equipamento naquela época era blaugrana, como o dos homens, mas elas não podiam usar o emblema. Dessa forma, optaram por um emblema próprio em forma de diamante.

Este detalhe é o eixo central do design do equipamento do Barça para 2023. Se olhares para o emblema, verás uma subtil forma de losango semi-transparente com um brilho que faz alusão justamente aquele diamante que o primeiro clube feminino usava. Os clássicos tons blaugrana de azul-marinho e vermelho também foram recuperados na camisola, e são combinados por meio de riscas verticais com bordas que seguem o padrão diamante.

ATLÉTICO DE MADRID

equipamento atletico madrid 2023
camisola atletico madrid 2022

O Atlético de Madrid mantém-se fiel às suas riscas brancas e vermelhas no equipamento principal. Estas são verticais e a parte vermelha tem um leve degradê. Além disso, há um estampado subtil geométrico na camisola. As mangas são do tipo raglan, ou seja, conectam-se diretamente ao pescoço sem ter costuras entre o ombro e o braço. O logo da Nike destaca-se em azul.

equipamento alternativo atletico madrid 2023
camisola alternativa atletico madrid 2022

O Atlético de Madrid está de parabéns. Não, não venceu o campeonato espanhol, mas este ano comemora o seu 120º aniversário.

Para a temporada 2023/24, os jogadores vestirão um equipamento alternativo desenhado pela Nike em homenagem ao primeiro equipamento da sua história. A camisola divide-se entre o branco e azul, com mangas curtas e gola redonda com detalhes em branco. Conta com uma estética mais moderna do que o desenho original. Um dos detalhes mais interessantes está no emblema, sendo este foi o primeiro usado pela equipa espanhola! Os calções e meias combinam na perfeição, também em cor azul.

GIRONA FC

camisola do GIRONA FC 23-24
Equipamento GIRONA FC 2023

O Girona mantém-se no meio da tabela da primeira divisão espanhola. Em 2023/2024 continuará a dar tudo para continuar a subir posições, e fá-lo-á na companhia da PUMA como marca patrocinadora. O seu equipamento alternativo é branco com um padrão salpicado a azul-claro. Já o terceiro equipamento é verde-escuro com detalhes florescente na gola, mangas, logo e emblema.

Equipamentos de futebol da Premier League – Inglaterra

MANCHESTER CITY FC

camisola do Manchester City 23-24
Equipamento Manchester City 2022

O tricampeão City está imparável. Para a época 2023/24 Haaland e companhia entrarão em campo no seu tão habitual azul-claro, numa clara homenagem ao “novo” estádio Ethiad, renovado em 2003-2004. A camisola dos Citizens, assinada pela PUMA tem mangas curtas e gola em V. É muito similar à camisola usada nessa mesmo época, ou seja, a primeira camisola com que o clube entrou em campo na sua nova casa, há quase 20 anos. 

Para além do logo da marca alemã aparecer no peito e na manga, encontramos detalhes deliciosos como a inscrição “City” na zona da nuca. Estes elementos aparecem a branco. Como não podia deixar de ser, o emblema do campeão inglês aparece no lado do coração. O equipamento fica completo com os calções em branco com uma risca lateral em azul.

LIVERPOOL FC

Camisola do liverpool 2023
Equipamento 2023 do liverpool

Os Reds não foram além de um modesto quinto lugar na Premier League, e procuram agora voltar com toda a força para conquistar o seu tão querido título de campeão de inglaterra pela vigésima vez.  

O Liverpool vai entrar em campo na temporada 2023/24 com o seu habitual vermelho, numa camisola não muito diferente da do ano passado. Os pormenores a branco na gola e nas extremidades das mangas são uma homenagem à grande final da Taça de Inglaterra de 73/74, mas também lembra, e muito, os equipamentos assinados pela Reebok entre 1998 e 2000. A camisola tem mangas curtas, gola redonda e é finalizada com o famoso logo Swoosh e o emblema do Liverpool no peito. Os calções combinam com a t-shirt, sendo vermelhos com logo e emblema a branco.

A camisola conta com a tecnologia Dri-FIT ADV da Nike para drenar o suor do esforço de Salah e companhia. Este equipamento foi estreado no jogo com o Aston Villa, a 20 de maio de 2023, no último jogo da temporada em Anfield.

Camisola alternativa do liverpool 2023
Equipamento alternativo 2023 do liverpool

O Liverpool faz uma homenagem a um dos seus equipamentos dos anos 90 com esta versão mais moderna que usará como camisa alternativa. A camisola original estava dividido em quatro partes, um desenho que foi adaptado para a ocasião com uma distribuição de branco e verde. Os detalhes da gola e das mangas, assim como os logos, contrastam em preto.

MANCHESTER UNITED

Camisola do manchester united 2023
Equipamento 2023 do manchester united

A adidas surpreendeu esta temporada ao recuperar a cor preta como cor secundária no equipamento principal do Manchester United, já que isto não acontecia desde a temporada 2019/20. Esta cor está presente na gola, nas três riscas nos ombros e na risca lateral. O restante da camisola é o predominante e clássico vermelho do United, enquanto o calções são brancos.

À primeira vista pode passar despercebido, mas a camisola tem um estampado interessante. É composta por uma rosa inglesa ou Rosa de Lancaster, símbolo do país, num design geométrico inspirado na Trafford Road Bridge, como ícone do movimento industrial da cidade de Manchester.

ARSENAL FC

Camisola do arsenal 2023
Equipamento 2023 do arsenal

O Arsenal terminou a Premier League num sempre amargo segundo lugar. Na temporada 2023/24 a equipa de Mikel Arteta vai fazer de tudo para conquistar o título que foge à equipa há 20 anos. 

Esta raça e crer está presente na nova camisola dos Gunners. A camisola é como não poderia deixar de ser vermelha e branca, mas desta vez conta com um irreverente padrão zigue-zague como pano de fundo. Não podemos deixar de mencionar os incríveis detalhes em dourado. Estes estão presentes no logo da adidas, bem como nas 3 riscas da marca nos ombros e ainda na nuca, com a inscrição “AFC”, a sigla do clube, acompanhada de uma forma zigue-zague.  

Os calções são brancos, com detalhes em dourado presentes no logo da adidas e nas 3 riscas nas laterais. 

TOTTENHAM HOTSPUR

Camisola do Tottenham 2023
Equipamento 2023 do Tottenham

A música da zona e o grande impacto da rádio no clube serviram de inspiração para a concepção do equipamento principal do Tottenham Hotspur para 2023/24. A camisola é branca, como sempre, mas desta vez traz um estampado subtil de linhas e círculos que simbolizam as ondas de rádio. As mangas curtas são rematadas com uma faixa azul-marinho, da mesma cor do logo da Nike e do emblema do clube.

NEWCASTLE UNITED

Camisola do NEWCASTLE 2023
Equipamento 2023 do NEWCASTLE

A Castore é novamente patrocinador do Newcastle United. O equipamento principal para 2023/24 tem um design bem clássico e tradicional de riscas verticais pretas e brancas. A gola em V também é decorada com riscas. Essas mesmas linhas também foram usadas nas extremidades das mangas curtas.

WOLVERHAMPTON WANDERERS FC

Camisola do WOLVERHAMPTON 2023
Equipamento 2023 do WOLVERHAMPTON

Olhando para a camisola alternativa dos Wolves é impossível não pensarmos na camisola da nossa Seleção. Pois bem, a inspiração foi a terceira camisola de 2020/21 (a camisola mais vendida de sempre do clube), que era precisamente inspirada pela Seleção Portuguesa, devido ao número de jogadores portugueses que jogavam no clube inglês na altura.

A camisola é vermelha, com detalhes a verde na zona dos ombros e interior das mangas. Tem ainda um padrão geométrico tanto na parte da frente como nas costas. Detalhes em dourado aparecem ainda no símbolo do clube no peito, bem como no logo da Castore presente não só no peito como nas mangas.

WEST HAM UNITED

Camisola do WEST HAM 2023
Equipamento 2023 do WEST HAM

A JD Sports é patrocinadora do West Ham United para a temporada 2023-2024! Verás o nosso logo na manga da camisola oficial. O equipamento principal foi desenhado pela Umbro na cor bordeaux com mangas em azul-claro. O mais marcante é o uso de círculos que representam uma série de bolhas. O motivo é a música do hino do clube intitulada “I’m Forever Blowing Bubbles“.

EVERTON FC

Camisola do EVERTON 2023
Equipamento 2023 do EVERTON

O próprio legado de Everton continua a inspirar o design dos novos equipamentos. Neste caso, a Hummel optou por um equipamento principal em azul com detalhes em branco. Fazia mais de uma década que a equipa não usava uma gola abotoada, por isso os adeptos comemoram esse retorno. Para se destacar ainda mais, é decorada (tal como as extremidades das mangas) com formas geométricas baseadas na arquitetura criada por Archibald Leitch para o estádio de futebol Goodison Park.

Equipamentos de futebol da Bundesliga – Alemanha

BAYERN MUNIQUE

Camisola do BAYERN MUNIQUE 2023
Equipamento 2023 do BAYERN MUNIQUE

O Bayern irá entrar em campo na temporada 2023/24 com um proeminente branco acompanhado do seu habitual vermelho. É a primeira vez em décadas que o destaque da camisola cai mais sobre o branco. As extremidades das mangas, a branco, contam com uma inscrição com o nome do clube. O emblema do clube, as 3 riscas da adidas e o logo da marca alemã aparecem em vermelho. No interior da gola aparece a inscrição “Rot & Weiß ein Leben lang”, que em português se traduz para algo como “uma vida de vermelho e branco”. 

Este equipamento é baseado na temporada de 1965, o ano em que a equipa alemã garantiu o seu lugar na primeira liga do país. Os calções e as meias são em vermelho com detalhes a branco

BORUSSIA DORTMUND

Camisola do Borussia dortmund 2023
Equipamento 2023 do Borussia dortmund

Depois de um final de liga verdadeiramente infernal onde perdeu a liga alemã na última jornada (devido ao empate de pontos com o Bayern, o Dortmund precisava de uma vitória em casa sobre o Mainz 05, mas empatou, tendo o rival vencido), o BVB procura acabar com a grande hegemonia do rival de Munique.

Vai entrar em campo com o seu tão único e distinguível amarelo e preto, numa camisola assinada pela PUMA, com manga curtas e gola redonda. O estampado peculiar da camisola é referente ao Signal Iduna Park, estádio da equipa. Os calções são a preto e as meias seguem a mesma cor, mas com riscas horizontais amarelas. O emblema da equipa e o logo da PUMA aparece no peito e coxa.

Destaque ainda para as 2 estrelas sobre o emblema. Ao contrário da liga Portuguesa e Italiana, por exemplo, em que cada estrela sobre o símbolo significa 10 campeonatos (Benfica e Juventus têm três estrelas, referentes a 38 e 36 campeonatos vencidos, respetivamente), na liga alemã 2 estrelas são referentes a 5 títulos vencidos. (O Dortmund tem neste momento 8 campeonatos da Alemanha).

BORUSSIA MÖNCHENGLADBACH

Camisola do Borussia Monchengladbach 2023
Equipamento 2023 do Borussia Monchengladbach

Depois de um décimo lugar na Bundesliga, o Borussia Mönchengladbach já tem camisola para a nova temporada. A equipa alemã entrará em campo com uma camisola branca com detalhes a verde e preto, encontrados nos logos, emblema do clube, extremidade das mangas e gola. A camisola tem gola redonda e mangas curtas.

Os calções e meias combinam na perfeição com a camisola, seguindo as mesmas cores: brancos, com detalhes a verde e preto. O logo da PUMA e o emblema da equipa aparecem no peito e coxa. 

Como já explicado no Dortmund, as 2 estrelas sobre o emblema do Borussia Mönchengladbach são referentes a 5 campeonatos nacionais ganhos pela equipa alemã, todos na época de 70.

Equipamentos de futebol da Serie A – Itália

JUVENTUS

Camisola da Juventus 2023
Equipamento 2023 da juventus

A Juventus e a adidas já apresentaram o seu equipamento principal para a época 2023/2024, e foi comunicado que foi projetado a pensar na nova geração de adeptos do clube. Mas, claro, respeitando as raízes e os elementos que identificam claramente a equipa de Turim, como por exemplo a clássica combinação do preto e branco através das riscas verticais.

Desta vez, as riscas têm um efeito irregular para realçar o valor único e diferenciador de cada um dos jogadores. Toques de amarelo criam um contraste super marcante na camisola, já que foi usado nos logos, três riscas nos ombros, nas laterais e na gola e mangas. A cor branca não aparece nas meias e calções, deixando assim todo o destaque para o preto e amarelo.

Cada uma das três estrelas em cima do símbolo retrata 10 títulos da equipa de Turim, tendo a Juventus conquistado 36 campenatos italianos.

Camisola alternativa da Juventus 2023
Equipamento alternativo 2023 da juventus

Perto da cidade de Turim, entre a Itália e a Suíça, encontra-se o maciço do Monte Rosa. Esta majestosa área rochosa foi fundamental para projetar o equipamento alternativo da Juventus nesta temporada. A camisola combina branco, rosa e cinzento numa série de riscas horizontais, com uma textura visual que lembra precisamente o maciço.

AC MILAN

Camisola do AC MILAN 2023
Equipamento 2023 do AC MILAN

Depois de um quarto lugar na liga italiana, o AC Milan está a procura de a reconquista do título, depois da glória em 2021/22. 

A camisola principal do clube de Milão, criada pela PUMA é vermelha com detalhes em preto. Tem gola em V e mangas curtas. O estampado, em forma de M, para além de simbolizar a inicial da cidade, celebra ainda a energia vibrante vividenciada dentro do clube. A inscrição “AC MILAN” é encontrada na nuca. Os calções são pretos, cor que também se encontra na gola e extremidade das mangas da camisola

O logo da marca alemã e o emblema do clube de Milão aparecem no peito e coxa. A estrela em cima do emblema da equipa retrata 10 campeonatos ganhos. A equipa foi 19 vezes campeão de Itália, faltando um campeonato para conquistar as duas estrelas.

Equipamentos de futebol da Ligue 1 – França

PSG

Camisola do PSG 2023
Equipamento 2023 do psg

O PSG começa a temporada 2023/2024 com a moral em alta, tendo conquistado a décima primeira liga francesa: é o primeiro clube a fazê-lo. Como não podia deixar de ser o campeão francês entra em campo com o seu azul-escuro como pano de fundo. Este azul tem ainda um pequeno padrão — uma homeagem ao céu parisiense durante a noite. Um outro pormenor interessante da camisola é uma risca grossa vertical e vermelha na zona que apanha o emblema. O logo da Nike está presente do outro lado do peito, também a vermelho. A bandeira da França aparece na zona da nuca.

A camisola conta com mangas curtas e gola redonda, e é clara a semelhança com a camisola do ínicio dos anos 2000, na época em que Ronaldinho brilhava a serviço do PSG. Os calções são em azul-escuro e têm o habitual emblema do clube e o logo Swoosh a vermelho. 

OLYMPIQUE DE MARSELHA

Camisola do MARSELHA 2023
Equipamento 2023 do MARSELHA

A terra e o mar estão representados nos novos equipamentos do Olympique de Marseille, feitos pela PUMA. A primeira, a principal, é branca com um desenho subtil em cinzenta que remete à areia das praias da cidade. Completa-se com detalhes a azul-claro na gola e nas mangas.

Por sua vez, o equipamento alternativo é azul-escuro com finas linhas onduladas e irregulares que lembrando as ondas do Mediterrâneo.

STADE RENNAIS

Camisola do Rennes 2023
Equipamento 2023 do Rennes

Devido ao quarto lugar na liga francesa, o Rennes garantiu o seu lugar na fase de grupos da Liga Europa.

Seguindo a sua tradição, o clube jogará a temporada 2023/24 de vermelho, com detalhes na gola e nas extremidades das mangas a preto. O padrão de fundo conta com símbolos Celtas, em homenagem ao povo da região do clube, a Bretanha. No peito, encontramos o símbolo da equipa francesa e o logo da PUMA. Os calções são a preto, com uma risca lateral a vermelho.

RC LENS

Camisola do RC LENS 2023
Equipamento RC LENS do Rennes

O futebol vai além dos estádios, e as camisolas dos clubes já fazem parte da moda urbana. Mesmo que não sejas fã deste desporto ou de uma equipa em específico, podes usar um equipamento simplesmente porque gostas do design. Um bom exemplo é o equipamento do RC Lens.

Este clube francês joga na primeira divisão e o seu nome completo é Racing Club de Lens. Tem 117 anos de história e para a temporada 2023/24 vestirão uma camisola desenhada pela marca PUMA. A sua estética é inspirada na roupa de futebol dos anos 80, com uma série de linhas verticais que vão das laterais até os ombros. A combinação de amarelo e vermelho é comum e faz parte de seu apelido “Sang et Or“, traduzido para o português como “Sangue e ouro” em alusão às suas cores. Alguns toques de preto foram adicionados na zona da gola e mangas.

Equipamentos de futebol da Eredivisie – Países Baixos

AFC AJAX

Camisola do ajax 2023
Equipamento 2023 do ajax

Parabéns à equipa feminina do Ajax pelo título da Vrouwen Eredivisie! O clube buscará repetir o sucesso em 2023-2024 vestindo uma camisola vermelha no centro e branca nas laterais. Conta ainda com riscas vermelhas na gola, ombros e mangas. O mais marcante é onde estão posicionados o emblema do clube e o logo da adidas, já que para esta ocasião decidiram colocá-los no centro.

Camisola do PSV 2023
Equipamento 2023 do psv

Dos novos equipamentos do Ajax de Amesterdão para 2023, a adidas decidiu começar por relevar o alternativo. Foi uma grande surpresa para os adeptos ver que o design é em branco, já que isto não acontecia desde a temporada 88/89. Na época, era comum o clube usar um equipamento alternativo branco, mas decidiram deixar de seguir essa linha devido ao regulamento das competições de futebol quanto aos contrastes de cores.

Em azul-marinho, destacam-se o emblema do Ajax, os logos dos patrocinadores, as três riscas nos ombros e a as três cruzes de Santo André, referente às presentes na bandeira de Amsterdão. A camisola traz ainda um subtil estampado em rosa e azul-turquesa com formas que fazem alusão à arquitetura moderna da cidade.

PSV EINDHOVEN

Camisola alternativa do PSV 2023
Equipamento alternativo 2023 do psv

Com um segundo lugar na liga neerlandesa, o PSV procura o título de campeão dos Países Baixos depois do seu último campeonato na época 2017/18. 

A camisola alternativa do PSV celebra os 100 anos do clube. Assinado pela PUMA, conta com mangas curtas e gola em V e tem como cor de fundo um bege bem clarinho, quase branco. Bordeaux foi a cor escolhida para alguns detalhes na extremidade das mangas e na gola, sendo que esta última também conta com a cor azul-escura. O logo da marca alemã aparece em dourado, acompanhando no lado oposto pelo emblema do PSV sob duas estrelas, representado os mais de vinte títulos de campeão da equipa.  Os calções são em azul-escuro e as meias em branco, ambos com detalhes dourados no logo da PUMA.

terceira camisola do PSV 2023
terceiro equipamento 2023 do psv

O terceiro equipamento do PSV distancia-se do habitual para surpreender com um estampado inspirado na tecnologia, especificamente nas placas de circuito dentro de dispositivos digitais. Este design futurista é acompanhado pelo azul-marinho como cor principal, enquanto o emblema do clube e o logo da PUMA aparecem em amarelo fluorescente.

Equipamentos de futebol da Scottish Premiership – Escócia

CELTIC FC

Camisola do CELTIC FC 2023
Equipamento 2023 do CELTIC FC

Antes de mais, parabéns ao Celtic pela sua nova vitória na primeira divisão escocesa de futebol. É campeão (pasmem-se!) pela 53ª vez! O pensamento já está na próxima temporada, e por isso apresentaram o seu equipamento alternativo junto com a adidas. A cor principal da camisola é preta e é decorada com um pequeno padrão no pescoço e na extremidade das mangas curtas. Este detalhe é branco e verde-escuro. O branco é repetido no emblema do clube e no logo da adidas, enquanto o verde-escuro é visto novamente nas três riscas nos ombros.

Então? És louco por futebol como nós e vais acompanhar esta época? 🙂 Visita o site da JD e dá uma olhada a todos os equipamentos das melhores equipas das principais ligas!

Mais artigos como este

Seguinte artigo