jdsports-search-image
jdsports-hamburger-image
featured-image

DESPORTO | 26/01/2023

O significado dos emblemas dos clubes de futebol

Vêmo-los constantemente durante as partidas, mas não paramos para reparar nos detalhes! É que os emblemas dos clubes de futebol têm muito mais história do que pensamos. Não há elemento aleatório, tudo tem uma explicação. Na JD Sports viemos revelar-te o significado dos emblemas de algumas equipas europeias de topo como o FC Barcelona, ​​​​Real Madrid, PSG, Manchester United ou Liverpool! Vem connosco!

FC Barcelona

barcelona


O emblema do Barcelona é dividido em três partes. Os dois acima são a Cruz de São Jorge (vermelho com fundo branco) e a Senyera (riscas amarelas e vermelhas), elementos que foram retirados da bandeira da própria cidade de Barcelona. Na parte inferior do emblema tem riscas verticais azuis e bordeaux que remetem às cores do clube. Sobre eles, uma bola de futebol, uma alusão à usada nos anos 30.

Real Madrid

real madrid


Dentro do círculo podes ver as letras MFC sobrepostas, que correspondem a Madrid Football Club, o primeiro nome do clube da capital espanhola. A faixa diagonal começou como roxa, segundo algumas fontes por ser a cor da região histórica de Castilla, embora posteriormente tenha mudado para azul, devido a uma mudança na estética da equipa. Quanto à coroa, foi incorporada quando o rei Afonso XIII lhes concedeu o título de “Real”, mudando o seu nome para Real Madrid. A coroa foi adicionada como uma homenagem à Casa Real.

Liverpool FC

Liverpool


Começando no topo, encontras um design altamente detalhado representando os Shankly Gates encontrados em Anfield, a casa do clube. É acompanhado pela frase “You’ll Never Walk Alone”, o lema do Liverpool e dos seus adeptos. Se continuarmos a descer, vemos dentro do escudo um pássaro com uma planta no bico. Trata-se de Liverbird, uma criatura mitológica, que é também um símbolo da cidade. Finalmente, em cada lado do escudo aparecem tochas que são conhecidas como as chamas eternas. Foram adicionadas como uma lembrança da Tragédia de Hillsborough que ocorreu em 1989, numa partida entre o Liverpool e o Nottingham Forest. 97 pessoas morreram neste evento, todas elas adeptas do Liverpool.

Manchester City

manchester city


Os dois principais elementos do emblema do Manchester City vem justamente do escudo da própria cidade. Um deles é o navio, que representa o canal marítimo tão importante para a cidade e para o país. A segunda é a rosa inglesa ou rosa vermelha de Lancaster, usada como símbolo da Casa de Lancaster e também um ícone nacional inglês.

Manchester United

Manchester


Assim como no escudo do City, no United também é representado no canal marítimo de Manchester através da imagem de um veleiro. Abaixo está um diabo vermelho a segurar um tridente. A ideia era assustar os rivais dando um aspecto mais feroz e sombrio à equipa.

Chelsea FC

Chelsea


A moldura redonda do emblema do Chelsea incorpora bolas de futebol usadas no passado e rosas vermelhas da Casa de Lancaster, o símbolo da Inglaterra. Mas o mais impressionante está no centro: um leão que olha para trás segurando um cetro. O animal vem do brasão do Conde de Cadogan, enquanto o cetro representa a Abadia de Westminster, localizada na cidade de Londres.

Atlético de Madrid

atletico de madrid


O oso y el madroño destacam-se na parte superior esquerda do escudo do Atlético de Madrid, um dos símbolos da cidade que representa. Diz-se que, há muitos anos, os ursos abundavam nas florestas da região. Este símbolo está enquadrado por sete estrelas, as mesmas que aparecem nas bandeiras da cidade e da comunidade de Madrid. Por último, as linhas verticais vermelhas e brancas são a representação das cores do clube, que foram retiradas do Athletic Club de Bilbao.

Paris Saint-Germain

Paris Saint-Germain


Há dois elementos principais a comentar sobre o emblema do PSG. A primeira delas é a mais visível, a Torre Eiffel, um dos ícones mais populares da cidade de Paris. Entre as duas pernas desta construção encontra-se uma flor-de-lis, símbolo do brasão de Saint-Germain-en-Laye, cidade onde nasceu Luís XIV de França.

Athletic Club de Bilbao

Athletic Club de Bilbao


No emblema do Athletic Club vemos representada a ponte Santo Antão, da própria cidade de Bilbau, e os dois lobos do brasão da casa Lope de Haro, senhores da Bizkaia. Os dois “x” nas laterais foram retiradas da bandeira de Bizkaia, província a que Bilbau pertence. As riscas vermelhas e brancas são as cores da equipa.

Everton FC

Everton


O símbolo mais conhecido de Everton é a Prince Rupert’s Tower localizada no distrito de Everton, na cidade de Liverpool, que antes era usada como prisão provisória antes de levar os criminosos a julgamento. Coroas de louros, uma de cada lado, têm sido historicamente usadas como símbolo de vitória.

Real Valladolid

Real Valladolid


O Real Valladolid surgiu após a fusão do Club Deportivo Español e do Real Unión Deportiva. Deste último tirou o título de “Real”, que representaria no seu próprio escudo ao acrescentar a coroa da monarquia. As riscas roxas e brancas são para realçar as cores do clube. Finalmente, no canto há algumas chamas de fogo que se referem ao incêndio da cidade de Valladolid em 1561. Este mesmo evento histórico também é visto no escudo da própria cidade.

Então? Algum destes emblemas te supreendeu? Dá também uma olhada ao nosso site, e já agora, aos equipamentos de clubes!

Mais artigos como este

Seguinte artigo