jdsports-search-image
jdsports-hamburger-image
featured-image

SNEAKERS | 14/06/2023

As sapatilhas estilo retro da adidas

Se há uma coisa de que gostamos mais do que uns ténis na JD, é de uns bons ténis retro! Os ténis de inspiração vintage para o dia a dia são agora uma escolha popular para quem quer dar um toque clássico e elegante aos seus looks casuais. Estes ténis, com os seus designs inspirados em décadas passadas, oferecem a combinação perfeita de estilo, nostalgia e conforto.

Como amante do street style, sabemos que gostas de definir tendências e de te destacar da multidão. Por isso, elaborámos esta lista com as 7 melhores sapatilhas retro da adidas Originals. Os teus looks nunca mais vão passar despercebidos!

As melhores sapatilhas estilo retro da adidas Originals

Gazelle

São as sapatilhas de estilo “old school” por excelência.

As sapatilhas adidas Gazelle foram lançadas pela primeira vez em 1968. Inicialmente, foram criadas como calçado para desportos como o futebol e o andebol. Na altura, foram uma revolução porque foram os primeiros ténis da marca a ter uma parte superior em camurça. Hoje em dia, é frequente ver looks quotidianos com os adidas Gazelle, pois ficam muito bem com calças de ganga, fatos de treino e todo o tipo de calções.

adidas GAzelle plataforma
adidas Gazelle pretas

Não hesites se procuras um par de sapatilhas com um toque retro para encher de estilo os teus outfits do dia a dia. Escolhe as adidas Gazelle para o teu próximo look e destaca onde quer que vás. Disponíveis numa vasta gama de cores em tamanhos para mulher, homem e criança, são uma aposta segura!

Jeans

adidas jeans

Há quem diga que as primeiras adidas Jeans surgiram com um design azul para que pudessem combinar facilmente com jeans, com calças de ganga. O que é claro é que não foram concebidas como calçado desportivo, mas como ténis casuais que se podiam usar no quotidiano. As Jeans MKI estavam entre as primeiras sapatilhas da coleção, embora as mais populares fossem os MKII.

Handball Spezial

Como o nome sugere, as adidas Handball Spezial foram concebidas especificamente como sapatilhas de andebol. Depois de se tornarem as sapatilhas favoritas de muitos jogadores de andebol naqueles anos, as Handball Spezial acabaram por chegar às ruas. Hoje em dia, são consideradas umas sapatilhas clássicas, com um estilo desportivo e um toque elegante.

adidas handball spezial

Campus

Consideras-te um fã de sapatilhas? Provavelmente não sabias que estas sapatilhas foram lançadas pela primeira vez em 1972 com o nome adidas Tournament

adidas Campus

Foram concebidas como sapatilhas de basquetebol até 1974, mas após uma longa paragem nas vendas, algum funcionário da marca lembrou-se das míticas Tournament, que eram bastante simples e clássicas. Mas as sapatilhas de basquetebol de baixo desempenho já estavam a começar a dar nas vistas, pelo que o sucesso comercial era bastante duvidoso.

Uma vez que as Puma Suede, que tinha um design bastante semelhante, tinha feito bastante sucesso nos anos 70 graças à sua popularidade entre os breakdancers e os artistas de graffiti, decidiram reeditar as Tournament no início dos anos 80, mas com a marca adidas Campus.

Após esta mudança, aconteceu o que se esperava com as adidas Campus. Estas sapatilhas tornaram-se rapidamente um imprescindível para os membros da crescente comunidade hip-hop americana.

💡Caso não tenhas reparado, também são um pouco parecidas com as Gazelle, mas presta atenção, quando escolheres o tamanho para o teu próximo outfit, lembra-te que as Campus são um pouco mais largas, enquanto as Gazelle têm linhas mais estreitas.

Rivalry

As adidas Rivalry são mais uma sapatilha de basquetebol retro. Foi a proposta da marca alemã para não perder terreno no sector do basquetebol e para acompanhar as Nike e as Jordan e as icónicas Air Force 1 e Air Jordan 1.

adidas rivalry
adidas rivalry

Esta nova silhueta está disponível numa versão de cano baixo, bem como numa versão de cano alto para apoio do tornozelo. Levam a versatilidade a um nível superior: podes usá-lo na rua, no skatepark ou no campo de ténis.

A parte superior deste modelo é feita de uma mistura de couro, camurça e tecido sintético num estilo chunky. As adidas Originals Rivalry estão disponíveis na JD em tamanhos para homem e mulher.

Descobre outras alternativas às Nike Air Force 1 tão incríveis como as adidas Rivalry. 🔥

adidas Drop Step y adidas Forum

A estética do basquetebol dos anos 80 e 90 sempre esteve muito presente nas sapatilhas da marca, e no caso das adidas Drop Step não podia ser diferente. A sua inspiração vem da quadra, mas o seu design adapta-se perfeitamente à tendência urbana atual. Esta silhueta apresenta-se em duas versões, uma Low com cano baixo e uma Mid com cano alto para melhor apoiar o tornozelo.

adidas drop step
adidas drop step

Muito semelhantes às adidas Drop Step, temos as adidas Forum. Caso tenhas perdido a história deste modelo, dizemos-te desde já que estás com sorte, porque as adidas Forum estiveram fora do mercado durante algum tempo. Regressaram em 2021 e, desde então, têm sido um êxito total com as suas linhas e estética retro, tal como as adidas Drop Step, do mundo do basquetebol e do hip hop nos anos 80.

Como combinar as tuas sapatilhas de estilo retro?

Os ténis retro são uma tendência muito versátil em que se podem combinar de muitas maneiras diferentes. A realidade é que qualquer um dos modelos desta coleção tem o que é preciso para se tornarem a estrela dos teus looks. Cabe em ti escolher um modelo num tom neutro para o combinar em mais looks ou uma cor mais chamativa para ter todos os olhos postos nos teus pés. De qualquer forma, aqui ficam algumas ideias de looks de topo que podes experimentar:

  1. Com básicos e um casaco de ganga: Se estás à procura de um look vintage mas intemporal, experimenta combinar as tuas sapatilhas retro com calças de ganga skinny ou de corte direito e uma t-shirt básica de corte regular ou ligeiramente larga. O toque final deste conjunto para combinar na perfeição com os teus ténis é um blusão de cabedal ou de ganga. A combinação perfeita para um estilo roqueiro.
  2. Com um conjunto desportivo oversized, calças + casaco de fato de treino: a opção mais fácil e confortável seria escolher um fato de treino da marca para um total look da adidas. O corte oversized do conjunto contrasta perfeitamente com as linhas das sapatilhas retro mais estreitas, como as Gazelle. O logótipo das 3 riscas será o centro das atenções, pelo que podes misturar e combinar cores para obter visuais contrastantes e marcantes.
  3. Com um vestido ou um top varsity + saia midi: Para um look fresco para a nova estação, também podes combinar as tuas sapatilhas retro com um vestido ou uma saia. O estilo varsity combina perfeitamente com este tipo de sapatilhas, pois ambos têm aquele toque nostálgico que nunca passa de moda.

Se tens curiosidade em saber quantos tipos de adidas existem ou qual foi o primeiro modelo da marca, lê este artigo para ficar a par de todos os pormenores.

Mais artigos como este

Seguinte artigo