jdsports-search-image
jdsports-hamburger-image
featured-image

SNEAKERS | 09/04/2020

A fantástica história das Nike Blazer

Umas das sapatilhas do ano são, sem dúvida, as Nike Blazer. Voltaram com mais força do que nunca, recuperando o estilo e os desenhos OG. Ainda assim, há muita gente que ainda não entende o porquê de estas sapatilhas serem tão importantes no mundo do streetwear. Continua a ler para ficares a conhecer a história das Nike Blazer.

A origem das Nike Blazer

Desde o primeiro momento que, o desporto no qual a Nike apostou, foi no running. Sobretudo porque o fundador da empresa, Phil Knight, adorava sair para correr. Além disso, tinha na sua equipa o Bill Bowerman, um mítico treinador de atletas.

Naquele momento (falamos no início dos anos 70), o basquetebol estava em crescimento e foram muitas as marcas que estavam a entrar neste mercado, fosse como patrocinadores, fosse como desenhadores de calçado. A Nike não quis perder a oportunidade e, com o objetivo de amplicar o seu público, pôs as mãos à obra para criar as suas primeiras sapatilhas de basquetebol.

nike blazer
blazer brancas

Assim surgiram as Nike Blazer, que foram postas à venda pela primeira vez em 1973. Com o nome das sapatilhas quiseram prestar homenagem aos Portland Trail Blazers, equipa de basquetebol fundada em 1970. E isto porque a Nike, conhecida antes disso como Blue Ribbon Sports, foi fundada na cidade de Portland. E, além do mais, é também o lugar de nascimento do Phil Knight, pelo que não haveria outro clube melhor para prestar tributo.

Ler mais: história das Air Max 90

O desenho das Blazer Mid: ao detalhe

No que toca ao calçado de basket, tanto o aspeto como os materiais destas sapatilhas eram o melhor que se podia ter naquela década. O melhor do melhor para qualquer jogador da NBA.

Começando pela parte superior, o cano de tamanho médio ajudava a proteger a parte do tornozelo. Uma parte superior em couro resistente e uma lingua com acabamento em nylon. Um pormenor interessante na reedição das Nike Blazer 77 é que se respeitou o pormenor da língua para reforçar a aparência vintage. Se reparares, a parte superior está aberta e vê-se a espuma interior, que serve como efeito amortecedor.

nike blazer novas
blazer atuais

Relativamente à parte inferior das sapatilhas, assentam numa entressola vulcanizada que já era uma das melhores opções disponíveis na altura. O objetivo era proteger a planta do pé e conseguir uma boa aderência ao chão.

A Nike decorou as sapatilhas com o famoso Swoosh, nas laterais, como um selo de identidade. Temos também o logo retro da Nike na etiqueta da língua e o nome em letras maiúsculas, na parte traseira.

Ver mais: Coleção das Nike Blazer na loja

Do basquetebol ao skate: a evolução das Nike Blazer

Ora, como é óbvio, os tempos mudaram, e já ninguém usa as Blazer Mid para jogar basquetebol. Ainda assim, estas sapatilhas encontraram um novo nicho: o skateboarding. Muitos adeptos do skate calçam-nas quando chega a hora de sair. E, efetivamente, até se criou uma nova edição das Blazer sob o selo da Nike SB.

Blazer Skateboarding

Estes ténis acabaram também por revolucionar a forma como se desenhavam as sapatilhas com cano baixo. As Nike Blazer Low são praticamente iguais às originais, mas sem o cano alto da sapatilha que cobre o tornozelo.

Quem calçou as Nike Blazer?

As Blazer Mid tornaram-se extremamente populares graças a alguns jogadores de profissionais de basket que decidiram calçá-las durante os jogos. Entre todos, destaca-se o George Gervin, conhecido como “The Iceman”. Jogou com elas na NBA quando fazia parte dos San Antonio Spurs.

nike george gervin
blazer george gervin

As colaborações mais famosas

Mas a história das Nike Blazer não fica por aqui! Ainda que em 2020 se tenha feito o relançamento oficial das Nike Blazer Mid 77, fomos assistindo a diversas colaborações ao longo dos anos. Algumas delas com marcas bem fortes no mundo do streetwear. Falamos também de modelos que, por norma, chegam com pouco hype e poucas unidades, pelo que se esgotam rapidamente.

Uma das colaborações mais famosas foi a da Off White x Nike Blazer em 2018. Redesenhada por Virgil Abloh, chegaram com um Swoosh sobredimensionado que ocupava grande parte da entressola, famosa etiqueta lateral, uma braçadeira, cordões com a palavra “SHOELACES”, o texto na lateral interior e uma lingua mais alta.

Off wHite x Nike Blazer 2018

No ano seguinte, 2019, chegaram as Nike Blazer x sacai. Como é já costume da marca japonesa, elegeram duas sapatilhas da Nike e juntaram-nas para criar um desenho híbrido. Neste caso, juntaram as Blazer Mid às Dunk High. Vê-se claramente a duplicidade de elementos, como o Swoosh ou a língua.

Ler mais: tendências Nike do momento

Como combinar as Nike Blazer: ideias para outfits

O primeiro conselho que te vamos dar tem a ver com o comprimento das calças. Como sabes, estas sapatilhas são Mid, pelo que chegam a cobrir o tornozelo. Se queres mostrar bem estes ténis, evita levar calças que cubram o cano. Isto é, procura umas calças com as extremidades mais curtas ou então faz dobras. Afinal, de que serve ter umas sapatilhas tão fixes se depois as vais tapar?

conselhos blazer
blazer com calças curtas

As Blazer também se destacam mais quando usadas em conjunto com umas calças mais justas nas extremidades inferiores, aí pela zona dos tornozelos. Ficarão muito bem com umas calças de ganga ou com uns chicos skinny. Ou até uns joggers. Também podes experimentar com umas leggings se gostas de um look mais desportivo.

Talvez no verão seja mais complicado de criar um outfit com as Nike Blazer, mas também temos a solução. Se, por ventura, utilizares estas sapatilhas com uns calções ou bermudas, não te esqueças de levar umas meias mais altas. A sério! Experimenta!

Ler mais: outfits dos influencers

Por fim, e agora que já conheces a história das Nike Blazer, as primeiras sapatilhas de basquetebol da Nike, não te esqueças de dar uma olhadela à coleção que temos no nosso site. Encontrarás diversas cores e modelos, tanto para homem como para mulher. Oh, e claro, não te esqueças de nos seguir nas redes sociais 🙂

Mais artigos como este

Seguinte artigo