A Juicy Couture, é, sem dúvida, a marca mais feminina da lista de marcas que encontrarás na JD Sports. Além de estética arrojada, a história da marca é toda ela bastante interessante. Queres saber mais? Continua a ler!
A necessidade aguça o engenho
Gela Nash-Taylor e Pamela Skaist-Levy eram duas colegas que trabalhavam numa loja em Los Angeles. Em 1988, quando Gela engravidou, não conseguiu encontrar roupa que se adaptasse ao seu novo corpo. E assim surgiu a ideia: as duas amigas decidiram unir forças e criaram uma linha de roupa de maternidade.
O sucesso foi efémero, pelo que mudaram o seu foco para os essenciais, tendo desenvolvido a t-shirt perfeita. Com base em quatro critérios principais (corte, composição, conforto e cor), lançaram uma t-shirt de manga curta com gola em V, em 26 cores diferentes, sob a etiqueta Juicy Couture.
Após a forte crise económica nos anos 90, e com o consequente crescimento económico, as pessoas quiseram gastar e ostentar artigos mais caros ou, pelo menos, vistosos e de aspecto luxuoso. Foram algumas razões que levaram ambas as designers a optar por acrescentar ‘Couture’ ao nome da marca, apenas para dar a ideia de uma linha exclusiva, premium e na moda.
O resultado foi fantástico e logo lançaram a nova coleção de roupa básica que contava com camisolas, calças de fato de treino e tops. Os fatos de treino para desporto custavam uns extravagantes $155, nada baratos, mas ainda assim acessíveis.
Marketing de Vanguarda
Os fatos de treino Juicy Couture foram um marco na moda nos anos 90 e 2000, e foram usados por todas as celebridades incluindo Paris Hilton, Jennifer Lopez, Lindsay Lohan, Britney Spears (na foto em baixo, em 2003 com um fato de treino azul-bebé) e Vanessa Hudgens (na foto em abaixo, em 2007, com um fato de treino Juicy Couture em preto e umas botas UGG), tornando-se um verdadeiro fenómeno da moda casual americana.
Na época, Gela e Pamela, as fundadoras da marca, não tinham orçamento suficiente para promover a marca de uma forma tradicional, através da compra de espaço publicitário em revistas, pelo que decidiram entregar algumas das suas coleções aos VIPs.
Os paparazzi fizeram o habitual: seguiram e fotografaram estas celebridades, que vestiam fatos de treino da Juicy Couture, sendo que tais fotos vieram parar aos tablóides internacionais, pelo que a marca obteve muita publicidade com um custo baixo: o equivalente ao custo de produção do artigo e uma pequena taxa de envio.
Esta técnica de marketing, que foi um ponto-chave na história da Juicy Couture, não é propriamente nova e vemos isso no instagram, com inúmeros influencers que recorrem às hashtags para dar a conhecer as marcas. No entanto, e ainda que isso seja hoje prática corrente, há 30 anos atrás não era tão habitual, e as fundadoras da Juicy Couture foram das primeiras pessoas a tirar partido desta oportunidade.
Roupa icónica
Efetivamente, a Juicy Couture é uma marca borbulhante, flamboyant e toque vintage. Os fatos de treino de veludo são o símbolo da moda dos anos 90 e 2000 e agora, com o regresso do estilo retro, estão novamente disponíveis para dar esse toque, mesmo nos looks mais desportivos.
O veludo e a seda são os tecidos que melhor representam a estética da marca, enquanto o strass e o glitter formam o logótipo Juicy Couture que finaliza a coleção com um toque inconfundível de glamour.
Na JD Sports podes encontrar toda a coleção Juicy Couture, ideal para raparigas e mulheres que queiram estar confortáveis sem sacrificar o glamour. Também estão disponíveis os novos biquínis para o Verão!
Oh, e se queres conhecer a história de outras marcas, também publicámos uma série de artigos sobre a história das Air Jordan 1, das Puma Suede, sobre a história das míticas Stan Smith e também das intemporais Air Force 1.