jdsports-search-image
jdsports-hamburger-image
featured-image

MODA | 05/01/2022

As tendências de Streetwear para 2022

Cuidado com o que está para vir! O novo ano está cheio de novas tendências da moda urbana, tanto em roupa como em sapatilhas. Com um 2021 algo peculiar, agora é o momento de ver o que vai ser mais popular e marcará 2022 em termos de street style.

Aqui na JD Sports Portugal, decidimos arriscar e tentar adivinhar quais as tendências de streetwear que vão ter sucesso durante o ano de 2022.

Tendências do Streetwear para 2022

Sapatilhas vintage: Clássicos renovados

Basta olhar para muitas das novas sapatilhas que foram lançadas recentemente. A maioria delas, embora concebidas na era atual, procura resgatar o estilo retro que marcou as últimas décadas, desde os anos 70 até aos anos 2000.

Outra forma interessante é renovar as sapatilhas clássicas e dar-lhes uma nova reviravolta. Isto aconteceu com as Fórum 84 da adidas Originals, que serviu de inspiração para criar as Forum Bold. É claro que as silhuetas de outrora também foram resgatadas tal como estão e a sua presença no mercado foi impulsionada graças à colaboração e ao lançamento contínuo de novas cores.

adidas Forum
Nike Dunk

Finalmente, esta tendência de inspiração vintage também afeta aos materiais e às cores. Há um claro interesse em dar aos ténis um aspeto envelhecido e mesmo usado. As entressolas vão de branco puro a um tom creme ou amarelo-claro. Para não mencionar o furor causado pelas New Balance 2002R “Protection Pack” com uma parte superior que literalmente lhe faltam peças para dar a impressão de que estão muito desgastadas por já terem sido utilizadas.

Ver na Loja


Coleção de roupa unissexo: o futuro está na moda genderless

Felizmente, a sociedade está a mudar. Há muito que deixámos para trás a ideia absurda de que há cores para raparigas e cores para rapazes. O passo seguinte é no vestuário e calçado. A moda em geral está a avançar para tamanhos unissexo, conhecidos como genderless. As roupas não têm género. As sapatilhas não têm de ser apenas para homens ou apenas para mulheres. Se gostas e são do teu tamanho, compra-as e deixa de pensar se estão ou não categorizados para o sexo com o qual te identificas.

IVY PARK Genderless
IVY PARK Unisex

Dentro da tendência de género neutro está a coleção IVY PARK, que em 2021 optou por coleções nas quais encontramos roupas unissexo com tamanhos para todos. Esperemos que em 2022 vejamos muitas mais marcas de roupa de street style que aposta na moda genderless.

Ver na Loja


New Balance em todo o lado: não há quem as pare.

As New Balance puseram todos de pé durante o ano passado, tornando-se uma das marcas de topo do momento. Naturalmente, uma das tendências do stree tstyle de 2022 é que as New Balance continuarão a ser muito importantes e não deixarão de ver pessoas em todo o lado a andar com os seus últimos lançamentos.

New Balance 327
New Balance 878

O sucesso tem estado consistentemente ao seu lado. Casablanca’s 327, Aimé Leon Dore’s 550 ou Salehe Bembury’s 2002R são apenas alguns exemplos que marcaram um marco para a empresa sediada em Boston. Também não podemos deixar de lado o sucesso de lançamentos gerais como o modelo 878 nas suas diferentes cores cinzentas ou a muito interessante reinterpretação de um dos seus clássicos sob o nome de 57/40.

Como assim, ainda não tens umas sapatilhas New Balance? Vai buscar o teu par à JD, porque em 2022 ainda vão dar muito que falar.

Ver na Loja


Calças Cargo: Mais bolsos por favor

A estética outdoor tem continuado a ganhar impulso nos últimos meses. Uma das peças mais representativas da roupa de montanha e de caminhadas é precisamente as calças cargo, que voltará a ganhar força no streetwear em 2022. Esta tendência visa principalmente trazer o estilo exterior à cidade, tornando as calças mais práticas e tirando partido da resistência que os seus tecidos tendem a ter.

Pantalones cargo negros
Cargo pants negros

Caso não saibas do que estamos a falar, as calças cargo (ou cargo pants) são calças que têm bolsos extra, geralmente na coxa ou no joelho, nas laterais. Estes bolsos extra têm normalmente uma aba ou fecho de correr. Eram bastante populares há anos entre certas tribos urbanas, mas hoje em dia tornaram-se bastante democratizadas e podem ser vistas em todo o tipo de looks e estilos.

As marcas desportivas estão também a conceber muitas calças cargo nas suas recentes coleções, tais como a FILA, Nike, The North Face ou a Hoodrich

Ver na Loja


Cada vez mais sustentável: Sapatilhas de materiais reciclados

Mais uma vez, a sustentabilidade estará presente e continuará a ser uma tendência em 2022. Podes não ter prestado muita atenção, mas há cada vez mais sapatilhas que são fabricadas de uma forma eco-friendly. As características habituais são que aproveitam os materiais descartados das próprias fábricas, evitam o desperdício e reciclam o máximo possível.

Nike Air Max Pre-Day
Nike Vapormax 2021

Embora fosse muito óbvio quando uma sapatilha era feita de materiais reciclados e quando não era, hoje em dia não é tão claro. As técnicas melhoraram muito e se vires ténis como os Nike Air Max Pre-Day ou os Vapormax 2021, nunca dirias que são feitos com elementos aos quais foi dada uma nova vida. Já não há qualquer desculpa para não começar a andar com calçado mais sustentável graças ao trabalho das marcas e à variedade de modelos nos seus catálogos.

Ver na Loja


Tendências do Streetwear para 2021

Homewear: uma maior preocupação com a roupa de usar em casa

Ninguém teria imaginado no início de 2020 que estaríamos tanto tempo em casa. Durante estes meses demos conta de muitas coisas: que tínhamos um vizinho que era DJ, que fazer pão caseiro não é tão difícil quanto isso e que é importante ter um bom pijama.

Escolher roupa de estar em casa, que seja confortável e minimamente estilosa é um dos compromissos para 2021. Ter aquele conjunto com ursinhos já não cola. Agora o que se procura é desenhos cuidados, com qualidade, para que nos sintamos bem com os mesmos.

Falamos, portanto, de camisolas de algodão, t-shirts básicas ou até calças de fato de treino tipo joggers. Isto para não mencionar a roupa interior: as meias, os sutiãs e as cuecas e, claro, os boxers.

O regresso da simplicidade

Estamos certos de que entre as tendências do streetwear para 2021 estarão as apostas de baixo risco e tanto as marcas como os clientes optarão pelo seguro. Falamos daquelas sapatilhas que toda a gente gosta, independentemente da idade, e que ficam bem com qualquer outfit, em qualquer pessoa.

Longe ficarão os dias das invenções, das tendências ultrafuturistas ou dos desenhos mais surreais. É momento de voltar a calçar as sapatilhas clássicas como as Vans Old Skool, as Converse Chuck Taylor, as Nike Air Force 1, as Puma Suede ou as adidas Superstar. Versatilidade e desenhos clássicos é o que não faltará, seguramente.

O conforto também é algo que se torna cada vez mais imperativo na hora de escolher sapatilhas. Não basta que sejam bonitas, é preciso que seja agradável caminhar com elas. E daí que se dê um maior valor e atenção ao calçado desportivo.

A moda urbana, cada vez mais sustentável

Já falámos diversas vezes sobre o tema aqui no blog. As marcas desportivas estão cada vez mais focadas na moda sustentável e estão a caminhar no sentido de conceberem produtos mais amigos do ambiente. Referimo-nos, entre diversas marcas, à Nike e à adidas.

Alguns exemplos passam pelo lançamento das Vapormax 2020 com materais reciclados, as novas versões de sapatilhas adidas mais eco-friendly e, claro, a crescente lista de sapatilhas vegan que não pára de crescer. E a melhor parte é que isto é só o princípio!

É certo, portanto, que uma das tendências para 2021 é a moda urbana sustentável, tanto no que toca à roupa como no que concerne às sapatilhas. Processos de fabrico diferentes, materiais reutilizados e um interminável número de propostas para que tudo o que leves para casa tenha uma menor pegada ecológica.

As cores Pantone de 2021

A Pantone costuma ajudar nas previsões quando escolhe a cor do ano. Para 2021 escolheram duas: a combinação de Ultimate Gray (17-5104) e Illuminating (13-0647). A primeira é uma cor cinzenta, mas muito versátil. A segunda é uma cor amarela, que procura transmitir positividade e alegria.

É certo que queremos vestir roupa e sapatilhas que sejam fáceis de combinar, mas também queremos dar um pouco de vida a cada um dos nossos outfits. E, como tal, nada melhor do que combinar o cinzento Ultimate Gray com o amarelo Illuminating.

É bastante provável que vejamos estas cores da Pantone nas novas coleções de roupa das principais marcas. De facto, muitas delas já contam com pelo menos uma peça com esse tom cinzento que tanto nos apraz.

Se te apetece continuar a ler, deixamos de seguida a lista das tendências do ano passado!

Tendências do Streetwear para 2020

Designs desconstruídos e em dose dupla

Uma das tendências de streetwear que acreditamos que vai continuar em 2020 são os designs desconstruídos. Este é o tipo de twist que, aplicado a um modelo clássico de sapatilhas, pode surpreender bastante, como foi o caso das Nike x Off-White, umas sapatilhas que relembram um protótipo ou um design inacabado. Mas não há dúvidas que um dos modelos que mais impulsionou esta corrente foram as sapatilhas Nike LD Waffle x sacai.

Mais experiências com diferentes materiais

Num mundo em que parece que não há mais nada que se possa fazer, as marcas de streetwear precisam de arriscar e inovar com as suas coleções. Uma forma de o fazer é com mudanças nos materiais ou nos acessórios das sapatilhas!

Um exemplo muito popular são as Nike Air Force 1 com velcro. É um modelo que conseguiu chamar a atenção de novo com pequenas mudanças no clássico design. Nesta nova versão, consegues personalizar as tuas sapatilhas alternando entre os Swoosh disponíveis.

Também estamos a ver várias mudanças na coleção de sapatilhas da adidas, para que sejam ainda mais especiais. Em 2019 começaram a lançar versões com tecidos refletores e solas que brilham no escuro.

Influências do trail running e do estilo outdoor

As marcas de streetwear começaram a lançar em 2019 algumas roupas e sapatilhas inspiradas nas actividades de exterior como alpinismo, escalada ou caminhadas. E tudo aponta para que isso continue por agora, muito graças ao impacto e influência das Balenciaga Track 2.

Algumas marcas, em alguns dos seus modelos, optaram por só mudar as cores e alguns detalhes para lhes dar um toque mais aventureiro. Um exemplo perfeito são as New Balance 997H x Cordura ou as novas cores das adidas Stan Smith e Continental 80, em tons de castanho e verde e com novos cordões. Foram pequenas mudanças, mas bastante eficazes, que permitiram unir as tendências em sapatilhas com as modas do momento.

Regresso das sapatilhas retro dos anos 70 e 2000

Muitos dizem que 2020 será o ano em que os ténis dos anos 70 voltam a ser tendência. Vários modelos ficaram esquecidos durante muitos anos, mas agora as marcas estão a voltar a lançá-los, aumentando o desejo dos sneakerheads de conseguirem o seu par de sapatilhas retro.

A magia destes modelos reside na sua simplicidade. São propostas versáteis, fáceis de combinar e com uma estética clássica que conquista qualquer um. É o caso de algumas sapatilhas como as Vans Era de 1976 ou as Converse One Star de 1974.

Mas, neste ano de 2020 não vamos ter apenas modelos dos anos 70. Outra década que vai voltar ao panorama das sapatilhas é dos anos 2000. As sapatilhas de running retro com cores vistosas e brilho metalizado vão ser um must-have, e um modelo que representa bem a essência destes anos são as Nike Shox.

Cada vez mais colaborações

As marcas já sabem que as colaborações são sempre uma ótima aposta, sejam com outras marcas, com artistas e até com produções de cinema e televisão. O segredo é conseguir um produto que seja único, especial e combine o melhor de cada uma das partes.

Em 2019, a popularidade das colaborações de Travis Scott com a Nike e a Jordan cresceu, e ainda se falou bastante no modelo exclusivo das adidas Superstar x Prada. Aqui na JD, apostamos nas cores especiais das Ozweego, que resultaram da colaboração com Pusha , e nos modelos Ultra Boost, NMD, Alphaedge 4D e Nite Jogger inspirados no Star Wars.

Os fãs de sapatilhas, e do estilo urbano em geral, exigem cada vez mais este tipo de designs e colaborações, e esta tendência continuará a crescer durante este ano. Um dos momentos mais esperados é o relançamento da marca Ivy Park da Beyoncé, que começa uma nova etapa dentro do grupo adidas.

Mais artigos como este

Seguinte artigo