jdsports-search-image
jdsports-hamburger-image
featured-image

MODA | 09/03/2022

A história da Champion: 100 anos resumidos em 4 minutos

Poucas marcas atingem uma longevidade como a da Champion. A marca de roupa desportiva e urbana está em cena há mais de 100 anos! Se és um grande fã das camisolas, t-shirts, casacos ou fatos de treino da marca, vais adorar a sua história. Com cerca de 4 minutos de leitura vais conhecer os detalhes mais importantes da história da Champion, marca imprescindível no catálogo da JD Sports.

O início da Champion como Knickerbocker Knitting Company

Temos de voltar ao ano de 1919. A família Feinbloom fundou a empresa Knickerbocker Knitting Company na cidade de Rochester, nos Estados Unidos. Desde o início deixaram claro que se queriam dedicar ao sportswear e que o fariam de uma perspectiva diferente dos outros.

champion homem
champion para homem

Cerca de uma década após o nascimento da empresa, mudaram o nome para Champion Knitting Mills. A marca tornou-se popular principalmente graças à sua coleção de camisolas. O grande boom veio logo depois, na década de 30, quando a Champion projetou o que é considerada a primeira camisola com capuz da história.

O conceito era simples e prático: adicionaram um capuz às camisolas que já haviam criado. O objetivo desta nova peça era que os atletas a usassem nos aquecimentos para fugirem ao frio durante os intervalos dos jogos. A partir de então, as camisolas da Champion tornaram-se o seu principal ícone e representam a perfeita essência clássica da marca. A sua popularidade quebrou barreiras, e para além do desporto, chegou também à moda urbana e ao streetwear.

COLEÇÃO CHAMPION PARA HOMEM

A marca aliada da universidade e do desporto

Embora não seja tão comum hoje em dia, a Champion chegou a estar fortemente envolvida no patrocínio de equipas desportivas. A primeira vez que o fez foi na década de 20, quando foi responsável pelos uniformes escolares da Wentworth Military Academy and College.

Este foi apenas o começo, pois mais tarde outros centros educacionais chegaram, tal como a Universidade de Michigan. Também foi apresentada uma nova coleção de roupa com foco em fatos de treino, voltada para as aulas de Educação Física nas escolas.

champion mulher
champion para mulher

O desporto de elite também se vestiu de Champion, principalmente depois da marca americana apresentar o seu logo com a letra “C”. Nos anos 70 esteve muito presente na liga de futebol americano da NFL e nos anos 90 triunfou na NBA, deixando a sua marca no basquetebol. Outro facto importante é que o seu logo esteve bem visível durante as Olimpíadas de Barcelona, ​​em 1992. Atualmente, a Champion é patrocinadora da NBL, liga de basquete da Oceania.

Mais de 100 anos de história: a Champion e as suas colaborações

É uma das poucas marcas de roupa desportiva que se pode orgulhar de estar no mercado há mais de 100 anos. Num século acontece muita coisa e a Champion que o diga… É uma marca importante na moda urbana e é por isso mesmo que muitas empresas e celebridades querem unir forças de uma forma ou de outra.

champion mulher
champion para mulher

Algumas das colaborações mais importantes com outras marcas de roupas ou calçados incluem a Supreme, Off-White, Stüssy, Bape e Timberland. Quanto às celebridades, é impossível não citar o estilista Rick Owens, a influencer Chiara Ferragni e o boxer Muhammad Ali. Outras coleções curiosas são as da saga de vídeojogos Super Mario Bros, o estúdio de animação Pixar, a banda desenhada do Homem-Aranha e a marca de cereais General Mills.

A nova coleção de roupa Champion

É hora de focar no presente. Depois de rever toda a história da Champion como marca, agora é hora de falar sobre a coleção de roupa para a estação primavera-verão deste 2022.

champion homem
champion para homem

Como já percebeste, uma das imagens de marca da Champion são as camisolas com capuz. Na nova coleção encontrarás não só hoodies como também joggers e mesmo fatos de treino para aquelas corridas matinais com temperaturas mais baixas. No entanto, as t-shirts básicas de manga curta também estão de volta. São modelos disponíveis em várias cores e em que o logo Champion surge como um pequeno elemento decorativo.

Encontrarás o melhor para completares o teu streetwear numa coleção marcada pela variedade de cores e pelo conforto, seja nos treinos ou no sofá!

AGARRA A COLEÇÃO DA CHAMPION

Aqui termina este resumo de 4 minutos! Lembra-te de que encontrarás a nova coleção da Champion para homem e criança na JD Sports.

Mais artigos como este

Seguinte artigo