jdsports-search-image
jdsports-hamburger-image
featured-image

SNEAKERS | 23/02/2022

A história das adidas ZX: todos os modelos

A coleção ZX da adidas é uma das mais populares coleções de sapatilhas dos últimos tempos. Desde o seu lançamento nos anos 80, estes ténis tornaram-se uma parte essencial de qualquer outfit no continente europeu.

Dentro da família adidas Originals ZX existem muitos modelos diferentes, cada um com a sua própria essência, com um design original e adaptado a cada ocasião. Após mais de 30 anos, estes ténis retro fazem parte da moda casual quotidiana, tanto pela sua estética como pelo conforto dos materiais.

Hoje, as adidas ZX 750 são uma das silhuetas de maior sucesso, mas há muitas mais. Hoje na JD Sports contamos-te a história das ZX e os diferentes modelos que existem.

adidas zx 750 homem
adidas zx 750 azul

Os inícios da coleção adidas Originals ZX

Foi em 1984 quando a adidas Originals introduziu oficialmente a coleção ZX. O seu objetivo era criar uma linha de sapatilhas de corrida para todos os tipos de terreno e níveis. Havia modelos para uso diário, para corridas de curta distância ou para maratonas de longa distância. Qualquer corredor poderia encontrar a adidas ZX perfeita para ele.

Uma das características da coleção é que todas as sapatilhas têm um número como parte do seu nome. O primeiro modelo foi o ZX 500 em 1984 e um dos modelos mais recentes chegou em 2020 com o nome ZX 2K Boost.

Ver adidas ZX na loja

Evolução das ZX 500 às ZX 2K Boost

Três décadas dão para muito, basta olhar para as adidas ZX. Cada sapatilha da coleção reflete as tendências e tecnologia do seu tempo. O amortecimento Soft Cell ou o lendário sistema Torsion para uma melhor estabilidade são apenas alguns exemplos. Vemos esta evolução muito mais claramente quando comparamos as ZX 500 com as ZX 2K Boost, ou seja, o primeiro modelo com o último. A mudança é evidente, com um design futurista, tecnologia de ponta e tendências de streetwear.

Todos os tipos de sapatilhas adidas ZX

adidas ZX 500 (1984)

Os primeiros ténis que a adidas Originals apresentou como parte da gama ZX foram os ZX 500, uma verdadeira transformação no design de sapatilhas de corrida. Para os criar, tiveram em conta as necessidades que os atletas tinham na altura e o foco estava sobretudo na versatilidade. Queriam que fossem adaptáveis para todos os tipos de corrida e superfícies.

Jacques Chaissaing e Markus Thaler foram responsáveis pelo seu design revolucionário e desportivo. Já nos anos 80, a adidas ZX 500 já era apreciada pelo seu bom amortecimento e sola antiderrapante, que serviram de base para os modelos posteriores.

adidas ZX 600 (1985)

Um ano mais tarde, em 1985, chegaram as ZX 600, que também foram bem acolhidas entre os atletas devido ao seu design pensado especialmente para os treinos. Têm vários pormenores de borracha de diferentes níveis de dureza e reforços nas áreas mais propensas ao desgaste. A parte superior também apresenta um tecido mais durável em comparação com o modelo anterior. Esta silhueta clássica foi reemitida em 2007.

adidas ZX 700 (1985)

adidas zx 700 hd azul
adidas zx 700 azul

No mesmo ano das ZX 600 também foir lançado o modelo ZX 700. Uma das maiores diferenças é a sua estética, que é claramente mais futurista. Foram concebidas para corridas de longa distância, pelo que a adidas se manteve fiel à ideia de criar diferentes tipos de ténis de corrida. A parte superior da malha respirável era um elemento essencial, pois proporcionava o conforto, a leveza e a ventilação necessárias para a corrida de longa distância. Nos últimos anos, a silhueta foi remodelada, tendo como resultado as adidas ZX 700 HD.

adidas ZX 750

adidas zx 750 azul
adidas zx 750 azul

Outra silhueta que emergiu nos anos 80 foi a adidas ZX 750, talvez uma das silhuetas mais memoráveis e reconhecíveis até aos nossos dias. Respeita o tecido da parte superior das ZX 500 e acrescenta mais painéis de camurça. Conta também com um estabilizador no calcanhar e uma entressola que amortece perfeitamente cada passo. Os modelos em preto, cinzento, azul-marinho e vermelho são os mais populares.

Os ténis ZX 750 da adidas são atualmente muito bem sucedidos e nós na JD Sports recomendamo-los sempre. O seu aspeto clássico está muito presente nas tendências do estilo urbano e a versatilidade que costumava ser popular no mundo do desporto é agora perfeita para os looks do dia a dia. Este modelo está mais vivo do que nunca e em 2020 até receberam uma nova versão, os ZX 750 HD.

Ver adidas ZX 750 na loja

adidas ZX 800 (1986)

Eram um dos maiores representantes do calçado desportivo da época. Tudo nas ZX 800 estava focado no desempenho, como a estabilidade da entressola e o conforto e durabilidade dos materiais superiores. Outro detalhe interessante é que foram incluídos elementos refletores para aqueles que queriam umas sapatilhas para correr à noite.

adidas ZX 8000 (1988)

adidas zx 8000
adidas zx 8000 torsion

A marca adidas utilizou pela primeira vez a tecnologia Torsion nas sapatilhas ZX 8000, que estrearam em 1988. Foi uma revolução e uma nova etapa na linha ZX. Este elemento foi adicionado à sola com o fim de alcançar uma maior liberdade de movimento e estabilidade. Com esta evolução, foi alcançada uma melhoria no desempenho dos atletas e hoje em dia a adidas continua a utilizar a tecnologia Torsion System. Como as ZX 8000 foram as primeiras a tê-lo, são para muitos umas sapatilhas de culto.

adidas ZX Flux (2014)

adidas zx Flux pretas
adidas zx Flux
Ver adidas ZX Flux na loja

adidas ZX 2K Boost (2020)

adidas zx 2K boost amarelas
adidas zx 2K Boost

Chegámos à época atual com o lançamento dos ZX 2K Boost em 2020. Também foram lançados outros ténis da mesma linha, os ZX 1K Boost ou os ZX 5K Boost. O seu design renova completamente a coleção, pois opta por silhuetas futuristas influenciadas pelas atuais sapatilhas de corrida. No entanto, mantém alguns elementos clássicos, tais como a tecnologia Torsion na entressola.

O amortecimento adidas Boost já tinha sido utilizado anteriormente noutros ténis da marca alemã, mas agora pela primeira vez foi utilizado nuns ZX. Se já eram confortáveis, imagina o quão confortáveis são agora que têm o Boost. Quase como andar sobre uma nuvem.

adidas ZX Wavian

adidas zx wavian pretas
adidas zx wavian

Embora historicamente a coleção adidas ZX tenha estado intimamente ligada ao público masculino, está a tornar-se cada vez mais comum ver que a marca está também a tentar incluir o público feminino. Prova disso são as sapatilhas ZX Wavian, um modelo focado principalmente nas mulheres. A silhueta é fiel a tudo o que foi feito anteriormente na coleção, com um aspeto muito clássico ao qual foi acrescentado dinamismo por meio de elementos ondulados.

A entressola é volumosa e alguns dos materiais utilizados na construção das sapatilhas são reciclados.

Outros modelos da adidas ZX

Estes são apenas alguns dos modelos mais destacados, mas a adidas ZX tem mais de 20 modelos diferentes, cada um com a sua própria personalidade. Variam em peso, acolchoamento, materiais, elementos decorativos. Basta ver as ZX 500 e as ZX Flux, são completamente diferentes umas das outras.

Algumas das sapatilhas que deixámos de fora são as ZX 1000, ZX 9000 ou as ZX 4000, para mencionar algumas das lendárias silhuetas da coleção. O que é evidente é que a estética retro dos anos 80 acompanhará sempre estas sapatilhas.

adidas zx 750
adidas zx 750 cinzentas

Agarra já o teu par na JD Sports

Já conheces a história das ZX! Agora chegou o momento que estavas à espera: os teus próprios ténis da adidas Originals ZX. Passa pela nossa loja on-line JD Sports para ver todos os modelos no nosso site e compra a tua cor favorita. Entra e vê todos os modelos ZX 750, ZX Flux e ZX 2K Boosts, alguns exclusivos da JD.

Tudo adidas ZX na JD Sports

Para os curiosos que querem saber mais sobre a história das sapatilhas adidas, recomendamos o artigo sobre a todas as sapatilhas da adidas e a respetiva história.

Mais artigos como este

Seguinte artigo