Havaianas, o ícone de Verão

Com quase 60 anos de história, é impossível não conhecer a marca Havaianas. Os famosos chinelos de dedo já deram a volta ao mundo e são um essencial todos os Verões, seja para ir à praia ou à piscina ou mesmo para dar uma volta pela cidade. 

Por aqui, na JD Sports, apostamos que já tiveste pelo menos um par de Havaianas no teu guarda-roupa e que as usaste até não dar mais, não é verdade? Mas sabes como surgiu o mítico modelo de chinelo de dedo que dá tanta cor ao teu Verão?

Modelo brasileiro, inspiração japonesa

Corria o ano de 1962 quando, no Brasil, surgiram os primeiros chinelos de dedo da marca Havaianas. Fazias ideia que o nome foi emprestado do “Havai”? Faz sentido, não é? No entanto, a inspiração para este modelo em particular veio de um calçado típico do Japão, os chinelos de dedo Zori, cujas solas são feitas em palha de arroz!

Já as Havaianas são feitas com uma sola de borracha, com uma textura inspirada nos grãos de arroz, que já é um dos detalhes que fazem destes chinelos um modelo inconfundível.

chinelos havaianasImagem retirada de havaianas-store.com

Dois anos depois do lançamento, eram poucos os trabalhadores brasileiros que não tinham o seu próprio par de chinelos de dedo da Havaianas. Havia vários vendedores ambulantes que estacionavam as suas carrinhas, cheias com os modelos da marca, e todos corriam para as comprar. Elas até eram entregues em simples sacos de plástico.

A 19 de julho de 1966, os chinelos de dedo de borracha foram patenteados pela Alpargatas (empresa detentora da Havaianas), sendo então a marca Havaianas considerada a inventora deste ícone de Verão. 

Até ao momento, as Havaianas só estavam disponíveis em azul e branco, mas em 1969 houve um erro de produção e surgiu uma versão em verde! O fabricante temeu que este modelo não fosse vendido, mas muito pelo contrário: foi um sucesso. Sendo assim, este é o motivo pelo qual hoje encontramos tantas cores diferentes, porque este erro abriu a porta a novas possibilidades. 

Original vs Réplicas

havaianas verdesImagem retirada de havaianas-store.com

Como todos os produtos que vão ganhando popularidade, é normal que existam outras marcas a tentar replicar a fórmula de sucesso das Havaianas. Em 1973 o slogan da marca chegou a ser “Protege-te das imitações. Legítimas, só mesmo as Havaianas. Não se deformam, não se soltam as tiras e não têm cheiro”. Tudo para mostrar ao seu público-alvo que, por muito que tentassem, as outras marcas nunca teriam todas as vantagens de umas Havaianas originais.

A prova da qualidade das Havaianas deu-se na década de 80, pois os chinelos de dedo de borracha tornaram-se oficialmente em algo fundamental na vida dos brasileiros. Chegaram a ser incluídos numa lista de produtos fundamentais para controlar a inflação pelo governo brasileiro, junto de coisas como arroz e feijão!

Novo Século

Quase no novo século, estes chinelos davam alegria à vida de muitos, incluindo famosos. Começaram a ser lançadas várias cores e para todas as ocasiões. Durante os anos 90 surgiram várias coleções: as Havaianas Floral, com flores de hibisco, as Fitt e Baby e ainda a coleção Top, super colorida e vibrante, onde o que fizeram foi virar a sola colorida…. para cima! 

Em 1998, deu-se o Mundial de FIFA e a Havaianas lançou o modelo mais vendido em todo o mundo, o “Brasil”. Contava com uma pequena bandeira do Brasil na tira, o que as tornou num sucesso global. É verdade que o Brasil pode não ter ganho a taça, mas as Havaianas sem dúvida que levaram o prémio.

chinelos de dedo havaianasImagem retirada de havaianas-store.com

Rapidamente chegaram a diferentes partes do mundo e as Havaianas eram já vendidas em Espanha, Portugal, França, Itália, EUA, República Dominicana e Japão no final do século XX. Hoje em dia já as podes encontrar em mais de 60 países!

Em 2000 fez-se luz, literalmente! A marca decidiu lançar uma coleção especial que… brilhava no escuro.  Durante a primeira década do novo século, a história da marca foi marcada por vários momentos, sendo um deles em 2003 quando foi um dos presentes oferecidos aos vencedores da maior cerimónia de prémios de cinema do mundo. Em 2006 deu-se o lançamento da coleção Slim, dedicada às mulheres, em 2007 abriram o primeiro escritório nos Estados Unidos da América e no ano seguinte em Espanha.

nova coleção

Preocupação ambiental

Em 2004 a Havaianas começou a sua parceria com Instituto de Pesquisas Ecológicas, que tem por missão contribuir para a conservação das espécies dos ecossistemas naturais do Brasil, muitas das quais se encontram ameaçadas. 5 anos depois, uniu-se à ONG Conservação Internacional para apoiar projetos de conservação no arquipélago de Abrolhos.

Existe até uma coleção própria que ajuda a preservar o oceano e a fauna brasileira, as Havaianas Conservação Internacional.

nova coleção havaianas

Quase 60 anos de história

Foi em 2012 que a marca celebrou 50 anos de história, marco que celebrou com o lançamento de um modelo comemorativo cujos lucros reverteram a 100% para a UNICEF. Durante todo este tempo a marca sempre se voltou para os chinelos de dedo, com várias coleções a ser lançadas ao longo das décadas… Mas, a partir de 2015, alargou o seu leque de atuação lançando uma coleção de roupa e de óculos de sol.

Se queres adicionar este ícone de Verão à tua coleção de calçado, podes dar sempre uma vista de olhos à coleção disponível na JD Sports. Vais encontrar várias cores e tamanhos para homem, mulher e criança! São modelos imperdíveis, com o logótipo mais ou menos destacado, que te vão acompanhar durante o Verão, vás para a praia ou para a piscina.

Podes também dar uma vista de olhos ao nosso blog para descobrir a história de produtos como o bikini ou de marcas como a Vans. E se quiseres estar a par de todas as novidades, segue a JD Sports no Instagram!

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