Guia para escolher os tamanhos perfeitos para os mais novos

Tínhamos acabado de comprar as roupas para a nova estação, o clima muda e os nossos pequenos continuam a crescer. Ah, sim, porque as crianças crescem a olhos visto, algo que os nossos amigos e familiares fazem questão de nos recordar! E para além do crescimento super rápido, deu-se também a mudança de estação… e isso o que significa? Está na hora de renovar o guarda-roupa. Seja para o regresso às aulas ou para ir passear, temos os looks perfeitos para os mais novos!

Há vários fatores que devem ser considerados na hora de comprar roupa, principalmente quando se trata de escolher peças as para os mais pequenos, que têm muito mais necessidades e necessidades diferentes do que um adulto. Aqui na JD, decidimos criar um guia para te ajudar a escolher os melhores tamanhos de roupa infantil para os teus pequenos! Já tens papel e caneta? Então, vamos começar!

roupa infantil
guia de tamanhos infantil para criança


Como escolher o tamanho certo

Parece que acertar no tamanho certo ao comprar online é como ganhar o Euromilhões. Afinal, vamos a ver os guias das marcas e encontrámos o tamanho UK, EU, IT, FR, USA, polegadas, centímetros…. por onde nos devemos guiar? A que correspondem os tamanhos e números do calçado? Para evitar as devoluções, por mais fácil que sejam, basta seguir algumas dicas simples para comprar o tamanho perfeito.

Para começar, é necessário distinguir entre bebé e criança. No site da JD consideramos tamanhos de bebé dos 0 aos  3 anos, enquanto dos 3 anos 7 anos é roupa de criança. A primeira categoria divide os tamanhos em meses (altura do recém-nascido em cm), enquanto a segunda se refere aos anos da criança. O problema aqui é que, apesar da maior parte das marcas utilizar os mesmos parâmetros, pode acontecer de existirem algumas diferenças…

roupa infantil
guia de tamanhos infantil para criança


Antes de começar as compras online, é bom ter à mão as medidas da criança / bebé. Desta forma fica ainda mais fácil encontrar os artigos mais adequados, filtrando por tipo de produto, marca, preço, tamanho… Existem vários filtros para otimizar a procura do produto perfeito.

Como faço para medir meu filho / bebé?

  1. Altura: Posiciona o teu filho com as costas contra a parede, a cabeça voltada para a frente e os pés descalços, sem sapatos. Se for um bebé, espalha a fita métrica no chão e coloca o bebé ao lado dela. Estica ligeiramente a sua perninha e mede da cabeça ao calcanhar.
  2. Ombros: medidos de uma extremidade à outra dos ombros.
  3. Peito: passa a fita métrica à volta da parte mais larga do peito.
  4. Cintura: Passa a fita métrica à volta da parte mais estreita da cintura.
  5. Anca: Mede toda a parte dos, incluindo o rabo (com fralda se for bebé)
  6. Comprimento da manga: começa na extremidade do ombro passando atrás do cotovelo e chegando à unição do polegar.
  7. : Coloca a fita métrica no chão e põe o pé da criança sobre ela (com a pressão do peso corporal). Mede do calcanhar ao polegar.

Calçado

Agora que já temos as medidas, vamos dar uma vista de olhos ao guia de tamanhos infantil e tentar responder às perguntas mais frequentes quando se trata de calçado para criança.

sapatilhas nike para menino
adidas originals para menino


O calçado para bebé vai do 16 ao 27 (tamanhos da UE) enquanto o calçado infantil vão de 29 a 35 (tamanhos da UE), mas a que correspondem estes tamanhos?

Cada número corresponde a um comprimento em centímetros ou ao comprimento do pé, que medimos anteriormente. A correspondência entre centímetros e número pode variar dependendo da marca, por isso deves consultar sempre primeiro o nosso guia de tamanhos infantil.

Por que é importante medir o pé com ele pousado no chão?

Ainda que o teu bebé seja adoravelmente pequeno, ao por-se de é vai também sofrer os feitos da gravidade. Ao colocar o pé no chão e ao ter de suportar o peso do corpo, o pé irá adotar uma forma e longitude diferente do que se estivesse deitado. Se a medida ficar entre dois números, é sempre melhor escolher o número maior, pois também se deve considerar que ainda vai usar meias.

Tenho de comprar os sapatos 1 ou 2 tamanhos acima para durarem mais tempo?

Absolutamente não! Principalmente quando se tratam de bebés, a estabilidade é essencial e apenas o calçado do tamanho correto pode garantir o suporte adequado, especialmente na altura dos primeiros passos.

Sneakers para bebés
guia de tamanhos infantil

Tiras de velcro ou cordões?

O fecho de velcro é muito confortável para crianças com pés mais largo, já que permite personalizar ao máximo o ajuste. Já a opção com cordões é a opção ideal para crianças com o pé mais fino, porque permite puxar os cordões para cima para fazer o sapato aderir ao pé com segurança.

O meu filho ainda não anda, ele precisa de calçado?

Não, na verdade não. Aliás, forçar o pé dentro de um sapato pode alterar a estrutura da sola do pé de uma forma não natural. Para isso a melhor opção são as versões Crib: são mini versões das sapatilhas urbanas que, em vez da sola clássica, possuem uma sola flexível, suave e antiderrapante. São perfeitas para os dias mais frios porque servem como protecção adicional e são ideais para crianças que estão a gatinhar ou que começam a por-se de pé.

Roupa

Conforme mencionado anteriormente, os tamanhos em meses das roupas do bebé referem-se aos centímetros de altura enquanto os tamanhos de criança são divididos por anos. Também neste caso é necessário consultar o guia de tamanhos infantil de cada marca, tendo as medidas dos nossos filhos à mão. Mesmo no que diz respeito às roupas, as marcas podem variar nas medidas.

fato de treino menino guia de tamanhos infantil
fato de treino menina

Além do tamanho, é necessário ter em conta a composição das peças. É importante que os mais pequenos usem roupas com os melhores materiais, como algodão e poliéster respirável para permitir que a pele respire e fique seca, absorvendo a humidade. Mesmo as cores utilizadas para tingir as roupas devem ser de alta qualidade para evitar produtos tóxicos e, portanto, prejudiciais aos mais pequenos. A boa qualidade dos materiais também permite que sejam lavados com frequência sem perder a forma ou a cor.

O conforto é outro fator importante a considerar. Na verdade, garantir aos pequenos a máxima liberdade de movimentos é fundamental para o seu desenvolvimento motor e nada melhor do que fatos de treino, t-shirts e calções para os deixar brincar em absoluta liberdade. Vamos deixar de lado looks mais arranjados para ocasiões especiais e escolher roupas desportivas para o dia a dia.

Coleção infantil JD Sports

Para facilitar ainda mais a tua busca por roupa para os mais novos, criamos uma seção inteira dedicada ao público infantil, repleta de roupas e sapatilhas confortáveis ​​e com estilo. Todos os produtos essenciais que procuras em num só lugar.

chinelos
chinelos guia tamanhoa infantil

Nos dias mais quentes, melhor é deixar o pé respirar para mantê-lo seco e nada melhor do que um par de sandálias. Disponíveis nos tamanhos de bebé (16-27) e infantil (28-35), na nossa página vais encontrar diversos modelos e cores das nossas principais marcas como Nike , adidas e muito mais.

Por outro lado, nos dias mais frios, o ideal é apostar em calçados mais fechados. Desde botas a sapatilhas de marcas como adidas, Nike e Timberland podes encontrar vários modelos para garantir que os teus pequenos estão confortáveis e protegidos do mau tempo.

botas timberland
nike air force 1 guia de tamanhos infantil

Também vale a pena ver as t-shirts e calções, que certamente são a alternativa mais confortável e rápida para os meses quentes. Ou um fato de treino quentinho para os abrigar nos dias frios. O objetivo é sempre vestir os bebés e crianças com peças muito confortáveis, sem nunca perder de vista o estilo sportswear que distingue marcas de ponta como adidas Originals e Nike. E para os básico do dia a dia, também podes apostar na McKenzie, que conta com uma linha de produtos básicos que são fáceis de combinar.

adidas originals completo t-shirt e calções menino
guia tamanhos infantil McKenzie fato de treino menina

Para resumir: 1) tira as medidas do teu filho; 2) consulta sempre o guia de tamanhos infantil das marcas; 3) verifica a composição das peças; 4) opta por roupas simples e confortáveis.

Estas são as nossas dicas para compras online inteligentes. Agora só precisas de te por a par das novidades e escolher o look ideal para o teu filho.

VER COLEÇÃO DE CRIANÇA
Share

WHAT TO READ NEXT

MODA l Editor

Roupa de banho: propostas para o verão

As horas de sol estão a aumentar, ...

-->

MODA l Editor

A História da Juicy Couture

Juicy Couture, é sem dúvida, a ma...

-->

MODA l Editor

Roupa interior da Nike: os essenciais

Quando se trata de essenciais do di...

-->

JD NEWS l Editor

Coca-Cola x Fila: uma coleção refrescante

Pára tudo o que estás a fazer! A ...

-->

MODA l Editor

Sutiãs e leggings Nike: estilo em movimento

Estejas a treinar com pouco entusia...

-->

MODA l Editor

Como combinar sapatilhas com calças Palazzo

As calças palazzo, ou palazzo ...

-->