jdsports-search-image
jdsports-hamburger-image
featured-image

SNEAKERS | 22/03/2024

Como Limpar Sapatilhas: Os Melhores Conselhos

Toda a gente quer manter as sapatilhas o mais limpas possíveis. Sejas um apaixonado pela moda ou apenas um colecionador de sapatilhas, o que queres mesmo é que o teu par favorito dure o maior tempo possível. Por isso mesmo, na JD Sports queremos dar-te uma série de conselhos para que venças qualquer mancha no teu calçado e para que saibas como limpar sapatilhas ou, pelo menos, a melhor forma de o fazeres.

1. Prepara-te atempadamente: Spray que repele as manchas das tuas sapatilhas

Uma boa forma de evitar que os teus ténis se estraguem é protegê-los antes que as coisas corram mal. Um dos nossos produtos favoritos e que não nos cansamos de recomendar é o spray protetor de sapatilhas criado pela Crep Protect.

Este spray atua como uma barreira protetora e repele os líquidos que, eventualmente, possam cair sobre as mesmas. Desta forma, minimizas manchas, sujidade e humidade. Imagina lá o que aconteceria se virasses um bocado de ketchup em cima de umas sapatilhas novas, sem que lhes tivesses colocado Crep Protect primeiro… Mais vale prevenir que remediar.


VER ROUPA DE MULHER NA JD


Como se usa o spray da Crep Protect para sapatilhas?

  1. Em primeiro lugar, assegura-te de que as tuas sapatilhas estão tão limpas quanto possível e que não têm mancha alguma;
  2. De seguida, agita a lata de spray;
  3. Borrifa as sapatilhas com o aerossol a uma distância de mais ou menos 20 centímetros, em toda a superfície;
  4. Espera que seque;
  5. Se queres mesmo ter a certeza de que tudo correu bem, ou se é a primeira vez que usas o spray, passa-lhes uma segunda camada de Crep Protect.
  6. Aguarda aproximadamente 15 minutos até que as tuas sapatilhas estejam secas.

Com que materiais e tipo de calçado funciona?

A Crep Protect garante que o spray repelente funciona em sapatilhas com parte superior fabricada em canvas, camurça e couro.

Quanto tempo dura o spray da Crep Protect?

Uma vez aplicado o aerossol nos teus ténis, podes estar tranquilo durante mais ou menos duas a três semanas. É o tempo durante o qual dura o efeito da barreira super-hidrofóbica. Além disso, cada lata de spray Crep (200ml) protege até 12 sapatilhas.

Ver coleção Crep Protect na JD


2. A melhor forma de limpar sapatilhas segundo o tipo de material e mancha

Cada mancha é um mundo e cada sapatilha um universo. Por isso, às vezes, torna-se dificil saber com o quê ou como é melhor limpar o nosso calçado. Acima de tudo, utiliza o senso comum e não apliques produtos de limpeza agressivos ou de qualidade duvidosa sobre as tuas sapatilhas.

Como limpar sapatilhas de pele ou camurça

As sapatilhas com uma parte superior em pele são relativamente fáceis de limpar. Se a mancha apareceu depois de serem pisadas ou depois de as roçares em alguma superfície, podes simplesmente tentar limpá-las com uma toalhita húmida. Mas atenção! Fá-lo com calma e, se reparares que a mancha se está a expandir em vez de desaparecer, pára imediatamente.

Outra opção recomendável para este tipo de manchas “leves” é o Crep Protect Eraser. É uma goma com um design portátil com que podes suprimir as marcas de sujidade das tuas sapatilhas de pele ou camurça. De forma bem simples, só tens de a esfregar sobre a superfície manchada como se de uma borracha normal se tratasse, tal como as que usas nas aulas ou no escritório.


Como limpar sapatilhas de tecido ou lona

Talvez seja o material mais sensível às manchas. As sapatilhas de tecido tendem a sujar-se com mais facilidade, sobretudo quando têm tons mais claros. Ou se as utilizares para as tuas sessões de running.

Nesse caso, não há toalhita ou goma que te salve. O nosso conselho é que experimentes o Crep Cure, um kit de limpeza completo para sapatilhas sujas, independentemente do material. É bastante fácil de usar e só tens de seguir estes passos:

  1. Põe água quente num recipiente;
  2. Molha na água a escova que vem com o kit da Crep;
  3. Coloca um pouco de líquido Crep Cure na escova;
  4. Com a escova na mão, esfrega suavemente as zonas sujas das sapatilhas;
  5. Retira os restos de sujidade e espuma das sapatilhas utilizando a toalhita de microfibra que vem também com o kit;
  6. Aguarda que as tuas sapatilhas sequem.

Dependendo do quão graves estiverem as manchas, poderás ter de repetir o processo.


Como limpar sapatilhas de material sintético

O material sintético das sapatilhas é muito variado. Se vês que se assemelha a couro, podes tentar seguir os mesmos conselhos como se, de facto, fosse couro, ainda que não consigamos garantir que funcione. A outra opção é optar diretamente pelo Crep Cure, que deverá ser uma aposta eficiente.

Posso meter as sapatilhas na máquina de lavar?

Não! É a pior ideia que podemos ter, ainda que tal nos passe pela cabeça com demasiada frequência. O primeiro motivo pelo qual não as deves meter na máquina de lavar é porque vão dar um monte de voltas no tambor e acabarão por ficar danificadas. Isto significa que se podem rasgar ou desfazer, sendo a emenda pior que o soneto.

Mas nem é só isso. Pensa também na entressola ou na própria palmilha. Podem ficar em muito mau estado depois de centrifugadas e podem muito bem nunca mais voltar ao mesmo estado.

Obviamente que colocá-las na máquina de lavar é o método mais fácil mas também é o método mais agressivo. Por isso, é sempre melhor que optes por produtos profissionais para cuidar de sapatilhas, ainda que tal possa levar mais tempo. Valerá sempre a pena!

Ver coleção Crep Protect na JD


3. Cuida bem dos detalhes para que pareçam sempre novas

Ainda que as mantenhas sempre limpas, eventualmente, o tempo vai passar por elas e isso vai notar-se. De seguida, damos-te uma série de conselhos para que cuides dos pequenos detalhes e para que pareça que acabaste sempre de as tirar da caixa pela primeira vez.

adidas Continental 80 brancas
Nike Air Max 90 brancas

Como limpar os cordões das sapatilhas

Tens as sapatilhas mais reluzentes mas tens o cordões sujos? Então podes tirá-los, metê-los na máquina de lavar e ver se voltam a ficar limpos. Truque de mestre: mete os cordões dentro de umas meias ou de uma pequena rede para que não se percam no infinito buraco negro da máquina de lavar. Aquele misterioso lugar onde vão parar aquelas pequenas peças de roupa que nunca mais voltas a ver.

Se nem assim ficarem limpos, podes sempre comprar uns novos. Os cordões da Crep Protect são recomendáveis, sobretudo porque contam com tecnologia da marca que repele líquidos. E estão disponíveis em preto e branco!

Evita os maus odores

Se sabes que os teus pés vão suar, seja porque é verão, porque vais fazer desporto, ou porque tal te acontece naturalmente, podes sempre borrifar um pouco de spray desodorizante nas sapatilhas. Caso já as tenhas usado bastantes vezes e tenham já o cheiro entranhado, podes experimentar as pastilhas da Crep Protect. São uns pequenos ambientadores de sapatilhas que deixas no interior das mesmas para melhorar o odor. Não é algo infalível, uma vez que dependerá um bocado do mau odor, e se é muito intenso ou não, mas é muito provável que notes melhorias neste aspecto.

Crep Protect ambientador sapatilhas
ambientador sapatilhas crep protect

Tens as palmilhas desgastadas?

O simples uso das sapatilhas pode levar ao desgaste das palmilhas. Podem-se formar pequenos buracos, pode-se desfazer e estragar parte do desenho. Se és dos que cuidam de todos os detalhes e quer ter as sapatilhas imaculadas… bem, não precisamos de dizer mais nada!

Em muitas lojas, sapatarias ou centros comerciais podes encontrar palmilhas para calçado. Na JD Sports recomendamos-te as da Crep Protect pela sua comodidade e qualidade. Além disso, têm vários modelos pelos quais poderás optar consoante o uso que fores dar às sapatilhas.

Protege-as do pó e da luz quando não as estiveres a utilizar

Há muita gente que, quando chega a casa, as descalça e as deixa em qualquer lado. Está mal! Se as deixas por aí, os teus ténis estão à mercê do pó e de qualquer outra coisa que as possa manchar.

Outra má ideia é deixar a tua coleção de sapatilhas sem nenhum tipo de proteção. O motivo pelo qual dizemos isto é porque tanto a luz artificial da tua casa como o sol que entra pela janela podem atingir diretamente as sapatilhas e, como consequência, alterar a cor. O branco pode facilmente tornar-se amarelo e outros tons de cor podem acabar por se apagarem.

como limpar sapatilhas crep protect

Então e qual é a melhor forma de as protegeres? Bem… Tens sempre a possibilidade de as guardares nas caixas originais. Se, por outro lado, preferes que se vejam, podes sempre guardá-las nas caixas da Crep Protect. Contam com material que protege as sapatilhas dos raios de sol e da luz, pelo que não haverá perigo.

Se estas dicas te pareceram úteis, partilha o post com os teus amigos, sobretudo com os verdadeiros apaixonados pelas sapatilhas. E, claro, mantém-te atento porque vamos continuar a publicar artigos sobre streetwear, sapatilhas, tendências e muito mais.

Mais artigos como este

Seguinte artigo