jdsports-search-image
jdsports-hamburger-image
featured-image

MODA | 09/07/2020

A interessante história da New Era

Parabéns New Era! São já 100 anos, um número incrível, que não está ao alcance de todos! Passou-se um século desde que Ehrhardt Koch fundou a New Era Cap Company. O alemão escolheu a cidade de Buffalo, no estado de Nova Iorque, para dar os primeiros passos no mundo dos chapéus.
Para celebrar esta data contamos-te a história da New Era, aquela que é uma das marcas de chapéus mais conhecidas de chapéus.

Os primeiros passos da New Era

A história da New Era começa no início do século XX. Nos anos 20 triunfavam os chapéus ao mais puro estilo de O Grande Gatsby. Entre Fedoras e Pork Pie, eram comuns os chapéus com sortes elegantes, ainda que também não fossem menos comuns os chapéus com um corte mais industrial. Eram, no entanto, os acessórios mais populares entre homens e mulheres, pelo que a New Era decidiu não ficar para trás. E assim foi: durante o primeiro ano fabricaram 60.000 chapéus!

história new era

A empresa seguiu esta linha de ideias até ao início dos anos 30, sendo que nessa altura Harold Koch, filho do fundador, propôs centrar a produção em artigos mais desportivos. À data, ainda não existiam grandes nomes como a Nike ou a adidas que estivessem no setor, pelo que tomaram a decisão de aproveitar a oportunidade.

Além disso, e nessa altura, já se haviam criado as principais ligas desportivas (nos E.U.A.) como a MLB (Major League Baseball), a NFL (National Football League) e a NHL (National Hockey League). Era o momento perfeito para trabalhar um nicho de mercado que ainda estava por explorar. E foi graças a esta visão de mercado que a New Era se conseguiu expandir por todo o mundo e ter uma forte presença no desporto profissional.

Os chapéus de basebol como portaestandarte da marca

Depois de decidido o novo rumo que a marca levaria, a New Era apresentou em 1934 o ceu primeiro baseball cap. Um chapéu de basebol para a equipa dos Cleveland Indians. Algum tempo depois, começaram a subministrar material técnico a outras equipas como os Detroit Tigers, Brooklyn Dodgers ou os Cincinnati Reds. A empresa foi crescendo e nos anos 50 converteu-se no único produtor independente de chapéus para as equipas da MLB.

new era baseball caps
new era chapéus

Chegou o ano de 1954 e com ele um dos modelos mais famosos da marca, o boné 59FIFTY (5950), desenhado por Harold Koch.

O crescimento imparável da New Era levou a marca a transladar a produção para Nova Iorque, com a intenção de ter mais espaço e de melhorar a qualidade dos produtos.


Duas décadas depois, em 1974, a New Era já te tinha tornado no patrocinador oficial de chapéus de 20 das 24 equipas de basebol da MLB.

Do desporto à moda urbana

Na década de 70 a marca deu-se conta de que os seus produtos só estavam a ser comprados por jogadores profissionais de basebol ou então por adeptos do basebol que seguiam com grande interesse a modalidade. Algo suficiente para os começos da marca mas que se refletiu num grande número de potencial clientes que não estava a ser aproveitado.

chapéu new era branco
chapéu new era vermelho

A New Era começou uma série de campanhas para deixar claro que os seus chapéus não eram apenas para a prática desportiva. Na verdade, eram para todo o mundo e para serem usados em qualquer momento. Um acessório simples, cómodo e estiloso para combinar com um outfit diário. Diga-se que a campanha foi um êxito, ao ponto de que se registou uma maior procura que a oferta disponível. E ainda que ficassem sem stock, os pedidos e encomendas continuavam a chegar. O grande público estava, por fim, rendido aos chapéus da New Era.

New Era, a marca líder do setor

A consagração definitiva da New Era chegou nos anos 90 quando, depois de uma longa espera, conseguiram o seu ansiado desejo: converteram-se no fornecedor oficial de chapéus de TODAS as equipas da MLB!

Em 1996 apresentaram a coleção Heritage Series, que se tornou popular graças ao chapéu vermelho dos New York Yankees, que desenharam a petição do diretor de cinema Spike Lee. Um ano depois, chegou o logo Flag da New Era, representado por uma bandeira. Volvidas mais de duas décadas, continua a ser o mais utilizado.

Logo New Era

Os seguidores do streetwear também puderam disfrutar todos estes anos de diversas colaborações fantásticas, com marcas como a Supreme, Stüssy, The Undreds e Undefeated.

O regresso a Buffalo e às origens

Em 2006, a sede principal da New Era voltou à cidade de Buffalo, onde tudo começou, e onde se gunfou, em 1920. Durante estes últimos anos, seguiram os êxitos e, depois de dominar completamente o basebol, lançaram-se ao basquetebol e ao futebol americano. Atualmente, é a marca oficial e exclusiva dos chapéus de todas as equipas da NBA, MLB e da NFL, o que lhes confere uma interessante e forte presenta nos três desportos mais populares dos E.U.A.

chapéu new york yankees preto
chapéu new york yankees mulher

A história da New Era é, de facto, interessante e, atualmente, ninguém põe em caisa a importância da New Era no que toca a chapéus. Um acessório que nasceu no mundo do desporto e que se converteu, adaptando-se às tendências da moda urbana, tanto para homem como para mulher e criança. E o melhor é que, grande parte desse sucesso, se deve aos desenhos intemporais, um verdadeiro ícone que não passa de moda. Ano após ano, temporada após temporada.

Comprar New Era


Se ainda não teus o teu, não te esqueças de passar na nossa loja online em JD Sports Portugal. Encontrarás uma vasta coleção de modelos e cores, tanto de equipas como outros desenhos mais neutros.

Mais artigos como este

Seguinte artigo