jdsports-search-image
jdsports-hamburger-image
featured-image

SNEAKERS | 09/09/2021

A escolha da chuteira perfeita em 3 passos

É normal que, no início, estejas confuso e que a escolha da chuteira perfeita para ti seja díficil. Existem muitos fatores a ter em conta, desde o tipo de pitons ao material que cobre a parte superior da chuteira.

Na JD Sports resumimos-te em três passos o processo para escolher as melhores chuteiras de futebol perfeitas para ti. Desta maneira poderás esclarecer todas as tuas dúvidas e acertar quando fores comprar as tuas. Uma revisão essencial para começares a jogar futebol ou se já tens umas chuteiras mas sentes que não são as adequadas para ti.

Primeiro passo: Decidir qual é o tipo de sola que precisas

Se já foste a alguma loja ou se já visitas-te a nossa coleção online de chuteiras, reparaste que há imensos modelos dependendo do tipo de sola. Por este motivo, se é a primeira vez que compras chuteiras ou se pretendes oferecê-las a alguém, precisas de conhecer as principais diferenças e para que tipo de terreno é adequado cada pitão.

chuteiras pitons nike verde
chuteiras nike azul

Chuteiras FG (Firm Ground)

São as mais comuns entre os futebolistas profissionais. A principal característica é a sola de pitons proeminentes e rijos. Foram criadas para relvado natural.

Chuteiras AG (Artificial Grass)

Não é a mesma coisa correr em relvado natural que em relvado artificial. Por esta mesma razão, existem diferentes modelos dependendo onde as vás a utilizar. A altura dos pitons AG são ligeiramente mais baixos, maleáveis e achatados o que ajuda a agarrar melhor o piso.

Chuteiras TF (Turf)

Notas logo a diferença destas chuteiras visto que têm uma sola muito mais lisa e coberta de muitos e pequenos pitons. Costumam ser de borracha para que sejam mais moles que os pitons tradicionais. Estes modelos costumam ser usados em pisos de relva sintética.

Chuteiras IC (Indoor Courts)

São as chuteiras que se utilizam para futebol sala. Ao serem utilizadas num piso mais duro, a sola tem de ser plana e sem pitons. O normal é que a sola ofereça uma boa aderência ao piso.

Ver todas as chuteiras na loja


Segundo Passo: Pensar no ajuste e no conforto

Agora que já sabes qual o tipo de chuteira a considerar em função da sola e dos pitons, passamos à fase seguinte: a parte superior e os materiais. A chave aqui é saber que tipo de jogo vais fazer, qual é a característica mais importante para ti e, acima de tudo, o que é mais confortável para ti no terreno de jogo.

chuteiras pitons adidas cor-de-rosa
chuteiras adidas predator

Com o sem atacadores?

Embora a maior parte de chuteiras têm atacadores, existem algumas versões que não os têm. É importante que penses se queres ter a opção de poder ajustar ao teu gosto a chuteira ao pé, ou se preferes que se adapte automaticamente ao teu pé graças ao elástico.

Tipo de cano?

Outro componente importante é o cano da chuteira. Por um lado temos o corte clássico com um cano baixo, ligeiramente almofadado e que deixa livre a parte do tornozelo. Outra opção, a construção tipo meia que agarra mais a chuteira ao pé. Tem o cano alto em têxtil e de tipo meia que adapta-se e cobre o tornozelo. Desta maneira consegue-se uma maior conexão entre os movimentos do tornozelo e a chuteira.

Parte superior e peso da chuteira

Se o teu potencial é a velocidade, então deves ter em conta o peso das chuteiras, priorizando os materiais ligeiros. Se pelo contrário o teu ponto forte são os remates à baliza presta especial atenção à dureza da parte superior. Ao chutar com mais força precisas que a parte superior seja mais resistente para proteger bem o pé.

Coleção Homem


Coleção Mulher


Coleção Criança


Terceiro passo: escolher a marca e o design

Já tens uma ideia dos aspetos técnicos de uma chuteira, certo? Agora por último, já só tens de decidir qual é o design e a marca que mais gostas e com a que te sentes mais confortável. Na loja da JD Sports tens os lançamentos mais recentes de chuteiras da Nike, adidas e PUMA quer para adulto como para criança. Passamos agora a contar-te as principais diferenças entre elas.

chuteiras pitons nike brancas
chuteiras nike brancas

Chuteiras da Nike

Os modelos mais conhecidos da marca são os Mercurial, Phantom e Tiempo. Cada temporada são atualizados com novas cores e pequenas alterações no design. Este ano adicionaram o logo Swoosh em grande e utilizaram as cores cinzenta, verde fluorescente e turquesa.

Chuteiras da adidas

Na marca alemã encontramos silhuetas que fizeram história, como as famosas adidas Predator ou as Copa. Têm preferência pela cor preta para os seus designs, geralmente combinada com outros tons, tais como rosa fúcsia, roxo, cinzento ou amarelo fluorescente. As 3 Riscas da marca costumam sempre aparecer ou na lateral ou na biqueira.

Chuteiras da PUMA

A coleção da PUMA vem com as chuteiras Future e Ultra. Caracterizam-se por ter um estilo mais dinâmico graças ao efeito que causa as linhas finas que percorrem a parte superior. Uma característica interessante é que alguns dos modelos possuem um sistema de atacadores alternativo para ter um ajuste mais completo.

Ver Nike


Ver adidas


Ver PUMA


Já sabes quais são as chuteiras que queres? Bem, agora o que tens de fazer é ir ao site da JD Sports e escolher as chuteiras que sabes que são perfeitas para ti. Compra o teu par online, espera a recebê-lo em casa e dá o teu melhor em campo.

Recomendamos-te que continues a ler mais conteúdos sobre futebol no nosso blog, tais como o post especial sobre os equipamentos de futebol ou das seleções e a informação mais relevante da Eurocopa 2020-2021.

Mais artigos como este

Seguinte artigo