jdsports-search-image
jdsports-hamburger-image
featured-image

SNEAKERS | 03/01/2022

O que é a tecnologia Flyknit?

A Flyknit mudou a forma como vemos as sapatilhas. Esta tecnologia permitiu que a Nike criasse modelos mais versáteis e leves, tendo aprimorado o desempenho no desporto, e, ao mesmo tempo, mudado o estilo nas ruas… Mas o que é exatamente a Flyknit?

Hoje vamos falar-te sobre a tecnologia Flyknit, e mostrar-te como se tornou numa parte essencial das tuas ‘tilhas da Nike!

tecnologia flyknit

VER TODA A COLEÇÃO NIKE NA JD

Porquê Flyknit?

Antes da Flyknit entrar em cena, as partes superiores das sapatilhas eram geralmente feitas da mesma maneira: vários materiais costurados juntos. Este método criava grandes quantidades de resíduos devido ao excesso de material e limitava a forma como as sapatilhas poderiam ser usadas.

Com a Flyknit, a Nike criou uma parte superior sem costuras que pode ser feito sob medida – reduzindo o desperdício em cerca de 60% – e permitindo, ao mesmo tempo, que esta seja micro-projetada para atender às necessidades de diferentes modelos, essencialmente na estrutura e suporte necessários.

A Nike manteve a boca fechada sobre a construção exata da Flyknit, mas o que sabemos é que os fios e as variações de tecido são projetados com precisão apenas onde são necessários, para criar uma parte superior leve, de encaixe perfeito e virtualmente sem costura. Perfeito para mudar a aparência das tuas sapatilhas.

tecnologia flyknit

O que é a tecnologia Flyknit?

As origens da Flynit

O objetivo da Nike era criar uma construção leve, mas robusta, que minimizasse o desperdício! Este tem sido um objetivo de longo prazo para a equipa da Swoosh; já nos anos 80, haviam experimentado umas sapatilhas de malha ultraleve – as Sock Racer. Com as Sock Racer e várias outras tentativas que se seguiram, a Nike descobriu que a parte superior, embora leve e respirável, não tinha a estabilidade de que precisava.

A Nike começou inicialmente a trabalhar em direção à Flyknit por causa do desejo dos atletas por sapatilhas que tivessem as qualidades de uma meia – um ajuste confortável e de suporte que é virtualmente despercebido por que as usa, e que dessa força melhorasse as suas performances nas corridas.

Um grande avanço para a Nike veio em 2008, quando a tecnologia Flywire entrou em cena. O cabeamento Flywire usava fios leves e de alta resistência para fornecer suporte exatamente onde era necessário, o que deu à Nike a confiança de que poderiam criar uma parte superior com o mesmo suporte leve.

Durante 4 anos, os principais programadores, engenheiros e designers da Nike experimentaram e pesquisaram tecnologia de malha, eventualmente trabalhando uma máquina de tricô para meias e camisolas para criar as primeiras partes superiores Flyknit. A Nike encontrou com sucesso uma maneira de dar às sapatilhas o suporte, a flexibilidade e a respirabilidade de que precisavam – tudo numa única camada!

tecnologia flyknit

Sporting Flyknit

A Flyknit foi finalmente revelada quando foi lançada em 2012 nas Flyknit Racer. As Flyknit Racer são um modelo de corrida leve, que usam a parte superior inovadora para fornecer um desgaste ajustável e durável. O facto de que o primeiro uso da tecnologia Flyknit pela Nike foi numas sapatilhas projetadas para maratonas mostrou que a durabilidade e o suporte com uma parte superior de malha nunca seriam um problema.

Desde as Flyknit Racer que a Nike mudou os modelos desportivos que usa e a tecnologia — mostrando o quão versátil a Flyknit pode ser!

Em 2013, Eric Avar, o homem por trás de todos as sapatilhas do gigante e saudoso Kobe Bryant, decidiu que era hora de mudar as coisas. Com as Kobe Elite 9, Avar trouxe a Flyknit para dentro de campo. As Flyknit Kobe deram aos atletas o mesmo desempenho de destaque com o benefício adicional de um desgaste leve e movimentos mais rápidos dos pés.

No ano seguinte, em 2014, a Flyknit finalmente entrou em campo com as chuteiras Magista. A parte superior Flyknit completa dava a quem as usasse um ajuste seguro, ao mesmo tempo que trazia toque e controlo para um desempenho de nível superior. Qualquer um que duvidou que a Flyknit poderia funcionar para jogadores de futebol de alto nível, foi capaz de ver a estrela alemã Mario Gotze a marcar o golo da vitória no final do Campeonato do Mundo de 2014 enquanto deslumbrava em campo com as chuteiras Magista!

Kobe Elite 9
chuteiras flyknit
VER COLEÇÃO CHUTEIRAS NIKE

Flyknit Flying High

Desde que a Flyknit chegou em 2012, não só se tornou uma parte essencial de muitos modelos desportivos, mas também um visual de destaque nas ruas. Sapatilhas como as Vapormax Flyknit e as Epic React Flyknit combinam amortecimento de desempenho com a Flyknit para um estilo expressivo.

Com a Flyknit nos pés de atletas e de fãs de sapatilhas, fica claro que esta tecnologia está a mudar os sapatilhas como as conhecemos — tornando-as mais versáteis e leves. O CEO da Nike, Mark Parker conseguiu prever o sucesso da tecnologia Flyknit quando afirmou que não era apenas o futuro da Nike, mas o futuro das sapatilhas em geral…

Visto esta ser a primeira publicação de 2022 aqui no blog da JD, desejamos-te um excelente 2022 e que passes este ano connosco, sempre cheiinho de estilo. E não te esqueças, sempre que precisares de dar um boost a esse guarda roupa visita a JD Sports.

Mais artigos como este

Seguinte artigo