jdsports-search-image
jdsports-hamburger-image
featured-image

MODA | 27/12/2022

As tendências de streetwear para 2023

O ano novo está a chegar e traz consigo novas tendências da moda urbana no que toca a roupa e a sapatilhas. Com um 2022 bastante poderoso, agora é a hora de ver o que irá marcar 2023 no mundo do streetwear. Aqui, ousamos prever o que pensamos que terá sucesso e se tornará moda no ano que vem!

Calças largas: o adeus definitivo aos skinny jeans

tendencias streetwear
tendencias streetwear

Na verdade, aconteceu há um ou dois anos, mas, caso haja quem ainda não tenha entendido, os skinny jeans já sairam de moda. No entanto, se gostas, óptimo, não há problema em continuares a usá-los! Mas agora o que se usa são calças largas. Estamos num bom momento para roupa oversize, e entre esta corrente estão as populares calças parachute.

Além destas, existem mais tipos de calças largas, incluindo joggers mais soltinhas, cargo, em boca de sino… Existem calças para todos os gostos. Não precisam de ser super largas, podes começar com algo intermediário e ir experimentando aos poucos.

Dad shoes: sapatilhas retro que se destacam com um look oversized

tendencias streetwear
tendencias streetwear

Esta tendência do streetwear para 2023 está intimamente relacionada à anterior. Se vais começar a usar roupa larga, notarás imediatamente que as sapatilhas com cano mais baixo ou com pouco volume ficarão totalmente ofuscadas (ou mesmo cobertas) pelas calças. Por isso, o melhor nestes casos é optar por calçado desportivos do tipo dad shoe, já que são mais largos, altos e com mais volume.

O nome deste estilo de sapatilhas vem do facto de estar geralmente relacionado com as sapatilhas que os nossos pais costumam usar ou tiveram na juventude. O toque retro ou clássico nunca falta, como é o caso de modelos como as New Balance 2002R.

Outro estilo diferente dentro da mesma categoria é o que vemos na Salomon e a sua coleção de calçado para trekking ou trilha. São também sapatilhas vistosos e “muito à pai”. Ao mesmo tempo, enquadram-se numa outra tendência que tem estado muito presente em 2022, que é o estilo outdoor.

Looks Monocolor: Tudo junto com uma cor só

tendencias streetwear
tendencias streetwear

Podemos “culpar” o fato de treino por esta tendência. Costumam ser formados por duas peças, superior e inferior, que combinam perfeitamente devido ao uso da mesma cor. Com a ascensão dos fatos de treinos nos últimos dois anos, é normal que o gosto por roupa monocolor se tenha espalhado muito para além do sportswear.

A ideia é muito simples. Na parte de cima, usa uma camisola, camisola com capuz ou casaco da mesma cor da calças, que podem ser de qualquer tipo (longas, curtas, joggers, cargo, chino…). Se quiseres ir um passo além, faz com que as sapatilhas também combinem com a roupa. Ah, e adiciona acessórios como chapéus ou bolsas de ombro, bem como mais camadas de roupas, como um colete, por exemplo. E, claro, tudo na mesma cor!

Escolher branco, preto ou cinza é o mais fácil, então em 2023 os looks monocolores irão optar por tons mais ousados, como vermelho, azul, rosa, verde, castanho, amarelo ou roxo.

Sapatilhas de corrida dos anos 2000: Nostalgia dos snekears metalizadas

tendencias streetwear
tendencias streetwear

Nos últimos meses, sapatilhas como as ASICS GEL-Kayano 14 ou o New Balance 530 transportaram-nos para os queridos anos 2000. Naquela época, os mais populares eram as sapatilhas de corrida com toques metalizados, geralmente em prata. Outra característica comum era combinar um tecido altamente respirável no peito do pé com alguns reforços sintéticos distribuídos dinamicamente.

O sucesso que estas silhuetas têm tido faz com que continuemos a tê-las na mira para 2023 como uma das tendências do streetwear. Tudo indica que ainda têm espaço para crescer, e há mais sapatilhas dentro deste estilo que continuam a ser lançadas, como as recente New Balance 1906R.

Ficam ótimas com joggers, jeans, leggings e calções. Outra ideia é combinar este tipo de sapatilhas com um estilo streetwear “adulto”, ou seja, com um ar mais formal, já que esse contraste chama a atenção e dá um ar brutal!

Golas: O complemento para o outono-inverno

tendencias streetwear
tendencias streetwear

Para alguns, tudo começou quando o uso de balaclavas como parte do look se popularizou nas passarelas da moda. Talvez este acessório não tenha pegado muito na moda de rua, mas serviu para dar uma nova vida a outro acessório semelhante: as golas.

Ao cobrir apenas a área do pescoço (e a boca e o nariz, dependendo de como a posicionas), as golas não são tão exageradas ou peculiares quanto as balaclavas. São amplamente usadas, são confortáveis ​​e cada vez há mais marcas a investir neste acessório, incluindo a Nike, Jordan e The North Face.

As pesquisas do Google também deixam claro o aumento dessa tendência, que já começou a ser notada na estação passada. Até artistas como o rapper Beny Jr. incorporam este acessório como parte do seu look.

Então e tu? Já começaste a renovação do teu guarda-roupa para 2023? Dá uma vista de olhos ao nosso instagram, e não percas as melhores oportunidades. promoções e novas coleções lançadas pela JD! Daqui desejamos-te um excelente ano, carregadinho de estilo!

Mais artigos como este

Seguinte artigo