jdsports-search-image
jdsports-hamburger-image
featured-image

SNEAKERS | 17/01/2022

New Balance: A história do equilíbrio perfeito

De certeza que as sapatilhas com o ‘N’ na lateral já te chamaram imensas vezes à atenção. E que já viste um “NB” na camisola do F.C. Porto. Hoje trazemos-te a história da New Balance, uma das mais conceituadas marcas desportivas norte-americanas, e pelo meio mostramos-te os modelos mais icónicos que podes comprar na JD Sports!

A marca nasceu nos Estados Unidos, mais precisamente em Boston no Massachussets em 1906. Na verdade, o seu nome na altura era New Balance Arch Company, nome escolhido pelo emigrante irlandês William J. Riley, que a fundou. O mais insólito é que se acredita que Riley chegou a este nome depois de observar galinhas no quintal… A partir daqui decidiu encontrar um sistema que mantivesse o equilíbrio (balance) perfeito, tal como as patas de uma galinha. Dessa forma, o seu primeiro produto foi uma palmilha ortopédica, reforçada com 3 suportes.

NEW BALANCE 878

Em 1956, a empresa mudou o nome para New Balance Athletic Shoe Company e mudou também de donos. Quatro anos mais tarde, a marca desenhou o primeiro calçado de corrida com sola ondulada, denominado “Trackster”.  Equipas de atletismo de faculdades americanas como o MIT e a Universidade de Boston adotaram este calçado como o predileto para praticar desporto.

NEW BALANCE 327

NEW BALANCE 327

Em 1972, a marca passou a chamar-se New Balance Inc. (nome pela qual a conhecemos hoje), depois de ser comprada pelo seu dono atual, Jim Davis. Destacamos nesta década, a coleção 320 que rapidamente se tornou numa das sapatilhas mais vendidas e procuradas do mundo.

Dando um passo gigante para 2015, através de uma das suas subsidiárias, a Warrior, começou a patrocinar equipas de futebol. Entre elas o F.C. Porto e o Liverpool FC. A parceria com a equipa portuguesa continuou, mas como New Balance. A Roma e o Lille são também outras equipas patrocinadas.

NEW BALANCE 720

A marca americana tem parcerias com equipas de todos os desportos e atletas e ligas dos cinco continentes. É ainda o responsável pelos equipamentos da seleção costa-riquenha, patrocinador dos futebolistas Sadio Mané e Toni Martínez e jogadores da NBA como Kawhi Leonard e Jamal Murray. Mas não é só no desporto que a New Balance está presente. Uma das coleções mais fantásticas é com o músico Jaden Smith, as New Balance Vision Racer.

NEW BALANCE jaden smith vision racer

Porquê a New Balance?

A New Balance oferece-te uma fantástica tecnologia, como várias inserções gel na entressola, calcanhares super confortáveis num grande variedade de tamanhos, sejam eles mais largos ou mais apertados. Mas a marca é muito mais que calçado. A oferta de roupa inclui produtos como t-shirts, camisolas, casacos e fatos de treino, tudo com o selo de qualidade que já nos habituou.

Vê aqui toda a coleção da New Balance presente no site da JD Sports!

Mais artigos como este

Seguinte artigo