Tudo sobre a Timberland, a marca imprescindível no inverno

É oficial. O outono já chegou às ruas do país e, com o frio do inverno a esconder-se a cada esquina, o melhor que podemos fazer é preparar-nos para enfrentar as baixas temperaturas, o frio e a chuva. E não falamos de tirar o gorro e o cachecol do armário.
E já sabes “pés quentes, cabeça fria”, cantava o mítico Caetano Veloso, e não há melhor forma de te moveres, seja nas aulas ou no escritório. E qual é o melhor calçado de inverno? A Timberland, está claro.

Se ainda não tiveste de fazer alterações ao teu guarda-roupa e precisas de calçado para os dias mais frios, continua a ler! Contar-te-emos tudo sobre líder em sapatilhas e botas de inverno.

A Origem do Nome e do Logo

A pitoresca cidade de Abington, Massachusetts, foi a que viu nascer nos anos 60 a marca que fez parte da revolução do calçado.  Neste pequeno cantinho dos Estados Unidos da América, a família Swartz criou a sua empresa, especializada em calçado. Dez anos mais tarde, começaram a fabricar produtos utilizando uma técnica de injeção de molde, que permitia fundir a sola com a pele dos sapatos, tornando as costuras desnecessárias. Desta forma, conseguiram evitar que a água e a neve entrassem, conservando o calor no interior do calçado.

Não foi, no entanto, até aos anos 70, que a empresa encontrou o seu nome e a sua identidade. Transladaram-se a New Hampshire e aí, entre os bosques madeireiros da zona, nasceu a marca Timberland. Nasceu assim o nome e o símbolo da marca.

logo timberland(Imagem ?: timberland.com)

O logo mostra uma árvore, provavelmente um azinheiro, dentro de um semicírculo. O símbolo é colocado à direita do nome da empresa, que aprece com o lettering em negrito. Tanto o nome como o logo são geralmente pretos, colocados sobre um fundo branco.

Durante as décadas seguintes, a marca foi ampliando a sus variedade de produtos. Desde peças de pele impermeável a calçado de alto rendimento.

O calçado foi criado com o princípio de satisfazer a necessidade dos trabalhadores e operários, mas dado o seu desenho particular e comodidade das solas e entressolas, as botas da Timberland conquistaram todo um mundo. Converteram-se, na verdade, num must-have imprescindível para uma quantidade considerável de celebridades.

Khloé Kardashian, Hailey Baldwin, Pharrell, Drake, Rihanna e Gwen Stefani foram só alguns dos nomes vistos a calçá-las.

Materiais e Processos de Fabrico Sustentáveis

botas timberland

A marca está também muito comprometida com a proteção do meio ambiente, estando a estabelecer relações com as comunidades com as quais trabalha. Daí que os seus processos de fabricos tendam a ser o mais ecológicos, justos e sustentáveis possível.

Alguma vez te preguntaste de que são feitas as botas da Timberland? Continua a ler que te vamos por a par de tudo!

Borrachas e Plásticos Reciclados

Cientes de que as suas botas eram um produto-chave, em 2007 lançaram as Earthkeepers, um novo modelo mais amigo do ambiente. Cada par foi feito com uma garrafa de plástico reciclado para o forro, borracha reciclada e couro tratado. Tudo da forma menos prejudicial possível para o planeta.
Em 2019, praticamente todos os produtos da Timberland eram fabricados a partir de elementos reciclados e de materiais renováveis ou orgânicos.

Algodão de Origem Sustentável

Em 2018, 75% do algodão que a marca utilizava para os seus produtos têxteis provinha de origem sustentável. Agora, comprometeram-se a que 100% do algodão utilizado no vestuário seja certificado como biológico, reciclado ou de comércio justo, de origem americana, ou de origem BCI (“Better Cotton Initiative”).

Cada peça de vestuário da coleção Earthkeepers conta com, pelo menos, um componente criado a partir de uma mistura de pelo menos 50% de algodão biológico. Em suma, o algodão que utilizam tem sido cultivado sem químicos ou aditivos e, de igual forma, têm sido usados métodos e materiais ecológicos para criar uma moda mais ética e sustentável.

botas sustentáveis timberland

Obtenção do Couro

Desde 2011 que a política da empresa assegura que o couro só pode ser obtido a partir de curtumes que tenham uma certificação de prata ou ouro por parte do Leather Working Group. Esta certificação é atribuída a curtumes que consigam demonstrar o cumprimento de boas práticas e elevados níveis de conformidade ambiental ao longo da cadeia de produção, incluindo a eliminação de resíduos químicos e orgânicos, emissões atmosféricas e consumo de energia.

Programa de Reciclagem de Calçado – Segunda Oportunidade

A marca de New Hampshire está ciente de que todos os anos se acumulam cerca de 12,3 toneladas de resíduos têxteis na União Europeia, a maioria dos quais acaba em aterros ou incineradores. Por essa razão, conceberam o programa Segunda Oportunidade, em colaboração com a Soles 4 Souls na Europa, para evitar que sapatos usados acabem em aterros sanitários.

Os clientes podem entregar o seu calçado Timberland em todas as 178 lojas e outlets da marca na Europa, seja de que marca for.

O calçado usado é enviado para centros específicos onde são meticulosamente selecionados de modo a que 80% dos materiais possam ser reciclados e o processo que lhes permitirá ter uma nova vida possa ter inicio.

botas timberland 6 inch

De resto, e além da satisfação de contribuir para a redução do impacto ambiental, o cliente recebe ainda um prémio por cada par Timberland que entregue.

Energias Renováveis

A Timberland sabe que, aquando o processo de fabrico, todos os fatores contam! Efetivamente, os materiais são a face visível, mas se acrescentarmos um processo de fabrico mais sustentável aos produtos, tanto melhor ! Para já, 50% da energia da Timberland provém de fontes sustentáveis.

Programa Plant The Change

Quando se fala em melhorar o meio ambiente e o bem-estar individual, não faz sentido ignorar o papel e a importância que as árvores têm. É por isso que a Timberland se comprometeu a plantar 50 milhões de árvores em todo o mundo, ao longo dos próximos cinco anos, em colaboração com sete organizações globais e como parte da campanha Plant the Change.

As botas Timberland são resistentes à água?

É perfeitamente normal que se faças esta pergunta a ti próprio. No inverno, a última coisa de que precisamos é de ter pés frios… ou sermos arrastados pela chuva… ou termos pisado uma poça sem querer ?.

Algumas botas da Timberland são impermeáveis e, como tal, também adequadas para a neve. No entanto, isto não se aplica a todas as botas. Assim sendo, o melhor a fazer é olhar para a ficha de cada produto e confirmar. Se as botas fore à prova de água, especificá-lo-emos para que não tenhas quaisquer dúvidas. É também possível que o nome das botas possa incluar o equivalente em inglês, “waterproof”, por isso, de uma forma ou de outra, essa informação será indicada em cada artigo. O que é certo é que as botas Timberland são as mais adequadas para o frio, mais do que qualquer outro tipo de sapatilha do streetwear.

botão timberland

De qualquer modo, isto não quer dizer que o aspecto do couro não possa sofrer alterações quando o mesmo se molha. Se tiveres escolha, evita mergulhar as botas na água para as manteres a 100% durante o máximo de tempo possível. Também não deves lavá-las na máquina de lavar roupa, ou à mão, com água. O ideal é usar uma escova de cerdas fortes para evitar danificar o couro. Depois, passar um pano ligeiramente humedecido e escovar novamente as botas. Estes pequenos passos devem ser suficientes.

Os modelos mais famosos

Não há Natal sem rabanadas e não há Inverno sem Timberland. É, juntamente com a Napapijri e a The North Face, uma das marcas quintessenciais desta época do ano. As botas e sapatos são concebidos com um aspecto clássico, típico de montanha, que continua a funcionar bem ano após ano. É um daqueles estilos que nunca sai de moda e que dá um ar mais premium a qualquer estilo. Se queres conhecer os modelos mais famosos da Timberland, continua a ler! ?

Timberland 6 Inch Premium: um clássico indiscutível

As 6 Inch Premium (conhecidas como as famosas botas amarelas) são as botas Timberland por excelência, as mais populares e as que toda a gente reconhece à primeira vista. Um dos clássicos de cada estação outono-inverno.

Timberland 6 Inch Premium

A parte superior destas botas de cano médio protege-te da chuva e tem um interior confortável. Talvez o mais característico destas 6 Inch Premium seja a sola sola de borracha com pequenos tacos. Dá-lhes uma maior resistência e uma boa aderência ao solo.

A versão original em castanho-claro é a mais conhecida. Também há outros desenhos com diferentes cores, ainda que o stock seja bastante reduzido. No catálogo da JD Sports encontrarás tamanhos para homem, mulher e criança.

Timberland Killington: uma versão moderna

As Timberland Killington são uma escolha vencedora e um presente seguro para esta época do ano. O desenho tem um ar mais moderno e urbano, mas não perde aquela essência clássica tão característica da marca. A parte superior em couro e o calcanhar almofadado, assim como o tamanho do cano, adaptam-se naturalmente ao pé, e o melhor é a tecnologia SensorFlex, uma “suspensão” de três camadas que amortece qualquer possível impacto ao caminhar.

Timberland Killington

Timberland Nellie: os botins de mulher

Os dias de chuva ou de neve não serão um problema se saires com estas botas de mulher da Timberland. A razão é simples: têm uma parte superior impermeável, de primeira qualidade, feita de couro. As costuras também ajudam a manter a água e a humidade na parte de fora.

Outro ponto positivo nestas botas tipo chukka é o conforto. No interior têm uma palmilha almofadada para melhorar o apoio do pé, e diz-se que isso evita a fadiga e o cansaço! Ideais para quando sais com o pessoal, ou para manter aquela sensação de conforto, mesmo em dias em que vás estar muitas horas nas aulas ou no trabalho.

Além da qualidade e conforto, as Timberland Nellie têm um estilo que é fácil de combinar. Um sapato de inverno com classe. E claro, muito na moda.

Timberland Field Trekker: o modelo mais sporty e juvenil

Parecem botas para caminhada. E, de facto, se quiseres, podes usá-las perfeitamente para caminhadas ou snowboarding. Mas as Field Trekker funcionam melhor com um estilo urbano. Na verdade, o seu forte está na estética tão típica da montanha. Um toque desportivo, clássico e casual. Uma mistura perfeita para a moda de inverno.

A combinação de formas e texturas confere-lhe um aspecto mais dinâmico e juvenil em comparação com outras botas da Timberland. Têm partes de couro, outras de tecido e alguns cordões inspirados no calçado de trekking.

A propósito, lembra-te que há três versões para homem disponíveis apenas na JD! Estão disponíveis em castanho, triplo preto e preto com sola branca.

Timberland Field Trekker

Timberland Pokey Pine: botas para bebé

A Timberland não se esqueceu das crianças ?. Os pequenos lá de casa têm a sua própria opção em miniatura para manter os pézinhos quentes. As Pokey Pine são uma das melhores opções para bebé: botas de qualidade, confortáveis e que protegem bem do frio do inverno.

Parecem os clássicos da marca para adultos, como as Killington ou as 6 Inch Premium. Simplesmente surgem numa versão mini e com detalhes especiais. Um deles é o fecho incluído na maioria dos modelos do lado interior para que sejam mais fáceis de calçar. Existe até uma versão destas botas com tiras de velcro!

Se comprares uma das botas Pokey Pine na nossa loja, as experimentares no teu filho/a e percebees que o tamanho não é o correcto, não há problema! Lembra-te que pode devolvê-las!

Timberland Statsberg Field: um exclusivo da JD Sports

Na JD somos grandes fãs da marca Timberland, da sua coleção de calçado e da filosofia tão relacionada com a natureza. É por isso que não podíamos deixar passar a oportunidade de ter as nossas próprias botas Timberland exclusivas da JD Sports. Não as encontrará em nenhuma outra loja, por isso, se procura um visual único, este é o ideal para ti! ??

As Statsberg Field têm um cano de tamanho médio. Uma das principais diferenças em relação a outros modelos da marca está nas laterais. É uma parte em têxtil, que lhe dá mais variedade de texturas e uma ligeira transpiração. Deste modo podes manter os teus pés quentes sem entrar em demasia.

Os logótipos da Timberland são claramente visíveis neste botins. Aparecem também na etiqueta da língua e junto ao calcanhar .

Estão disponíveis várias cores clássicas. Desde o famoso castanho-trigo ou o castanho-escuro até ao preto básico. Mas despacha-te que não sobram muitos tamanhos! ??

Share

WHAT TO READ NEXT

SNEAKERS l Editor

Nike Air Force 1: Todos os modelos

São consideradas por alguns as sap...

-->

SNEAKERS l Editor

De volta às origens: adidas Originals Forum

Quase 40 anos depois, a adi...

-->

SNEAKERS l Editor

As Nike Air Huarache estão de volta!

É oficial as Nike Air Huar...

-->

SNEAKERS l Editor

Nike Waffle One: cada vez mais populares

Em 2019 chegaram umas sapatilhas qu...

-->

SNEAKERS l Editor

Yeezy Boost 350 V2 Mono Mist: Onde e como comprar!

O verão está à porta e as YEEZY ...

-->

SNEAKERS l Editor

Cria a tua tendência com as Vans Old Skool

Se há uma umas sapatilhas que marc...

-->