jdsports-search-image
jdsports-hamburger-image
featured-image

SNEAKERS | 26/05/2020

História das Nike Cortez: o primeiro modelo da Nike

Já te falamos um pouco sobre a história das Nike Cortez no nosso artigo “A evolução das sapatilhas Nike e a sua história”. Mas achámos que este modelo merece um artigo próprio, dedicado a si e ao seu design intemporal. Afinal, está quase a celebrar 50 anos! 

Nike Cortez Classic Couro branco
Nike Cortez Classic Couro preto

Agora, mais do que nunca, as Cortez estão de volta à moda streetwear, completando os nossos outfits ao máximo, graças à sua silhueta e às novas cores. Então, está na hora de descobrir as origens e a evolução das sapatilhas que entraram na história da Nike como “as mais confortáveis ​​de todos os tempos”.

As origens: das TG-24 México às Cortez

As Cortez existem desde 1966 e começaram por ser um modelo assinado por Onitsuka Tiger (atualmente a ASICS), pensado por Bill Bowerman, co-fundador da Nike, juntamente com Phil Knight. Os dois estavam a tentar criar e comercializar um modelo de corrida que pudesse competir contra as sapatilhas de corrida da adidas, que eram consideradas as melhores daquela época.

Assim, durante uma viagem ao Japão, encontraram a empresa Onitsuka Tiger e, em conjunto com os seus engenheiros, criaram o tão desejado modelo de corrida. Este novo modelo introduziu um novo conceito de amortecimento, graças a uma entressola com uma camada de borracha entre duas camadas de espuma mais macias. Essa camada de borracha acabou por se tornar um símbolo e uma característica diferenciadora deste modelo. Além disso, a sola serrilhada acabou por garantir uma aderência incrível. Foi a partir de aí que a Blue Ribbon Sports, hoje em dia conhecida como Nike, começou a distribuir estas sapatilhas nos Estados Unidos.

Onitsuka Tiger TG-24 México
Onitsuka Tiger TG-24 México

O primeiro modelo foi chamado de TG-24 México em homenagem aos Jogos Olímpicos de 1968 no México, que decorreram no mesmo ano de lançamento das sapatilhas e foi assinado pela empresa Onitsuka Tiger. No mesmo ano, a empresa japonesa decidiu mudar o nome das sapatilhas para “Aztec“. Mas, na mesma altura, a Adidas também lançou um modelo com o nome ‘Azteca Gold’ em homenagem às Olimpíadas no México. Como tal, a Onitsuka Tiger e a Blue Ribbon Sports tiveram que pensar noutro nome e lembraram-se de ‘Cortez’ de Hernàn Cortès, um conquistador espanhol que causou a queda do império aztec. Obviamente, a escolha do nome não foi aleatória, já que indicava a supremacia das Cortez sobre as Azteca. Na época, foi uma escolha muito polémica, tendo sido discutida e criticada por vários, e, mesmo hoje em dia ,continua a receber algum feedback negativo. 

Rapidamente se tornou o modelo mais vendido de ambas as empresas, por um lado, pelo apoio no desempenho desportivo e pelo outro pelo design casual que permitia que fosse utilizado no dia-a-dia.

Ao mesmo tempo, a relação entre a  Onitsuka Tiger e a Blue Ribbon Sports não era a melhor. A Onitsuka ameaçava constantemente não renovar o contrato de exportação com a Blue Ribbon Sports e chegou a tentar comprar a empresa por um valor abaixo do valor real da empresa. Por outro lado, a Blue Ribbon Sports deu uma volta de 180º e em  1971 tornou-se na Nike (inspirado no nome da deusa grega da vitória). Esta mudança aconteceu para que pudessem produzir e distribuir modelos originais, incluindo as Cortez, desta vez com o famoso Swoosh nas laterais.

VER TODA A COLEÇÃO NIKE



Onitsuka Tiger TG-24 México
Onitsuka Tiger TG-24 México

A partir de então e nos 3 anos seguintes, a Onitsuka Tiger e a Nike continuaram a vender as Cortez. Até que, em 1974, um tribunal decidiu que os direitos do nome pertenciam à empresa japonesa, e os direitos de design eram da empresa americana. Nessa altura, a Onitsuka Tiger alterou a silhueta e criou as sapatilhas ‘Tiger Corsair’.

Nike Cortez no cinema e além

Também foi criada uma versão feminina do modelo chamada ‘Señorita Cortez‘, tendo sido utilizada pela atriz Farrah Fawcett no filme ‘Charlie’s Angels’. Escusado será dizer que as vendas e a popularidade do modelo aumentaram significativamente graças a este momento icónico na história das Nike Cortez.

Além disso, em 1980, o Elton John usou-as num espetáculo, dizendo “Eu gostava de dedicar esta primeira música aos meus bons amigos na Nike”. Nesse momento, levantou um dos pés, colocou-o no piano e mostrou as suas novas Nike Cortez ao mundo da música.

No entanto, o highlight das Nike Cortez foi quando apareceu nos pés de Tom Hanks no filme ‘ Forrest Gump ‘, numa das cenas mais famosas na história do cinema. As Cortez deram-lhe a força e o poder para conseguir correr durante 3 anos pela América.

Forrest Gump
Forrest Gump

Hoje em dia, já vimos este icónico modelo nos pés da super modelo Bella Hadid, que imitou a icónica cena de Farrah Fawcett em cima de um skate.

Nestes (quase) 50 anos, as Cortez estiveram entre os modelos mais populares e famosos de sempre. Além disso, permaneceram na história da Nike como ‘as sapatilhas mais confortáveis ​​de todos os tempos’ para homens, mulheres e crianças .

O design das Nike Cortez

Como mencionado anteriormente, o modelo clássico das Cortez é feito com uma parte superior de couro muito macia e uma entressola em espuma Phylon para o garantir o máximo de conforto. É completado com uma sola em espinha proporciona tração multidirecional.

No entanto, existem também outras versões que contam com uma parte superior de nylon ultra leve. Esta modelo dá-te uma uma sensação de frescura, sem dispensar o suporte proporcionado pelas sobreposições de camurça.

Nike Cortez Ultra Moire branco e vermelho
Nike Cortez Ultra Moire branco

Mas a verdadeira novidade são as Ultra Moire, que, mantendo os detalhes do modelo OG, possuem uma parte superior totalmente perfurada para garantir a respirabilidade e tornar estas sapatilhas ainda mais leves e flexíveis. Disponíveis em colourways exclusivas da JD, as  Nike Cortez Ultra Moire garantem conforto sem precedentes.

Em todas as suas versões, as Nike Cortez são um verdadeiro clássico, e não existe uma coleção de calçado que se preze que não tenha pelo menos um dos seus modelos. Desde os sneakerheads até aos amantes do estilo casual ou desportivo, estas sapatilhas são o toque final perfeito para qualquer outfit

Dá uma vista de olhos ao nosso website e ao nosso Instagram para não perderes os lançamentos e novidades, porque quem sabe? Um destes dias pode chegar uma nova versão das Nike Cortez! Mantém-te atualizado com o nosso blog

Se gostaste deste artigo sobre a história das Nike Cortez, podes descobrir a história de outros modelos, como as Nike Blazer , as Air Max 90 , as Air Force 1 e outros!

VER TODA A COLEÇÃO SAPATILHAS NIKE

Mais artigos como este

Seguinte artigo