jdsports-search-image
jdsports-hamburger-image
featured-image

SNEAKERS | 09/12/2019

Como surgiram as Nike Air Max 97?

Decidimos dar uma vista de olhos às primeiras sapatilhas com uma câmara de ar completa e que se tornaram um verdadeiro must-have em todo o mundo: as Nike Air Max 97. Sem dúvida um modelo imprescindível, mas sabes como nasceram estas sapatilhas que contam com uma história com mais de 20 anos?

Nem designer, nem desenho

Em 1997, as Air Max já estavam estabelecidas como a linha de destaque da Nike, e a pressão para conseguir mais um lançamento de êxito com outra silhueta era muita. Com muitos dos seus designers ocupados, a Nike decidiu testar a sua sorte com Christian Tresser. Este designer, que já tinha trabalhado com a Nike a desenhar chuteiras, também foi a mente por detrás das Spiridon, uma prima das 97.

Tresser recorda o momento em que lhe deram o projeto dizendo “Quando as 97 chegaram às minhas mãos, já tinham passado por outros dois designers. Disseram-me que este projeto seria um momento decisivo na minha carreira e que não fizesse asneiras”. Pouca pressão, não? Ele decidiu então voltar ao princípio e começou do zero. Criou um design único que contava com formas onduladas, inspirando-se na natureza. O desenho das ondas imita o efeito criado pelo cair de uma gota em água.

sapatilhas Nike Air Max 97

Inovação desde o começo

Para além do look tão diferente, as Air Max 97 traziam pela primeira vez uma câmara de ar completa. Com as tecnologias de Total Air utilizadas anteriormente nas AM95 e 96, as AM97 surpreenderam todos com a câmara de ar visível que se estendia ao longo de toda a entressola. O Tresser incorporou esta Air Unit no seu desenho para proporcionar a sensação de caminhar nas nuvens. Queria levar o amortecimento a outro nível de conforto total.

Em relação aos detalhes, o sistema discreto de cordões hoje em dia não é tão valorizado, mas na altura era completamente inovador. Ao não chamar tanto a atenção como os detalhes refletivos em 360º graus, os cordões eram um aspeto fácil de passar despercebido, mas que sem dúvida fazia parte do seu ADN.

sapatilhas Air Max 97 douradas
sapatilhas Air Max 97 pretas

Na hora de desenhar as sapatilhas, o Tresser utilizou uma variedade de materiais metalizados e tecidos refletores. Desta forma, conseguiu um desenho ainda mais impactante. Por isso, quando se lançaram no ano de 97, fez-se uma combinação de cores em tons de prata. Falamos das famosas Silver Bullet.

Sucesso incrível

Graças ao seu lançamento, as Air Max também foram as sapatilhas do momento no mundo da moda italiana. Faz parte da história das Nike Air Max 97 o facto de Giorgio Armani as ter usado durante a Milan Fashion Week de 1998. Na temporada seguinte, a Dolce & Gabbana incluiu-as nos seus desfiles.

Ver Air Max 97 na JD


Fora de Itália, as 97 também se destacaram no Reino Unido. A Mel C das Spice Girls começou a completar os seus looks com estas icónicas sapatilhas. Este foi um momento decisivo para a moda de fatos de treino e sapatilhas nas ruas do Reino Unido, que acabaria por ganhar popularidade com o lançamento das Air Max Plus em 98.

sapatilhas retro Nike cinzentas
sapatilhas Nike Air Max 97 em tons claros

Devido à sua popularidade em Itália, as AM97 começaram a ser coloquialmente chamadas de “Les Silvers”. Um nome que rapidamente se tornou viral e foi traduzido em todo o mundo. Hoje em dia, os modelos Nike Air Max 97, independentemente da cor, continuam a ser chamados de “The Silvers”. 

O estilo original modernizou-se e chegou na estilosa edição “Ultra”, esgotando todos os modelos sempre que é lançada uma novidade ou é reposto o stock na JD. Podes dar uma vista de olhos à coleção atual das Nike Air Max 97 aqui e estar a par de todos os novos lançamentos.

Mais artigos como este

Seguinte artigo