jdsports-search-image
jdsports-hamburger-image
featured-image

SNEAKERS | 06/12/2019

A história das Nike Air Force 1

Toda a gente conhece as Nike Air Force 1. É possível que até tu já tenhas tido o teu par. São um dos modelos de sapatilhas mais famosos da marca e um ícone da moda urbana. Mas o que sabes realmente sobre elas?

O seu nome vem do Air Force One, o avião do Presidente dos Estados Unidos. Já conhecemos os desenhos de cano alto, médio e baixo e qualquer uma dessas versões é uma aposta segura. Nunca decepcionam! Um clássico em qualquer coleção de sapatilhas e um éxito que começou em 1982.
Jogadores de basquetebol na campanha das sapatilhas Nike AF1 Imagem retirada de nike.com

O começo das Nike Air Force 1

No começo, foram criadas como clássicas sapatilhas de basquetebol. As Nike Air Force 1 ganharam fama graças ao apoio de profissionais do desporto, como o Moses Malone e o Bobby Jones dos Philadelphia 76ers, o Michael Cooper e o Jamal Wilkes dos Los Angeles Lakers e o Calvin Natt e o Mychal Thompson dos Portland Trail Blazers. Foram o modelo de eleição tanto de jogadores principiantes como de estrelas da NBA. Até Jerry Stackhouse e o Rasheed Wallace as levaram para o campo!

Bruce Kilgora, uma lenda no universo das sapatilhas, foi o designer encarregue de dar vida às AF1. O desafio era enorme. Para começar, foram as primeiras sapatilhas de basquetebol que alguma vez criou. E depois era a primeira vez que se implementava a tecnologia Nike Air de câmaras de ar a este tipo de calçado. O seu objetivo era melhorar o amortecimento e proteger a planta do pé dos impactos contra o chão. Para isso, seguia o slogan “Air in a Box”.

As Nike Air Force 1 tornaram-se num essencial, tanto dentro como fora, dos campos de basquetebol. Foi em bairros, como o de Harlem, que começou a transformação das AF1 num ícone de estilo de rua, tendo-se tornando rapidamente em sapatilhas de uso diário.

Apesar de hoje em dia se usarem sobretudo para sair à rua, estas sapatilhas estarão para sempre ligadas ao mundo do basquetebol. Ainda há pouco tempo a Nike lançou a coleção Air Force 1 NBA como uma homenagem às equipas Chicago Bulls, San Antonio Spurs e Golden State Warriors, entre outras.

Ver Nike Air Force 1 na JD Sports


Nike Air Force 1 NBA brancas
Nike Air Force 1 NBA vermelhas com meias subidas

A evolução das Nike Air Force 1

A verdade é que pouco mudou desde o desenho original da Air Force 1. Sim, já as vimos em muitas cores e com alturas diferentes, mas a essência mantém-se intacta. A maior mudança, possivelmente, terá sido a chapa (ou deubré) que decora os cordões. No começo era oval mas, em 2017, que coincidentemente era o 25º aniversário do modelo, foi mudada para uma chapa retangular.

Ao longo de todos este anos devemos ter visto umas 1700 combinações de cores distintas, e ainda várias colaborações, entre as quais se destacam aquelas feitas com Travis Scott, Virgil Abloh, Roc-A-Fella Records, Carhartt ou A-Cold-Wall.

Além disso, entre as versões mais recentes das Nike Air Force 1 encontramos a coleção Utility, os modelos Sage Low, ou as NBA.

Nike Air Force 1 Sage Low
Nike Air Force 1 cor de rosa e cinzento

Quem as usa?

Seria mais rápido perguntar quem é que nunca usou as Nike AF1! Desde a cantora Jorja Smith às irmãs Kylie e Kendall Jenner, todas as celebridades já caminharam com estas sapatilhas!

Também já vimos o Drake, 50 Cent, A$AP Rocky e o Dr.Dre a usá-las. O mundo da música urbana rende-se à versatilidade destas sapatilhas clássicas. Inclusive, já apareceram em letras de canções de hip-hop.

Ver Nike Air Force 1 na JD Sports


as clássicas sapatilhas Nike Air Force 1 em branco em tamanho de júnior

Se tu também não aguentas viver sem as tuas sapatilhas Nike Air Force 1 não percas a nossa coleção completa aqui na JD Sports. Encontras todos os modelos clássicos e as últimas novidades em tamanhos de homem, mulher e criança.

Mais artigos como este

Seguinte artigo