jdsports-search-image
jdsports-hamburger-image
featured-image

SNEAKERS | 05/08/2021

Do zero ao império: A história da ASICS

Aqui no blog da JD Sports continuamos a rever a história das principais marcas desportivas e urbanas: hoje é a vez da lendária ASICS, embora a marca tenha até começado com outro nome. Vem descobrir todas as curiosidades sobre uma das marcas japonesas mais importantes no mundo do atletismo.

Onitsuka Shôkai, do zero ao império

A empresa Onitsuka Shôkai foi fundada em Kobe (Japão) em 1949, graças a Kihachiro Onitsuka. Onitsuka era um veterano da guerra que trabalhava como sapateiro na sua cidade desde pequeno. Após o fim da Segunda Guerra Mundial, Onitsuka queria concentrar todos os seus esforços na promoção de um estilo de vida saudável entre os jovens japoneses através do desporto. A partir desse “pequeno” sonho nasceu uma empresa de calçado desportivo, inicialmente ligada ao basquetebol. E tinha apenas quatro funcionários!

Uma das curiosidades desta marca é que, após várias ideias descartadas para designs de calçado novo, a grande ideia chegou graças a uma salada de polvo. Sim, leste bem… uma salada de polvo! 😂🐙 É ler para acreditar!

asics pretas
asics brancas

Depois de se aperceberem da força das ventosas do polvo, quiseram imitar essa característica para aplicá-la na borracha do seu calçado desportivo. O objetivo era oferecer tração máxima na quadra para que fosse possível mudar de direção rapidamente. As sapatilhas foram lançadas sob o nome Onitsuka Tiger e foram escolhidos pela seleção de basquete japonês para as Olimpíadas de 1952.

Nessa altura, a empresa passou a diversificar a sua produção para não se focar apenas em calçado para este desporto, mas de forma a se expandir para todos os tipos de artigos desportivos em geral. Investiram também na introdução contínua de inovações tecnológicas.

VER NA LOJA

A relação com a Nike: de aliados a rivais

No início, a empresa Blue Ribbon Sports fundada por Phil Knight (mais tarde chamada de Nike) não criava o seu próprio calçado, mas funcionava como distribuidor da Onitsuka nos Estados Unidos.

Conforme a empresa cresceu e as necessidades do mercado mudaram, começaram a criar os seus próprios produtos em colaboração com a marca japonesa. No entanto, após algumas divergências, acabaram por cortar relações e a Nike iniciou o seu novo caminho de forma independente.

ASICS, uma sigla com muito significado

A Onitsuka estava em constante evolução. No entanto, a verdadeira mudança chegou em 1977: a empresa mudou o nome para ASICS. Não foi uma decisão aleatória, longe disso. ASICS é uma sigla para a expressão em latim “Anima Sana In Corpore Sano”, que em português se traduz para “Mente sã, corpo são“, mensagem na qual a empresa se revê. Ou seja, devemos cuidar tanto do nosso espírito como da saúde do nosso corpo.

LOGO ASICS

Essa mudança traduziu-se também num novo logo, que foi mantido até 2003. A partir desse ano, uma pequena modificação foi feita nas letras para mantê-las mais separadas e menos alongadas. Também inclinaram um pouco o nome e a cor oficial da marca escureceu. O símbolo que acompanha o nome continuou: A letra “A” grande e dinâmica para realçar a ideia de movimento. Alguns dizem que representa uma pista de corrida.

Os atletas que se equiparam com a ASICS

A ligação entre a ASICS, o mundo do desporto e o mercado ocidental ficou mais forte após a mudança de nome. Foi apenas uma questão de tempo até que começassem a patrocinar grandes atletas profissionais.

A ASICS vestiu e calçou equipas e atletas, do futebol ao râguebi, passando pelo ténis e claro, até atletas olímpicos. A visibilidade da marca cresceu enormemente em 1964, quando o atleta etíope Abebe Bikila ganhou o ouro na maratona dos Jogos Olímpicos de Tóquio usando sapatilhas Onitsuka Tiger nos pés.

Nas competições anteriores, Bikila tinha corrido descalço e por isso a escolha do sapatilhas desta marca foi um marco muito importante no mundo da corrida. Todos perceberam que o calçado da marca era muito confortável e que porporcionava um bom desempenho.

ASICS

Como também já aconteceu com outras marcas, o sucesso da ASICS não está apenas focado no desporto. Hoje é também um de estilo de vida. Basta lembrar a aparência mítica das sapatilhas Onitsuka Tiger Mexico 66 nos pés de Bruce Lee no filme Game of Death. Essa combinação de amarelo e preto faz parte da história do cinema, a tal ponto que Quentin Tarantino voltou a usar essas sapatilhas para a personagem Beatrix Kiddo, intepretada por Uma Thurman no fantástico filme Kill Bill.

Tecnologia GEL

Uma das principais características que diferenciam a ASICS de outras marcas de calçado é a tecnologia GEL. Este amortecimento é usado tanto em atletismo quanto em calçado casual do dia-a-dia, oferecendo proteção nos impactos contra o solo. Além disso, oferece um excelente retorno de energia para fazer mais com menos esforço.

VER COLEÇÃO ASICS-GEL

ASICS sapatilhas

Desde que começou a ser utilizada em 1986, a tecnologia GEL tem garantido um ótimo amortecimento para dar o máximo conforto a todos que utilizam este tipo de calçado, seja para caminhadas pela cidade ou para desporto mais intenso.

Existem muitos modelos diferentes que a possuem, como as coleções GEL-Quantum, GEL-Cumulus, GEL-Pulse, GEL-Blackheath, GEL-Kayano e muitos outros. A lista seria muito longa para ser concluída aqui!

As últimas novidades da ASICS na JD Sports Portugal

Na nossa loja online JD Sports, não param de chegar novos pares de ASICS, por isso recomendamos que guardes a página nos favoritos para não os perder. Em suma, queremos que estejas sempre a par das novidades da coleção.

ASICS sapatilhas

O modelo GEL-1090 vem em tamanhos femininos e numa estética versátil adequada para correr e relaxar com os amigos. Atualizado a partir do seu design original de 2003, tem um tecido respirável com reforços, uma sola intermediária leve e detalhes atraentes, como arranhões nos dedos do pé. Consegues encontrar estas sapatilhas em cores claras, pastéis ou creme, bem como num vistoso prateado.

Para quem gosta de trail running, o modelo ASICS GEL-Nandi destaca-se. São sapatilhas desenhadas para correr em montanhas ou trilhas. Desta forma, têm o peito do pé reforçado e uma sola grossa. O estilo é ousado, disruptivo e repleto de formas e elementos, que não deixam estas sapatilhas passar despercebidas.

ASICS sapatilhas

A linha GEL-Quantum é uma das mais vanguardistas, principalmente se estivermos a falar dos modelos 360. Recebem esse nome justamente por oferecerem amortecimento completo, isto é, de 360 graus. São referência entre os corredores que procuram estar na moda, mas também entre os adeptos da moda urbana que procuram calçado confortável e fácil de combinar.

Por fim, é impossível não citar o ASICS GEL-Kayano, talvez um dos modelos da marca que mais bateu no streetwear. A razão do seu sucesso é que reflete bem o estilo retro de corrida dos anos 2000, que é super popular na moda urbana. Existem diferentes versões, como o Kayano 14 ou o Trainer 21.

VER TODA A COLEÇÃO ASICS

É inegável que a ASICS conquistou um lugar de destaque dentro das marcas de calçado e roupa desportiva graças à sua contínua inovação tecnológica. Na JD Sports Portugal temos uma vasta coleção de calçado para profissionais e iniciantes. É sempre uma boa altura para te equipares com calçado desportivo de qualidade e dares tudo no teu exercício!

Mais artigos como este

Seguinte artigo