jdsports-search-image
jdsports-hamburger-image
featured-image

SNEAKERS | 13/04/2022

Quem foi Chuck Taylor?

Com certeza que já te questionaste à cerca das Chuck Taylor. Porque é que o modelo mais icónico da Converse tem esse nome? Pois bem, aqui damos-te a conhecer a cara por detrás desta silhueta.

Como já deves saber, as Converse All Star estão ligadas ao basquete. A marca, criada há mais de um século, tinha como intuito criar sapatilhas de basquetebol. Sabemos que é muito provável teres um par de Chucks aí em casa. Vem connosco!

De jogador a vendedor

Comecemos pelo início. Charles H. “Chuck Taylor” foi um jogador de basquetebol e vendedor norte-americano. Em 1919, com 17 anos, começou a sua carreira semi-profissional no desporto. A Converse começou a fabricar as suas primeiras sapatilhas de basquetebol em 1917. Acredita-se que no ano seguinte, Chuck Taylor usava o modelo Converse Non-Skids, feito com tecido de lona e borracha, o percursor das Converse All Stars.

converse all star
converse all star

COLEÇÃO CONVERSE ALL STAR


Digamos que o basquetebol ainda estava no seu estado desenvolvimento (pois os americanos eram completamente apaixonados pelo basebol), e dessa forma, Chuck não teve uma carreira de basquetebolista muito longa, tendo a mesma terminado nos anos 20. No entanto, o basquetebol continuou na sua vida.

Em 1921 tornou-se num vendedor e promotor das Converse All Star, pertencente à Converse Rubber Shoe Company. Fez ainda parte da equipa dos All-Stars, na temporada de 1926/1927 como jogador e treinador, sendo que esta era patrocinada pela Converse, de forma a promover as Converse All Star. E como?

As viagens pelos EUA e as “clínicas” de basquetebol

Pois, na altura era bastante comum as equipas de basquetebol universitárias viajarem pelos Estados Unidos para jogarem com equipas de outras universidades, de forma a promover o desporto até então ainda não muito acarinhado pelo público. Isto foi o contexto perfeito para Chuck conseguir apresentar as Converse a meio mundo (ou pelo menos aos americanos). Mas não se ficou por aqui. Por onde passava Chuck montava as também chamadas “clínicas” de basquetebol, de forma a ajudar jogadores e treinadores.

converse chuck taylor
converse chuck taylor

Durante a sua carreira como vendedor, Chuck visitou inúmeras cidades no Estados Unidos, passando a noite em motéis, sempre acompanhado de dezenas de amostras de sapatilhas da Converse. Tinha um salário mensal, mas nunca recebeu qualquer tipo de comissão pelos pares que vendeu.

Adicionalmente, Chuck causava tão boa impressão, que se acredita que os jogadores (ou aspirantes a tal), iam às lojas comprar “as sapatilhas do Chuck”, quando as sapatilhas ainda se chamavam apenas Converse All Stars.

Era impossível não gostar dele, conhecia toda a gente. Se fosses treinador e quisesses arranjar emprego, chamavas o Chuck Taylor. Os diretores de atletismo falavam sempre com ele para encontrarem um treinador.

Joe Dean, diretor de atletismo da Universidade do Louisiana ao jornal The Philadelphia Inquirer

converse chuck taylor
converse chuck taylor

Outra das ferramentas de Taylor foi a criação do anuário Converse Basketball Yearbook em 1922, que compilava os melhores jogadores, treinadores, equipas e claro, alguns dos melhores momentos do desporto em cada ano. Chuck era mesmo um mestre do marketing.

Apesar de Taylor não ser obviamente o criador das Chuck, a verdade é que sugeriu constantes mudanças ao design das Converse All Star, de forma a melhorar a flexibilidade e apoio dados pelas sapatilhas àqueles que jogavam basquete. Uma das mudanças pelas quais este modelo passou foi adição do logo em forma de estrela, na zona do tornozelo. Mais tarde, depois da assinatura de Chuck ser adicionada ao logo, este começou a chamar-se Chuck Taylor All-Stars.

COLEÇÃO CONVERSE ALL STAR LIFT


Converse Chuck Taylor All-Stars

Isto acontece em 1934. A Converse decidiu comemorar o seu melhor vendedor com um patch nas lateral do cano. E como seria de esperar… as sapatilhas ficaram mega populares não só no basquetebol, como nos restantes desportos.

Mas o talento deste homem não se fica por aqui. Em 1935, Chuck inventou uma bola de basquetebol “sem costuras”, mais fácil de controlar. Para além disso, em 1936, quando o basquete se tornou num desporto Olímpico, criou um modelo branco, de cano alto, com detalhes azul e vermelho, alusivoso à bandeira dos Estados Unidos da América. As Converse All Star foram as sapatilhas oficiais dos jogos da equipa Olímpica norte-americana entre 1936 a 1968.

converse chuck taylor
converse chuck taylor

Em 1957, a Converse lançou o modelo Low Top das Chuck, também denominadas Low Top Oxford que tal como o nome indica, tem o cano mais baixo.

Nos anos 50 e 60, as Converse eram sem dúvidas as sapatilhas prediletas dos amantes de basquetebol. E parece óbvio a quem se tem de agradecer, visto que se estima de 90% dos basquetebolistas universitários da altura optavam por calçar umas Chuck dentro de campo!

COLEÇÃO CONVERSE RUN STAR HIKE


As Chuck na moda urbana

Nos anos 70, o seu uso no basquetebol diminui drasticamente. Surgiu então um novo uso para as Chucks, que são desde então, parte importante do guarda-roupa de quase todos nós. Podemos dizer-te que o Andy Warhol, os Ramones e o Kurt Cobain, por exemplo eram vistos muitas vezes com umas Chucks no pés. E para os amantes do cinema… até Stalone as usa em Rocky (1976)! Hoje em dia toda a gente tem umas no armário.

Então? Mais esclarecido quando às Chuck Taylor da Converse agora que já conheces o homem por trás do ícone? Práticas, confortáveis, com estilo, e com uma história superior a um século: vem conhecer a toda a coleção Converse All Star na JD Sports!

E já agora, se és apaixonado pelas Converse, descobre as diferenças entre as Chuck Taylor e as Chuck 70!

Mais artigos como este

Seguinte artigo