Athleisure: uma tendência irresistível

Todos notamos que, desde há já alguns anos, na sequência da moda tão característica dos anos 90, o fato de treino se acabou por tornar extremamente importate, como se de a escolha por excelência se tratasse.

O estilo do momento é essencialmente desportivo, e não estamos a delirar sobre isso, mas sabias que existe um termo adequado para o definir? Athleisure foi o termo dado ao streetwear que conjuga o glamour com o conforto. Efetivamente, o athleisure é a tendência que tira o vestuário do ginásio e o adapta às ruas. Quem pensaria, alguma vez, que usar vestuário concebido para a prática desportiva viria a ser tendência fora dela, ou que poderia mesmo ser vestido em contextos mais glamorosos?

As leggings, os joggers e as calças do fato de treino tonaram-se, portanto, numa peça de vestuário essencial para qualquer vítima da moda. Estas peças são, aliás, uma espécie de interpretes de um novo estilo de vida, mais dinâmico, em constante evolução, e sempre urbano.

Os tops e as t-shirts, sempre trendy, são muitas vezes combinados com camisolas de tamanho exageradamente grande, ou até com casacos com capuz.

E as sapatilhas? O conforto continua lá e a essência também. No entanto, temos umas linhas mais modernas, muitas vezes combinadas com peças de estilo mais clássico como blazers ou vestidos. Seja como for, são indispensáveis!

fato de treino lilás
athleisure nike

O nascimento do Athleisure

É difícil atribuir uma origem espécifica a esta tendência, ainda que o mais certo é que tenha nascido com as leggings. As leggings fizeram o que as t-shirts ainda não tinham conseguido fazer: transformar definitivamente o vestuário desportivo em roupa casual, a ser usada no dia-a-dia.

O processo que transformou o vestuário desportivo numa tendência mais mainstream começou durante os primeiros anos do século XX, quando a melhoria das condições de vida nos países industrializados trouxe consigo tempo livre à classe trabalhadora, tempo esse que viria a ser dedicado a actividades desportivas, entretenimento ou, simplesmente, ao relaxamento. A procura por um vestuário mais confortável tornou-se, desta forma, uma necessidade real: nasceu o sportswear, o activewear e, por fim, o athleisure.

Deste modo, e por detrás do athleisure, há uma revolução cultural e social, que ao longo do tempo também diminuiu a diferença entre o vestuário de homem e mulher, e que tem ido cada vez mais em numa aposta unisexo.

E atenção que não se fica por aqui: é um facto que o mundo da moda se inspira nas ruas, trazendo o estilo urbano para as passarelas e não o contrário. E esta é uma das razões que levou o vestuário desportivo a libertar-se definitivamente de todos os entraves que teve durante décadas.

O sportswear enquanto fenómeno cultural

Pode dizer-se, portanto, que o fato de treino é o “uniforme” do homem e da mulher modernos? É a modernidade dos hábitos de consumo, estilos de vida, velocidade e prontidão que nos leva a escolher a roupa desportiva para enfrentar a selva diária que são as nossas cidades?

fato de treino puma verde
fato de treino vermelho

Não se trata apenas de desporto e actividades desportivas. Trata-se de cultura e estilo, moda e roupa desportiva. Trata-se de definir um novo conceito de estilo urbano, onde conforto e estilo, funcionalidade e moda, se encontram e influenciam mutuamente. Ganha a união de todos os elementos.

As “regras” do Athleisure

É verdade que athleisure significa quebrar as regras da moda e misturar tendências sem nunca abdicar do conforto. Por outro lado, também há algumas linhas que, por norma, são seguidas.

  • Misturar moda e funcionalidade escolhendo peças de vestuário em tecidos respiráveis, práticos e confortáveis, não demasiado moldados, mas com detalhes glamorosos e um desenho pensado até à última costura.
  • Não exagerar: a tendência do athleisure torna as regras da moda muito mais fluidas, o que não significa que se deva ignorá-las em absoluto. Assim sendo, seja no escritório ou em contextos formais, devem evitar-se transparências e cortes crop.
  • Escolhe os acessórios certos: o segredo para tornar o vestuário desportivo num visual fresco, e que esteja na moda, está nos detalhes. Chapéus e óculos de sol tornarão a tua aparência mais trendy e glamorosa.
  • Em caso de dúvida, escolhe o preto: se não te apetecer ousar com a tendência de néon, estarás sempre seguro com o preto. Escolhe cortes precisos e volumes estruturados e o teu look será perfeito, mesmo em cor preta.
outfit adidas originals preto
athleisure roupa

As 5 peças icónicas do athleisure

Encontra abaixo as peças de vestuário emblemáticas do athleisure, para melhor esclarecer o que entendemos por união de desempenho e conforto, funcionalidade e moda.

Trucker (chapéu à camionista) e bucket

Tanto os bonés clássicos de inverno como os bonés, tais como os da MLB da New Balance, há outra tendência do momento: o bucket hat. Em suma, os chapéus são um acessório indispensável para os utilizadores atléticos.

O fato de treino

O fato de poliéster, de acetato ou de algodão fez história e dita agora as regras da moda casual, para alegria daqueles que o usavam apenas para treinar ou em casa enquanto relaxavam. A tendência deste ano são os joggers e a origem da inspiração parece-nos ser bastante óbvia!

Leggings e calças de yoga

A “invasão” começou há alguns anos, mas as origens são respeitáveis: as leggings são os descendentes directos dos fuseaux de Emilio Pucci, tendo passado pelo esqui e pela dança. São perfeitas para todas as ocasiões, tal como calças e calças de ganga. E uma coisa é certa: são confortáveis em todo o lado.

leggings nike
leggings champion

A camisola

… ou sweatshirt. A camisola foi concebida para actividades desportivas, e veio a tornar-se numa peça de vestuário essencial: com ou sem capuz, com bolso central, e com ou sem mangas, todos temos pelo menos 2 (vá, talvez umas 5… ou 8). A versão com capuz (com capuz) é icónica tanto no desporto como no cinema.

As sapatilhas

As sapatilhas também tiveram origem no mundo do desporto. Nasceram para a prática de exercício físico. E décadas depois… não podemos passar sem elas. A palavra sneakers data de 1887, quando o Boston Journal a utilizou para indicar “o nome pelo qual os rapazes chamam os seus sapatos de ténis”. Estes sapatos tinham uma sola emborrachada e eram mais “silenciosos” do que os sapatos clássicos.

Para um estilo athleisure perfeito, recomendamos modelos atuais: Air Jordan 1, Nike Blazer, ou os que nunca saem de moda, como as Air Force 1 ou as adidas Gazelle.

outfit the north face
athleisure adidas originals

Sim ou não?

A grande questão é: porque é que todo este conforto se tornou subitamente apelativo?
A questão é que a mistura entre o vestuário desportivo e o vestuário clássico está agora numa fase mais avançada que nunca e o sportswear continua, e continuará, a influenciar a moda e o estilo a níveis que nunca imaginamos.

Share

WHAT TO READ NEXT

MODA l Editor

Roupa de banho: propostas para o verão

As horas de sol estão a aumentar, ...

-->

MODA l Editor

A História da Juicy Couture

Juicy Couture, é sem dúvida, a ma...

-->

MODA l Editor

Roupa interior da Nike: os essenciais

Quando se trata de essenciais do di...

-->

JD NEWS l Editor

Coca-Cola x Fila: uma coleção refrescante

Pára tudo o que estás a fazer! A ...

-->

MODA l Editor

Sutiãs e leggings Nike: estilo em movimento

Estejas a treinar com pouco entusia...

-->

MODA l Editor

Como combinar sapatilhas com calças Palazzo

As calças palazzo, ou palazzo ...

-->