Todos notamos que, desde há já alguns anos, na sequência da moda tão característica dos anos 90, o fato de treino se acabou por tornar extremamente importate, como se de a escolha por excelência se tratasse.
O estilo do momento é essencialmente desportivo, e não estamos a delirar sobre isso, mas sabias que existe um termo adequado para o definir? Athleisure foi o termo dado ao streetwear que conjuga o glamour com o conforto. Efetivamente, o athleisure é a tendência que tira o vestuário do ginásio e o adapta às ruas. Quem pensaria, alguma vez, que usar vestuário concebido para a prática desportiva viria a ser tendência fora dela, ou que poderia mesmo ser vestido em contextos mais glamorosos?
As leggings, os joggers e as calças do fato de treino tonaram-se, portanto, numa peça de vestuário essencial para qualquer vítima da moda. Estas peças são, aliás, uma espécie de interpretes de um novo estilo de vida, mais dinâmico, em constante evolução, e sempre urbano.
Os tops e as t-shirts, sempre trendy, são muitas vezes combinados com camisolas de tamanho exageradamente grande, ou até com casacos com capuz.
E as sapatilhas? O conforto continua lá e a essência também. No entanto, temos umas linhas mais modernas, muitas vezes combinadas com peças de estilo mais clássico como blazers ou vestidos. Seja como for, são indispensáveis!
O nascimento do Athleisure
É difícil atribuir uma origem espécifica a esta tendência, ainda que o mais certo é que tenha nascido com as leggings. As leggings fizeram o que as t-shirts ainda não tinham conseguido fazer: transformar definitivamente o vestuário desportivo em roupa casual, a ser usada no dia-a-dia.
O processo que transformou o vestuário desportivo numa tendência mais mainstream começou durante os primeiros anos do século XX, quando a melhoria das condições de vida nos países industrializados trouxe consigo tempo livre à classe trabalhadora, tempo esse que viria a ser dedicado a actividades desportivas, entretenimento ou, simplesmente, ao relaxamento. A procura por um vestuário mais confortável tornou-se, desta forma, uma necessidade real: nasceu o sportswear, o activewear e, por fim, o athleisure.
Deste modo, e por detrás do athleisure, há uma revolução cultural e social, que ao longo do tempo também diminuiu a diferença entre o vestuário de homem e mulher, e que tem ido cada vez mais em numa aposta unisexo.
E atenção que não se fica por aqui: é um facto que o mundo da moda se inspira nas ruas, trazendo o estilo urbano para as passarelas e não o contrário. E esta é uma das razões que levou o vestuário desportivo a libertar-se definitivamente de todos os entraves que teve durante décadas.
O sportswear enquanto fenómeno cultural
Pode dizer-se, portanto, que o fato de treino é o “uniforme” do homem e da mulher modernos? É a modernidade dos hábitos de consumo, estilos de vida, velocidade e prontidão que nos leva a escolher a roupa desportiva para enfrentar a selva diária que são as nossas cidades?
Não se trata apenas de desporto e actividades desportivas. Trata-se de cultura e estilo, moda e roupa desportiva. Trata-se de definir um novo conceito de estilo urbano, onde conforto e estilo, funcionalidade e moda, se encontram e influenciam mutuamente. Ganha a união de todos os elementos.
As “regras” do Athleisure
É verdade que athleisure significa quebrar as regras da moda e misturar tendências sem nunca abdicar do conforto. Por outro lado, também há algumas linhas que, por norma, são seguidas.
- Misturar moda e funcionalidade escolhendo peças de vestuário em tecidos respiráveis, práticos e confortáveis, não demasiado moldados, mas com detalhes glamorosos e um desenho pensado até à última costura.
- Não exagerar: a tendência do athleisure torna as regras da moda muito mais fluidas, o que não significa que se deva ignorá-las em absoluto. Assim sendo, seja no escritório ou em contextos formais, devem evitar-se transparências e cortes crop.
- Escolhe os acessórios certos: o segredo para tornar o vestuário desportivo num visual fresco, e que esteja na moda, está nos detalhes. Chapéus e óculos de sol tornarão a tua aparência mais trendy e glamorosa.
- Em caso de dúvida, escolhe o preto: se não te apetecer ousar com a tendência de néon, estarás sempre seguro com o preto. Escolhe cortes precisos e volumes estruturados e o teu look será perfeito, mesmo em cor preta.
As 5 peças icónicas do athleisure
Encontra abaixo as peças de vestuário emblemáticas do athleisure, para melhor esclarecer o que entendemos por união de desempenho e conforto, funcionalidade e moda.
Trucker (chapéu à camionista) e bucket
Tanto os bonés clássicos de inverno como os bonés, tais como os da MLB da New Balance, há outra tendência do momento: o bucket hat. Em suma, os chapéus são um acessório indispensável para os utilizadores atléticos.
O fato de treino
O fato de poliéster, de acetato ou de algodão fez história e dita agora as regras da moda casual, para alegria daqueles que o usavam apenas para treinar ou em casa enquanto relaxavam. A tendência deste ano são os joggers e a origem da inspiração parece-nos ser bastante óbvia!
Leggings e calças de yoga
A “invasão” começou há alguns anos, mas as origens são respeitáveis: as leggings são os descendentes directos dos fuseaux de Emilio Pucci, tendo passado pelo esqui e pela dança. São perfeitas para todas as ocasiões, tal como calças e calças de ganga. E uma coisa é certa: são confortáveis em todo o lado.
A camisola
… ou sweatshirt. A camisola foi concebida para actividades desportivas, e veio a tornar-se numa peça de vestuário essencial: com ou sem capuz, com bolso central, e com ou sem mangas, todos temos pelo menos 2 (vá, talvez umas 5… ou 8). A versão com capuz (com capuz) é icónica tanto no desporto como no cinema.
As sapatilhas
As sapatilhas também tiveram origem no mundo do desporto. Nasceram para a prática de exercício físico. E décadas depois… não podemos passar sem elas. A palavra sneakers data de 1887, quando o Boston Journal a utilizou para indicar “o nome pelo qual os rapazes chamam os seus sapatos de ténis”. Estes sapatos tinham uma sola emborrachada e eram mais “silenciosos” do que os sapatos clássicos.
Para um estilo athleisure perfeito, recomendamos modelos atuais: Air Jordan 1, Nike Blazer, ou os que nunca saem de moda, como as Air Force 1 ou as adidas Gazelle.
Sim ou não?
A grande questão é: porque é que todo este conforto se tornou subitamente apelativo?
A questão é que a mistura entre o vestuário desportivo e o vestuário clássico está agora numa fase mais avançada que nunca e o sportswear continua, e continuará, a influenciar a moda e o estilo a níveis que nunca imaginamos.