jdsports-search-image
jdsports-hamburger-image
featured-image

SNEAKERS | 04/03/2024

Mês Air Max: A História das Nike Air Max 95

Mês das Nike Air Max 95 na JD!

Para celebrar o Mês Air Max, lançámos cores exclusivas apenas da JD, das lendárias Air Max 95! Desde tamanhos para homem, mulher e criança, vê já todas as Air Max 95 que temos para ti.

Hoje contamos-te a história de um dos modelos mais icónicos, não só da Nike, mas da história do streetwear: as incomparáveis Nike Air Max 95. Vem descobrir como surgiram, a sua evolução ao longo dos anos, e pelo meio mostramos-te alguns modelos que podes encontrar na JD Sports!

Por Trás do Design Inicial

As sapatilhas de basquetebol dominaram no início dos anos 90, e dessa forma, as Air Max 95 foram uma oportunidade de chamar a atenção das pessoas para a Nike — uma grande mudança no mercado! Estava na hora de reinventar o modelo Air Max, e elevá-lo para um nível de excelência.

Para o design, a Nike recorreu ao designer das Nike ACG, Sergio Lozano; um designer da California State University. Em vez de usar um designer já integrado na equipa de sapatilhas de corrida da Nike, recrutaram um de uma categoria diferente para obter uma nova perspectiva. A ideia? Simplesmente para fazer algo que a Nike nunca tinha feito antes.

Antes de aceitar o desafio num novo departamento, o escritório de Lozano tinha uma vista para um lago no campus da Nike. Diz-se que foi aqui que obteve a inspiração para o icónico modelo 95. Enquanto estava no escritório num dia chuvoso, Lozano começou a pensar em como a terra sofre erosão pela chuva. Seguindamente, imaginou como seria algo no subterrâneo, sendo desenterrado pela erosão. É aqui que entram as várias camadas no design das sapatilhas!

Lozano também se inspirou num colega designer da Nike, Tinker Hatfield — que já tinha criado o modelo Air Max 1 e Air Max 90. Enquanto trabalhava noutros projetos, Hatfield dizia “Ok, esse é um ótimo design, mas qual é a história?” . Ao perguntar porquê, Hatfield contou uma história através dos seus designs e Lozano quis fazer o mesmo.

Os Detalhes

Não apenas inspirado pela erosão, a anatomia humana teve também influência no trabalho do designer. Criou uma parte superior com camadas que representam músculos e carne. Os ilhós de nylon na zona dos cordões relembram costelas, enquanto a entressola se assemelha à coluna vertebral humana.

No que toca a cores, optou pelo cinzento gradiente, inspirado em paredes rochosas erodidas. Inspirado na paleta de cores brilhantes da coleção de corrida da Nike, estas sapatilhas tem detalhes ‘Volt’ (uma espécie de verde florescente) nos ilhós, na unidade Air e no logo. O visual ousado dos esboços de Lozano não teve uma recepção propriamente positiva, mas foi mesmo nestes tons que as Air Max 95 fez a sua estreia — uma aparência que se tornou icónica com o tempo! Na verdade, com certeza que já viste estas cores (ou pelo menos muito similares) noutros modelos da Nike.

No que toca à parte inferior das sapatilhas, as Air Max 95 foram as primeiras a ter a unidade Air visível na parte frontal, com o icónico amortecimento da Nike instalado tanto no dedo do pé quanto no calcanhar! Este “detalhe” foi originalmente projetado para se adequar aos corredores mais poderosos, onde o amortecimento extra era essencial – embora as unidades Air adicionais funcionem, claro está, para qualquer um dos mortais!

As lendárias unidades Air da Nike foram alojadas numa entressola preta; as primeiras sapatilhas Air Max com esta cor — foi escolhida para completar a cor cinzenta gradientem e até disfarçar se as sapatilhas estiverem sujas, devido por exemplo a pistas lamacentas. Na chuvosa cidade de Portland, no estado do Oregon, onde as sapatilhas foram criadas, a entressola branca nunca ficava limpa…

As Air Max 95 foram lançadas inicialmente sem a icónica Swoosh da Nike, que foi adicionada ao design e pode ser vista nos modelos de hoje. De forma a não nos distrair do restante design das sapatilhas, a Swoosh foi adicionada de forma minimalista ao calcanhar.

Desde o Lançamento…

Quando chegou às prateleiras pela primeira vez em 1995, as Air Max 95 eram um modelo controverso, muito menos “contido” que alguns dos designs anteriores de Tinker Hatfield: umas sapatilhas de corrida fora do comum — novos detalhes; da cor irreverente à mini Swoosh.

Com o tempo, foram evoluindo até se tornarem um ícone, especialmente na cultura mais jovem! A presença das Air Max não é novidade no hip hop, e o modelo de 95 já foi até citado em várias músicas. Em 2005, o The Game mencionou-as no single ‘Hate It or Love It’, tal como o Gucci Mane o fez em ‘Bricks’ e o Danny Brown em ‘Shootin Moves’.

Também vimos o modelo evoluir, com novas cores e versões atualizadas do design original. Desde as aerodinâmicas Air Max 95 Ultra, às Jacquard e Essential, Sergio Lozano é um grande fã de experiências, e ficou pasmado com o interesse que ainda há nas 95, mais de 25 anos depois do seu lançamento.

Quem Usa as 95?

As Air Max 95 são um dos modelos favoritos entre os fãs de sapatilhas, mas também são usadas por algumas das maiores celebridades. Alguns dos nomes mais conhecidos que foram vistos com um par de AM95s incluem Eminem, 2 Chainz, DJ Khaled, LeBron James, Justin Timberlake e Tom Hardy – só para citar alguns! Para que toca ao feminino, Khloe Kardashian, Halsey, a Jade das Little Mix, e Bella Hadid.

Mais artigos como este

Seguinte artigo